Como Escolher Shampoo, Condicionador e Produtos de Cabelo

Shampoo E Condicionador Profissional

Escolher o shampoo e condicionador certo é quase um tinder capilar. Mil e uma opções, mas como escolher o produto certo para deixar seu cabelo brilhoso, hidratado e macio? Entre tantas possibilidades incríveis, qual é a perfeita? Não se preocupe, a gente está aqui para te ajudar a achar o match para suas madeixas. Olha só:

COMO ESCOLHER O PRODUTO CERTO

ENTENDA SEU TIPO DE CABELO

Aqui na AMARO você as melhores marcas de cuidados para cabelos como L’Oréal Professionnel, RedKen e Kérastase, entre outras, assim como produtos e tratamentos especializados para todos os tipos de fios. Com tanta coisa incrível, por onde começar a sua busca pelo produto certo para você? O primeiro passo é saber o que seu cabelo precisa:

Cada cabelo tem seus cuidados básicos recomendados e tratamentos extras específicos para deixar os fios que nem comercial de shampoo. É preciso entender o seu tipo de cabelo e o momento em que ele está. Ele é liso e está com pontas muito secas? Os cachos estão sem brilho? A química deixou seu cabelo ondulado muito fino? Veja os principais cuidados para cada tipo de fio:

CABELO LISO

TIPOS DE FIO

O cabelo liso não precisa ser lavado todos os dias. A frequência ideal é um dia sim, um dia não, para manter os fios limpos controlando a oleosidade. Os shampoos ideais para cabelos lisos proporcionam uma limpeza suave, com controle de oleosidade e com tratamento de nutrição.

Se seu cabelo tem alguma química, opte por um shampoo específico para o procedimento que você fez, mas que não tenha fórmulas muito agressivas e que cuidem da densidade dos fios - para evitar pontas quebradiças e porosas.

Cabelos lisos ou alisados também precisam de cuidados com o frizz. Os fiozinhos rebeldes ficam arrepiados por mudanças de temperaturas, ressecamento ou quebras. Condicionadores e óleos especializados ajudam a hidratar o cabelo para que não “puxe” a umidade do ar e cause o frizz. Além disso, esses queridinhos ajudam a desembaraçar e dão um brilho extra.

CABELO CRESPO

TIPOS DE FIOS

O cabelo crespo tem algumas variações de fio que recebem nomenclaturas de 4a, 4b e 4c. Os cachos 4a tem formato espiral com cachos definidos. Os fios 4b apresentam cachos um pouco mais fechados e estreitos. Já os cabelos com classificação 4c tem espirais bem mais apertadas e muitos casos apresentam um formato de “Z”.

Para cada tipo de cabelo crespo, existem alguns cuidados mais específicos, o fio 4a, por exemplo, costuma ser mais seco apenas na pontas, enquanto o 4c é mais sensível e precisa de um fortalecimento dos fios. Porém, em geral têm algumas propriedades essenciais que são comuns a todos os cabelos crespos..

Hidratação é palavra-chave na hora de escolher os produtos para esse tipo de cabelo. Aposte em shampoos sem muitos ativos adstringentes e aplique sobre na raiz para não ressecar as pontas. Não deixe de lado máscaras e óleos para fazer a umectação dos fios sempre que possível. Para quem gosta de testar penteados diferentes, procure um gel de fixação específico para cabelos crespos ondulados que não causem quebra ou ressecamento nos fios.

CABELO CACHEADO

TIPOS DE FIOS

Os fios cacheados são classificados como 3a, 3b e 3c. Todos têm espirais de cachos e a principal diferença de cada um é a distância entre uma volta e outra. Aposte em produtos especializados para cuidados de cachos para manter a hidratação em dia sem perder a definição das curvas. Escolha também um leave-in poderoso para estilizar e texturizar o cabelo. Produtos com proteção térmica também são essenciais para evitar os danos causados pelo calor.

