8 Cuidados Com a Pele no Inverno: Skincare para o Frio

8 Cuidados Com a Pele no Inverno: Skincare para o Frio

O friozinho já chegou e, com ele, algumas mudanças na nossa rotina. É aquele momento que trocamos as regatas pelos casacos quentinhos, o edredom não sai de cima da cama e trabalhamos com um chá fervendo pra esquentar. Se o nosso ambiente e os nossos hábitos mudam no inverno, por que a rotina de autocuidado seria diferente? A nossa pele é sensível às mudanças do clima e pede cuidados especiais no inverno. Vem ver:

POR QUE CUIDAR DA PELE NO INVERNO?

É importante dar um cuidado especial para a pele durante o inverno principalmente por conta da queda de temperatura e mudanças na umidade relativa do ar. O clima frio tende a ressecar a pele, os banhos com água mais quente podem influenciar no efeito rebote de peles oleosas. Além disso, quem é mais sensível a alergias pode ficar com o rosto mais “inchado”. Existem alguns cuidados que demandam um cuidado maior durante o frio. Olha só:

ALERGIA AO FRIO NA PELE

Falando em sensibilidade, algumas peles sofrem mais com as baixas temperaturas. Existe um tipo de alergia ao frio que deixa a pele bem vermelha, com sensação de coceira e descamação. Nestes casos, o melhor é consultar um dermatologista e seguir o tratamento mais recomendado.

PELE RESSECADA NO FRIO

A pele fica mais seca durante o inverno, pois as células tendem a “encolher”, impedindo a hidratação natural. É comum notar que a pele fica mais opaca e até mesmo com regiões descascando. Hidrate a pele pela manhã e antes de dormir e, aplique uma bruma hidratante ao longo do dia sempre que sentir necessidade.

O ressecamento também provoca uma sensibilidade maior na pele. Por isso, evite produtos muito abrasivos durante o inverno. Prefira cremes especiais para peles sensíveis e de limpeza suave.

QUEIMADURA DE FRIO

Sabe a queimadura no verão que tanto tomamos cuidado? Em um inverno rigoroso, você pode ficar com a pele queimada do frio. Dependendo da região em que você está durante o inverno, a queimadura de frio é uma realidade que deve ser levada a sério.

Temperaturas muito baixas afetam as células da pele, causando queimaduras em regiões sensíveis, como nariz, orelhas, mãos e pés. Procure se agasalhar bem e proteger essas partes do corpo.

8 cuidados com a pele no inverno

1. Evite água quente

Manhãzinha e você até encolhe quando pensa na hora de lavar o rosto durante o inverno. A vontade é ligar a torneira na água fervendo, né? A gente entende, mas é preciso ter coragem e encarar a água gelada ou em temperatura normal.

É ideal lavar o rosto com água fria para fechar os poros, limpar as impurezas e revitalizar a aparência da pele. De quebra, a água gelada reduz o inchaço do rosto para quem sofre com alergias no inverno.

A água quente não é recomendada, pois tira os óleos naturais do tecido cutâneo e pode favorecer o efeito rebote, ou seja, sua pele vai produzir mais sebo para suprir o que foi tirado. É por conta disso que muitas pessoas ficam com a pele mais oleosa e tendem a ter mais acne durante o inverno. Respira fundo, vai com tudo e encara a água fria, que você consegue.

2. Não esqueça de beber água

É importante beber muita água para uma pele saudável no inverno. É comum sentir menos sede no inverno, porém tomar pelo menos 2 litros de água por dia ajuda a evitar descamações na pele, além do organismo funcionar melhor.

3. Se alimente bem

A alimentação também é um fator importante no cuidado com a pele no frio. Escolha alimentos ricos em vitamina E e selênio, que auxiliam na conservação da pele. Antioxidantes naturais como a Vitamina C também são indispensáveis nesse clima.

4. Hidrate muito bem a pele

Use e abuse de um hidratante poderoso. Ativos como ácido hialurônico, esqualano ou aloe vera são ótimos para recuperar a viçosidade da pele e ainda evitar inflamações. A hidratação redobrada é extremamente importante no inverno.

E não é só na pele do rosto, viu? Cuide bem da hidratação do corpo, principalmente nas regiões como cotovelos, joelhos, mãos e pés. Passe um creme corporal hidratante todos os dias após o banho e aplique um creme facial duas vezes por dia, pela manhã e à noite.

Para quem tem rosácea, esse é um momento de cuidado extra na sensibilidade da pele. O óleo de rosas e um sérum com vitamina C podem fazer milagres para o seu skincare.

O creme hidratante para as mãos é o seu melhor amigo durante o inverno. Deixe na mesa de trabalho e passe sempre que necessário para deixar a pele macia.

Quando você quiser um cuidado extra, aproveite para fazer uma máscara facial para hidratação. Quer uma indicação? Escolha uma máscara de argila branca ou rosa, que são ideais para momentos em que a pele está mais sensível, clareiam manchas e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.

5. Continue usando protetor solar

O uso de protetor solar é indispensável no inverno para proteger o tecido dos raios UV. Mesmo sem sol, os raios ultravioletas passam pelas nuvens e podem causar manchinhas na pele. Para quem não fica sem uma make, pode combinar o protetor com cor e já garantir uma base poderosa.

Bioderma Photoderm Aquafluide Fps 50+ - 40ml

6. Dê atenção especial para os lábios

Os lábios também não devem ficar de fora da hidratação. Evite a sensação desagradável de “rachadura” passando um lip balm durante o dia e esfoliando a boca pelo menos uma vez na semana.

7. Evite produtos muito agressivos

A rotina de skincare segue os pilares básicos: limpeza, hidratação e – durante o dia – proteção solar. No inverno, é ideal que escolha produtos ricos em antioxidantes e com propriedades de hidratação extra para evitar o ressecamento comum ao frio.

Evite sabonetes muito adstringentes já que a pele tende a ficar mais sensível. Após a limpeza, não “esfregue” a toalha no rosto para não causar irritações. Em vez disso, dê “batidinhas” suaves para absorver a umidade.

8. Não deixe de se esfoliar

Esfoliar a pele no inverno é super importante para facilitar a hidratação da pele. As partículas dos esfoliantes retiram a camada de células mortas e deixam a pele mais macia, facilitando também a absorção do creme hidratante. Esfolie o corpo e o rosto de uma a duas vezes por semana para deixar a pele com mais brilho e saúde.

Dica extra: melhor época para procedimentos dermatológicos

Os cuidados pós-procedimentos estéticos incluem evitar exposição ao sol. Por isso, o inverno é a melhor época para realizar procedimentos dermatológicos mais intensospela baixaincidência de raios UV na pele.

Está se sentindo mais preparada para encarar a temporada de frio com uma pele saudável e protegida? Não deixe de colocar seu skincare em dia e confira as novidades de cuidados com a pele da AMARO.