Cosméticos Sustentáveis: Cuide de Você e do Planeta

Cosméticos Sustentáveis: Cuide de Você e do Planeta

O autocuidado é uma parte muito importante da nossa rotina - é o momento que paramos para prestar atenção ao nosso próprio corpo e dar o amor que ele merece. Ter o hábito de fazer skincare e haircare é essencial para a saúde do nosso organismo e da nossa mente, mas cuidar de si não pode prejudicar os outros - e muito menos o meio ambiente. Por isso, os cosméticos sustentáveis existem com o propósito de oferecer toda a performance e bem-estar que você busca, mas sem poluir o planeta e sem prejudicar os animais. Que tal conhecer mais sobre esse mundo incrível da beleza limpa?

ECOBEAUTY

Ecobeauty é o movimento de beleza ecológica e sustentável que está cada vez mais forte. Hoje em dia, muitas consumidoras priorizam o impacto positivo no meio ambiente na hora de escolher quais produtos vão incluir em sua rotina de autocuidado. A indústria de beleza pode gerar um grande impacto ambiental, principalmente no seu processo de produção e extração de ingredientes. Os cosméticos sustentáveis são produzidos de forma responsável e suas fórmulas são compostas por ingredientes frutos de matérias-primas rastreáveis e sem adição de agrotóxicos.

POR QUE ESCOLHER UM COSMÉTICO SUSTENTÁVEL?

Ao escolher cosméticos sustentáveis, você está causando um impacto positivo no planeta e no seu próprio corpo. Isso porque seus ingredientes naturais – sem matérias-primas sintéticas – são cultivados em processos orgânicos sem pesticidas, agrotóxicos e sem modificações genéticas, diminuindo assim os riscos de alergias e irritações e preservando nutrientes do seu próprio organismo ao mesmo tempo que não polui a água nem o meio ambiente da produção até o momento de descarte.

COMO SABER SE UM COSMÉTICO É SUSTENTÁVEL?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE COSMÉTICO ORG NICO E NATURAL?

Os cosméticos orgânicos são os produtos que têm a maior parte de matérias-primas orgânicas certificadas e o restante composto por água e/ou matérias-primas naturais transgênicas em sua produção. A proporção pode variar de 70% a 95% de ingredientes orgânicos, dependendo das diretrizes do selo certificado. Além disso, seu processo de fabricação segue diretrizes de agricultura orgânica. Já os cosméticos naturais, são produtos produzidos de maneira convencional com uma porcentagem significativa de ingredientes naturais - sem aditivos tóxicos.

PRODUTOS DE BELEZA VEGANOS

Os cosméticos sustentáveis também fazem parte do movimento contra testes em animais - simbolizado pelo selo Cruelty Free. Mas atenção, isso não quer dizer que o produto é vegano. A beleza vegana é o movimento para oferecer e consumir produtos cosméticos livres de ingredientes de origem animal. Mas precisa ser vegane para usar? Lógico que não! Os produtos veganos são para todos e tendem a ser mais sustentáveis por priorizar uma fabricação verde e orgânica.

BELEZA SEM SULFATOS, PARABENOS E PETROLATOS

Os sulfatos, parabenos e petrolatos são componentes químicos muito comuns em cosméticos convencionais. Acontece que eles não são muito interessantes para a saúde da pele e dos cabelos, além de poluírem a água. Saiba mais sobre eles a seguir:

O que é sulfato?

O sulfato, ou lauril sulfato de sódio, é um desengordurante que ajuda a criar espuma nos cosméticos de limpeza como sabonetes ou shampoos. Além de poluente em grandes quantidades, ele retira a hidratação e nutrientes naturais da pele e do cabelo. Para quem tem fios cacheados, o sulfato pode ser ainda mais danoso por deixar as madeixas quebradiças e ressecadas a médio prazo.

O que são parabenos?

Os parabenos são bem tóxicos ao organismo e podem até causar irritações e alergias. Esses componentes servem para conservar os produtos por mais tempo. No entanto, em vez de ter a pele linda dos sonhos, ao usar produtos com parabenos por muito tempo você pode acabar estimulando o envelhecimento precoce.

O que são petrolatos?

O nome já indica que esses componentes são derivados do petróleo. Como não são solúveis em água, os petrolatos podem, por exemplo, acumular no couro cabeludo e causar irritações. Além disso, o futuro é deixar cada vez mais os derivados de petróleo de lado, já que sua produção é extremamente danosa ao meio ambiente.

SKINCARE COM PRODUTOS NATURAIS

Quer conhecer alguns produtos de skincare naturais para testar já? Olha só: