Black Friday na AMARO | Como Nos Preparamos

Black Friday na AMARO | Como Nos Preparamos

A Black Friday já se tornou uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro. De origem norte-americana, o dia de descontos na última sexta-feira do mês, é uma ótima oportunidade para liquidar aqueles produtos "encalhados" no estoque e aquecer as vendas de final de ano. Sendo uma época de movimento e vendas fora do normal, se torna necessário preparações especiais por parte das empresas. A AMARO, como marca omni-canal, por exemplo, precisa alinhar e preparar não apenas os pontos de venda físicos, mas também os processos de logística, marketing e funcionamento adequado do site. O nosso CFO, Head de Logística e Head de Performance Marketing, compartilharam dicas para uma Black Friday de sucesso. Confira!


caspar_foto_2.png

1) O que não pode faltar na logística para uma Black Friday de sucesso?

Um time motivado, treinado e empoderado, transportadoras bem alinhadas e suporte interno de SAC, TI, helpdesk e ERP support.

2) Qual a preparação da logística para a Black Friday?

Aumentar o time, otimizar a estrutura e organização e melhorar a automação. Além do planejamento com seis meses de antecedência com todos os parceiros internos e externos e a determinação de regras de frete, escalas e compra antecipada de insumos.

3) Quais foram as estratégias utilizadas para manter a agilidade e eficiência das entregas com o aumento exponencial de demanda?

Melhor oferecer um prazo justo não tão extenso para as clientes e cumprir, do que (1) sobrecarregar a operação com prazo curto e não atingir o SLA ou (2) frear a venda com prazo excessivo.


lodovico_foto.png

1) O que não pode faltar para uma Black Friday de sucesso?

Durante a Black Friday, impactamos centenas de milhares novos clientes que acessam amaro.com e fazem uma compra pela primeira vez, portanto é fundamental garantir uma boa experiência para todos. Envolvemos todos os departamentos, desde a equipe de Engineering e Performance Marketing, até a preparação da equipe de Logística e Atendimento ao Cliente para absorver o aumento dos pedidos dessa época.

Criamos uma programação especial para o site, onde temos uma semana de ‘Black Friday’. Os preços especiais começam na segunda-feira, dia 20, e vão aquecendo até a sexta-feira, onde os descontos podem chegar até 70%. A AMARO já tem preços atrativos ao longo do ano, então não fazemos ações de desconto com frequência, o que torna a semana do Black Friday ainda mais especial para os nossos clientes.

2) Que adaptações são feitas na empresa em preparação a períodos de alta demanda como a Black Friday?

Cada área se prepara de uma maneira particular, com ferramentas específicas. Enquanto o time de Engineering conta com o AWS (Amazon Web Services), o time de Performance Marketing foca no Real Time Analytics, ferramentas de automação de mídia, SEO, entre outros.

E como sabemos que essa é uma semana intensa para o comércio eletrônico, programamos uma série de atividades e iniciativas para manter o #AMAROteam animado e disposto todos os dias. Temos desde salas de descompressão, sessões de massagem, café da manhã especial, até uma grande comemoração ao final da Black Friday!