CABELO ONDULADO

TIPOS DE FIOS

Os produtos para cabelo ondulado podem variar bastante dependendo do tipo de finalização que você deseja. Caso queira um look com mais volume, aposte em naqueles que soltem os fios da raiz e deixem as ondas mais volumosas. Além disso, não dispense um condicionador hidratante focado em ondas e cachos. Outra dica é ficar de olho em finalizadores que dão brilho extra para dar efeito na textura do cabelo.

CABELO FINO

O cabelo pode ser fino por duas principais razões: genética ou enfraquecimento dos fios. Quem já nasce com o cabelo fino pode procurar produtos focados em dar volume e no adensamento de fios com crescimento saudável.

Já quem está experienciando o afinamento do cabelo, em especial as pontas, o foco deve ser o cronograma capilar focado em reconstrução de massa. Tome muito cuidado com procedimentos químicos intensos, use protetores térmicos e prefira fórmulas nutritivas para enriquecimento e fortalecimento das madeixas.

CABELO SECO

O cabelo seco precisa de muita hidratação de qualidade e brilho para tirar o aspecto opaco do fio. Máscaras capilares são muito bem-vindas, assim como ampolas de hidratação e condicionadores umectificantes.

CABELO COM QUÍMICA

Só quem fez sabe. Os procedimentos químicos podem fazer nossos fios passarem por poucas e boas e o cuidado costuma ser dobrado. Se seu cabelo passou por tintura, o principal é ter um shampoo e condicionador voltado para a manutenção e nutrição da sua cor específica. Para os cabelos loiros, um produto roxinho faz muito bem para matizar o tom.
Tratamentos como alisamento ou permanente também precisam de cuidados especiais com produtos que prolongam o efeito da química e ao mesmo tempo nutrem a raiz.

Mas tem os cabelos que precisam de uma reabilitação. Fios quebradiços - xô corte químico - pontas afinadas, falta de brilho e maciez podem ser resultado de um procedimento mais pesado ou feito por muito tempo. Nesses casos, o ideal é utilizar produtos para um cronograma capilar de recuperação. Foque em nutrir, fortificar e hidratar os fios, revezando semanalmente.

PRODUTOS PROFISSIONAIS, SEMI-PROFISSIONAIS OU COMERCIAIS

Sabe aquele cabelo bem lavado no salão de beleza? O cheiro, a textura e o resultado é diferente, né? Os produtos utilizados no cabeleireiro são de linhas profissionais, dedicadas com fórmulas mais robustas que vão além do cuidado comum que temos em casa.

QUAL A DIFERENÇA?

Os produtos profissionais ou semi-profissionais têm fórmulas com maior quantidade de princípios ativos, dando um melhor resultado e mais durabilidade. Por serem utilizados em salão, é preciso um tratamento especial nas madeixas das clientes garantindo uma base saudável, hidratada e bem nutrida para fazer um procedimento químico com segurança, criar um corte incrível e até mesmo montar um penteado de respeito.

SHAMPOO PROFISSIONAL VALE E PENA?

Sim! O preço pode variar e ser um pouco maior que o dos shampoos comerciais, no entanto, a conta vale a pena. Afinal, o shampoo profissional requer uma menor quantidade de produtos para um melhor resultado, ou seja, dura muito mais e ainda deixa seu cabelo mais bonito e bem cuidado.

MELHORES PRODUTOS DE CABELO

O melhor produto para cabelo é aquele que dá match nas suas necessidades capilares e tem uma fórmula especial e profissional. Quer algumas indicações para usar na sua rotina de cuidados com o cabelo? Olha essas dicas de shampoos, condicionadores, leave-ins e ampolas de tratamento:

SHAMPOO

CONDICIONADOR

LEAVE-IN

AMPOLAS DE TRATAMENTO

Curtiu as dicas? Hora de colocar em ação então e deixar seu cabelo mais saudável, lindo e brilhoso. Confira mais da nossa curadoria de marcas e produtos capilares aqui!