AMARO Promove Painel Sobre o Uso de Dados no Mercado de Varejo

AMARO Promove Painel Sobre o Uso de Dados no Mercado de Varejo

Na última quinta-feira (05/04), reunimos profissionais das áreas de Business Intelligence e Data Science para um meetup, tipo de encontro informal que tem o networking como objetivo, no AMARO Guide Shop da Oscar Freire. O evento também contou com a apresentação sobre a estratégia de BI da AMARO pelo nosso CEO, seguido por um painel com o nosso Business Intelligence Lead, Murilo Nigris, Igor Braga, sócio da Big Data Brasil, Raul Magno, cofundador da Cognitivo.ai e Dominique Oliver, CEO & Founder da AMARO. Confira o que rolou:


“O grande desafio da moda feminina é que ela muda tão rápido que muitas vezes o difícil é ter dados suficientes e conseguir fazer reajustes no seu volume de produtos antes que as tendências mudem.”

Nosso founder & CEO, Dominique Oliver, deu o start no evento com uma apresentação sobre a AMARO, contando um pouco mais sobre a empresa, a nossa cultura de trabalho e, principalmente, a estratégia de uso de dados que é aplicada em diversas áreas, incluindo desde a comunicação com o cliente até a identificação de tendências e previsão de vendas. Dominique ressaltou também a importância da utilização da análise de dados para uma empresa como a AMARO, que lança 10.000 produtos todos os anos, nas mais variadas, cores, modelos e materiais. Sem investimento em Business Intelligence, seria praticamente impossível manter o controle de vendas, rentabilidade e identificação de tendências.

“Curiosidade é a palavra certa. Se você colocar Data Scientists curiosos, vai conseguir encontrar o ponto comum e ter sucesso.”

— Igor Braga, Sócio da Big data brasil

Para o painel sobre data-driven fashion design, mediado pelo Business Intelligence Lead da AMARO, Murilo Nigris, a discussão foi em torno do uso de dados no mercado de varejo atual e como os profissionais da área de data science devem se preparar para as mudanças e novos campos de atuação que vem surgindo nas empresas. Uma das questões mais importantes, segundo Igor Braga, sócio da Big Data Brasil, está em alinhar o objetivo do projeto com as metas a fim de atingir os resultados procurados pelas empresas. Segundo ele, muitas vezes os empreendedores são muito céticos em relação a aplicação da análise de dados nos projetos e acabam não dando a atenção e valor necessários para o sucesso.

“A realidade é que várias empresas precisam sim pensar no modelo de negócio e no uso de algoritmos, mas antes é preciso arrumar a casa, coletar os dados e organizar.”

— Raul Magno, Cofundador cognitivo.ai

Já em relação ao que é importante para um profissional que deseja se especializar nas áreas de data science, Raul Magno, cofundador da Cognitivo.ai, mencionou a importância de entender sobre o universo de negócios dentro da área de dados, que é um diferencial e tanto, segundo ele. Raul ainda acrescenta a necessidade de engajamento entre todos os níveis da empresa, as áreas precisam se conversar e os profissionais tem que estar abertos a aprender e entender mais sobre os outros setores.

“Ouvir dicas e experiências de outras pessoas do setor é muito importante, já que BI ainda é uma área muito nova no mercado. Eu não tinha tanta visibilidade do negócio da AMARO e do quanto vocês utilizavam dados para resolver esses problemas, achei isso bem interessante.”

— Fernando Paiva - Data & Analytics Specialist, Fundação Lemann

Ao final do painel, os convidados aproveitaram o momento de descontração para fazer novos contatos e discutir os temas que foram abordados. Vários ficaram surpresos em saber que uma empresa de moda como a AMARO utiliza tantos recursos de análise de dados como usamos. Leandro Barreto, Head de Data Science e Business Intelligence da Evinobr, mencionou a importância dessa troca de experiências como forma de se ter um parâmetro para os próprios projetos. Conversamos também com o nosso CTO, Roberto Thiele, que reforçou o fato de que a AMARO está sempre em busca de profissionais qualificados para as áreas de data science e engineering e já adianta que estamos em busca dos melhores profissionais da área para integrar o projeto de expansão internacional da marca. Que tal vir fazer parte do futuro do varejo?

Confira todas as oportunidades de carreira disponíveis na AMARO: