Dicas de verão: Skincare e Moda para o Calor

Dicas de verão: Skincare e Moda para o Calor

Tudo indica que com a primavera quente que estamos tendo, o verão vai resolver aparecer logo, logo. Isso significa que já está na hora de se preparar para a estação mais quente e aproveitar o calor com estilo e autocuidado. Então separa o protetor solar e a canga e siga o nosso guia especial para o verão. Olha só:

8 CUIDADOS QUE DEVEMOS TER NO VERÃO

Tem quem ame o calor e há aqueles que têm arrepio só de pensar. Independente de qual seja o seu time, o verão sempre vem e ele exige alguns cuidados para que você viva os seus melhores momentos - na praia ou no ar-condicionado. Vem ver:

1. CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO

Quem adora deitar na canga e tomar um sol deve saber: o bronzeamento deve ser feito com cuidado e consciência. Na medida certa, ele é extremamente saudável. Mas se feito sem proteção e com exagero, os riscos podem ser graves. Não há marquinha de biquíni que vale a sua saúde. Reaplique diversas vezes o protetor solar, tome sol em pequenos ciclos e hidrate-se sempre.

PROTETOR SOLAR

Não é irrelevante nem cliché. O protetor solar é item fundamental para cuidar da saúde a curto, médio e longo prazo. Ele não deve ser usado apenas ao ar livre, para quem gosta de ficar em casa ele ainda é indispensável. A diferença é que, se você for tomar sol ou passar longos períodos exposta, o FPS+ deve ser mais potente e o filtro solar deve ser reaplicado mais vezes.

2. Evite comidas gordurosas

Os alimentos mais gordurosos, como frituras, exigem mais tempo do nosso corpo para serem digeridos. No calor, isso vem com um agravante, pois nosso corpo tem que trabalhar para baixar nossa temperatura corporal. As comidas gorduras devem ser evitadas para previnir mau-estar e azias. Ninguém quer passar mal na beira da praia, ne? Então prefira lanchinhos ricos em água, vitaminas e de fácil digestão para poder aproveitar muito.

3. Pratique atividades físicas

Até quem não costuma realizar muitos exercícios físicos durante o ano pode se sentir mais motivado para fazer atividades físicas no verão. O clima é muito mais convidativo para sair de casa e se mexer um pouco ao ar livre. Aproveite para caminhar em áreas verdes, nadar, andar de bicileta ou juntar alguns amigos para praticar algum esporte.

4. Evite o sol forte entre 12h e 16h

Sol lá fora dá vontade de aproveitar ao máximo o dia, né? Colocar o bronzeado em dia e ficar o dia todinho fora de casa. Mas cuidado! É importante evitar o sol direto entre 12h e 16h, além de queimar mais, durante essa janela de tempo os rais ultravioleta são os mais prejudiciais para a saúde. Aplique bastante protetor solar, fique na sombra nesses horário e hidrate-se.

5. Beba bastante água

A necessidade de se manter hidratado dobra no verão. Nosso corpo desidrata mais rápido com o calor e a água é essencial para ajudar a regular nossa temperatura em níveis saudáveis. Além disso, ajuda a pele a se recuperar da exposição solar e nos dá mais motivação para enfrentar o calor. Ande sempre com uma garrafinha de água.

6. Use roupas leves

Ajude seu corpinho a respirar e se mantenha confortável. Evite roupas justas demais e tecidos que não tenham boa respiração. Os melhores tecidos para a estação mais quente são: algodão, viscose, linho e seda.

7. Deixe os ambientes da sua casa arejados

Mesmo quem tem ar condicionado, é importante abrir as janelas durante algumas horas do dia para renovar o ar. Além disso, use roupas de cama leve, aposte nas plantas dentro de casa e não dispense um umidificador de ar para deixar o ambiente mais fresco e saudável para sua respiração.

8. Divirta-se!

Verão é tempo de aproveitar a natureza, se divertir com os amigos e recuperar as energias. De maneira saudável, aproveite tudo o que essa estação deliciosa tem a oferecer!

CUIDADOS COM A PELE DO ROSTO

A palavra-chave é: hidratação. Para complementar o protetor solar, o seu skincare deve ser composto por hidratantes para o rosto para enfrentar o calor - no verão, nossa pele tende a ficar mais ressecada e vulnerável a outros danos. Se você está na praia ou na piscina, o sol e o cloro com adição da exposição ao sol, ressecam o tecido cutâneo e aumentam as chances de inflamação e queimadura. E quem está em casa? O ar-condicionado também resseca a pele e exige cuidados. Prefira hidratantes que tenham proteção contra altas temperaturas e poluição e atuem como calmantes para a irritabilidade da pele. E não se esqueça dos lábios! Sim, podemos queimar a boca no sol, sabia? É preciso cuidar também com o combo protetor labial + hidratante.

PELE OLEOSA NO VERÃO

“Minha pele é muito oleosa, preciso de hidratação extra também?” Principalmente quem tem pele oleosa deve cuidar da hidratação. As espinhas e cravos tendem a aumentar no calor, assim como a oleosidade da pele. É por isso que devemos apostar em produtos de limpeza e purificação, que acalmem as inflamações ao mesmo tempo. Ingredientes naturais como argila branca são grandes aliados. No entanto, pelo excesso de suor no calor, perdemos muitos nutrientes da pele - o que pode aumentar conforme o nível de oleosidade. Justamente por isso, a hidratação calmante e purificante é essencial também para a pele oleosa no verão.

