Cuidados Com o Cabelo | Tudo Sobre Hair Care

Cuidados Com o Cabelo | Tudo Sobre Hair Care

Quem não sente um up na autoestima quando o cabelo está saudável? Os cuidados com os cabelos vão além do shampoo e condicionador e adicionar alguns passos na rotina pode fazer toda a diferença na saúde e aparência das suas madeixas. Aqui você encontra um compilado dos principais cuidados com os cabelos e alguns produtinhos que fazem maravilhas no seu hair care. Olha só:

CABELOS BEM CUIDADOS

O que é um cabelo bem cuidado? Quando idealizamos nosso cabelo já pensamos no comercial de shampoo e como seria incrível acordar daquele jeito. Mas um cabelo bem cuidado vai além de fios esvoaçantes. No dia a dia, beleza e saúde andam sempre juntas. Quando os fios estão fortes e cheios de nutrientes eles ficam macios e brilhantes, como no comercial de shampoo - só que melhor ;).

COMO TRATAR O CABELO

Como tratar o cabelo? Com carinho! Pode parecer besteira, mas quando tratamos ele com cuidado já estamos deixando os fios mais saudáveis. Lavar na pressa, escovar na força do ódio, secar quase fritando o couro cabeludo… no dia a dia esses descasos se acumulam e interferem demais na beleza e saúde do cabelo. A segunda parte é sobre os famigerados produtinhos de hair care. Assim como pele, o cabelo de cada um tem suas próprias características e é essencial utilizar cosméticos de acordo com essas especificidades.

CUIDADOS COM O COURO CABELUDO

A gente vive caçando ponta-dupla, mas o foco também tem que estar no couro cabeludo. Ali é a raiz viva dos fios e mantê-la saudável é fundamental. Aqui vão algumas dicas para cuidar melhor do seu couro cabeludo:

  1. Não lave o cabelo todos os dias com água quente, isso tira a oleosidade natural do couro e pode dar efeito rebote e até causar seborréia.
  2. Nunca aplique condicionador na raiz. Isso entope os poros e inibe a nutrição dos fios.
  3. Na hora de secar, sempre deixe o secador a uma distância de pelo menos 20 cm da raiz.

COMO TRATAR A QUEDA DE CABELO

A queda de cabelo pode ter mil e uma causas. Anemia, alteração hormonal, estresse, inflamações no couro cabeludo etc. Por isso, a principal recomendação é consultar um(a) dermatologista para saber a causa e o tratamento recomendado para você. Mas, tem alguns maus hábitos que você pode cortar para prevenir a queda:

  1. Processos químicos, como permanentes ou colorações intensas, podem causar queda de cabelo.
  2. Penteados que puxem demais a raiz usados com muita frequência.
  3. Alimentação pobre em nutrientes, principalmente as vitaminas do complexo B.

PRODUTOS DE CABELO

Bora montar um kit hair care para você? Fizemos uma seleção m-a-r-a para os cuidados com os cabelos. Olha só:

PRODUTOS NATURAIS PARA CABELOS

SHAMPOO SEM POO

Para o cabelo oleoso a limpeza é essencial. É preciso limpar os poros do cabelo cabeludo e tirar a gordura em excesso. Maaaas, sempre tome cuidado com o efeito rebote. O ideal é um shampoo purificante que limpe a partir de tensoativos suaves. Os shampoos No-poo e Low-poo fazem pouca espuma e são livres de sulfatos danosos para os fios e para o planeta.

CONDICIONADOR

Deixe longe da raiz e agracie as pontas com ele. Ao hidratar os cabelos com o condicionador, desembarace os fios com os dedos e deixe o produtos agir por alguns minutos antes de enxaguar.

ÓLEOS VEGETAIS PARA CABELO

Parece milagre, mas não é. O óleo vegetal para cabelo dá um toque final, acrescentando brilho e fluidez aos fios. Use para manter a hidratação dos fios e ainda acalmar o frizz.

SÉRUM PARA CABELO

Qual a diferença entre o sérum e o óleo para cabelos? O óleo tem caráter finalizador. Já o sérum capilar você pode passar pelo menos 30 minutos antes da lavagem para garantir uma super nutrição para os fios.

DICAS PARA CABELOS CACHEADOS

Cabelo bom é cabelo saudável e livre. Além disso, todo cabelo tem seus cuidados especiais e as madeixas cacheadas não são exceção. Vale lembrar que não existe apenas um tipo de cacho e cada um tem suas particularidades. Olha só:

CUIDADOS COM CABELOS CACHEADOS

  1. Escolha produtos próprios para cachos e adote os sprays ativadores de cachos.
  2. Finalização é tudo. A fitagem é uma técnica para definir e texturizar as madeixas cacheadas.
  3. Se for usar secador, use com difusor! Ele evita queimar os fios e deixar o cabelo frizzado.
  4. Penteie o cabelo ainda molhado com pentes de dentes largos para que os cachos não se desfaçam e o fio não fique quebradiço.