PELE MISTA E RESSECADA NO VERÃO

Devido à maior incidência de raios solares, a transpiração e ao contato com o cloro da piscina e sal do mar, a pele tende a ficar mais ressecada no verão. Para quem tem a pele mista ou ressecada, o cuidado com a hidratação da deve ser ainda mais atento. Evite sabonete muito adstringentes, prefira protetor solar com ativos hidratantes, não tome banhos demorados e muito quentes. Aposte em águas termais e hidratantes mais densos para garantir uma proteção extra contra o ressecamento da pele.

CUIDADOS PÓS-SOL

Pós-sol não é apenas para quando o bronzeamento deu errado. É para todo mundo que ficou exposto à grandes quantidades solares, esteja você plene, bronzeada ou fritada. Lógico que se você aderiu ao look camarão, o pós-sol é o alívio e cuidado indispensável – ele ajuda a cuidar das micro queimaduras que a pele sofre com os raios solares. Anti-inflamatório e altamente hidratante, o pós-sol atua como antioxidante para a pele.

CUIDADOS COM O CABELO NO VERÃO EM 2022

Os cabelos também exigem cuidados específicos no verão. Caso suas madeixas tenham algum tipo de química ou coloração, esse cuidado passa a ser dobrado. Use shampoos e condicinadores próprios para proteção da cor. Se tiver fios loiros ou brancos, o matificador violeta será seu melhor amigo para não deixar os fios amarelados.

Procure utilizar produtos altamente hidratantes e reparadores de fios quebradiços, afinal, sal e cloro enfraquecem as pontas e ressecam o cabelo. Separe um bom leave-ir ou sérum caílar para dar aquela dose extra de hidratação e proteção ao longo do dia.

É importante também utilizar um protetor térmico – cabelo também queima com o sol. Se for na praia, não deixe de levar na bolsa para garantir a saúde dos fios.

Por fim, evite shampoos com silicone, para que os nutrientes de outros produtos não sejam barrados de adentrar os fios.

LOOK DE VERÃO

Pele e cabelos protegidos e hidratados? Agora é o momento de separar os lookinhos de tendências de verão 2022. Estampas e cores inspiradas na natureza e babados são um dos itens mais pedidos para essa temporada. Confira:

MODA PRAIA 2022

Maiôs drapeados e com detalhes

Para a moda praia e piscina vale ficar atente aos maiôs da temporada. Modelos de um ombro só, detalhes drapeados e com cut-outs podem aparecer bastante nas passarelas de areia.

Biquínis com amarrações diferentes

Galpão 51 Biquíni Amarrações Floral

Para quem curte o biquíni, uma tendência do verão é explorar diferentes formas de amarração entre as peças de cima e de baixo. Outro modelo que veio para ficar é a hot pant, as calcinhas vintage de cintura alta que estão mais modernas do que nunca.

Saídas de praia estampadas

E lógico, as saídas de praia não ficam de fora do look. Combine peças florais e estampas tropicais e arrase!

TENDÊNCIAS DE VERÃO 2022

A peça queridinha do verão é sem dúvidas o shorts. Do look casual até a festa, ele está presente em todos os looks. O shorts saia é uma modelagem divertida que está cada vez mais em alta e é uma grande aposta para esse verão. Já o shorts jeans é um clássico mega fácil de combinar. Para o look noite, que tal um shorts de alfaiataria – elegante e confortável?

Peças com cut-outs

Outra tendência do verão deste ano são as peças com cut-outs. Tudo a ver com a estação, essas peças são sobre deixar a pele a mostra e crias novas formas no seu look. Peças com amarração também são um must da temporada.

Vestidos confortáveis

Para os vestidos, conforto é a pedida da vez. Modelos mais soltinhos, com detalhes de recortes e tecidos fluidos serão seus melhores amigos no calor. As cores tendência são tons pastéis como o lilás, amarelo bananinha, rosa e azul. Para o look festa, aposte em uma modelagem confortável com um material brilhoso – paetê e brilhos estarão em alta no fim de ano.

Roupas de crochet

As peças de crochet e tricot também chegaram com tudo. Perfeitas para ficar confortável e fresquinha nesse calor, esses materiais podem ser encontrados de vestidos até calças, shorts e blusas.

Rasteirinhas e slides

E, por fim, impossível falar de tendência de verão sem mencionar os sapatos. As rasteirinhas e slides são peça-chave das produções e chegam com amarrações diferenciadas, apostando em cores do pastel aos tons mais vibrantes. Detalhes de ráfia e corda também prometem marcar presença nos looks de dias quentes.

ACESSÓRIOS DE VERÃO

Os acessórios são aqueles essenciais que fazem toda a diferença no look. Principalmente no verão, quando podemos usar e abusar dos óculos de sol. Brinque com os modelos de armação e com as cores sem medo de ser feliz.

Materiais como macramê aparecem em bolsas e cintos durante o verão. Já nos brincos, o brilho marca presença junto aos formatos florais da primavera, que continuam em alta. Para o cabelo, as scrunchies voltaram com tudo.

Bolsa de palha é a cara do verão. Sem dúvidas é um item atemporal que já virou um clássico no calor. Aposte em diferentes modelos - da clutch até a bolsa de praia - para usar em todas as ocasiões.

SEJA LIVRE

Verão pode significar desconforto para quem fica inseguro em relação a seus corpos e os padrões de beleza impostos. Mas lembre-se, a tendência que veio para ficar é a quebra das regras de estilo e beleza que excluem. O autocuidado também é essencial e vai muito além do físico, é preciso ser gentil emocionalmente com nós mesmes. Seja na praia ou no ar-condicionado, o verão está aí para que você viva seus melhores momentos e se divirta!

Conta para a gente: qual a sua tendência preferida para o verão?