6 Tendências de Maquiagem para Arrasar no Próximo Verão

6 Tendências de Maquiagem para Arrasar no Próximo Verão

O verão está aí e, não sabemos você, mas nós estamos super ansiosas para curtir os dias de sol, pegar uma praia, aproveitar os drinks gelados, ler alguns livros e ainda aproveitar para descansar.

É claro que isso inclui ir a muitas festas, como as de Natal e Réveillon. Então, nada melhor do que saber quais são as tendências de maquiagem de verão para que você possa arrasar com muito estilo não só no dia a dia, como também nas festas de fim de ano!

Aqui neste post, além de conhecer as tendências de make para o verão, você vai conferir algumas dicas para fazer com que ela dure muito mais.

Quais são as melhores tendências de maquiagem para o verão?

Logo de cara, vamos conferir algumas tendências de make para o verão. Elas são muito simples, porém, ainda assim, podem dar aquele up nos seus lookinhos.

1. Pele natural

Uma das maiores tendências para o verão — e para outras estações! — é a da pele natural. É aquela maquiagem que deixa aquela impressão de que estamos sem maquiagem no rosto.

Esse tipo de produção consiste em uma pele super bem feita e detalhes sutis. O contorno pode estar presente, assim como o blush e as sombras, mas todos em tons que combinem e praticamente desapareçam em sua pele.

Confira um passo a passo:

  • Hidrate bem a pele antes de começar;
  • Utilize um primer para fixar a make e diminuir os poros;
  • Use uma base de cobertura leve a média, que não pese tanto no rosto;
  • O mesmo vale para o corretivo e para o pó, que deve ser preferencialmente translúcido;
  • Capriche no uso de tons terrosos, como o marrom, além de cores que pareçam "sumir" em sua pele;
  • Use também batons nude ou glosses que fiquem com um aspecto bem natural e "fresh".

2. Sombra alongada

Outra dica para você arrasar na make do verão é apostar na tendência da sombra alongada. A ideia, aqui, é levar esse produto para bem além das pálpebras, quase como se fosse um delineador.

Mas é claro que não é só isso. É preciso que a sombra seja cuidadosamente esfumada, com um côncavo bem marcado e transições sutis entre as cores. Você também pode apostar no delineado para deixar tudo ainda mais marcante.

Aprenda a fazer a make:

  • Comece caprichando na preparação da pele para que o destaque fique todo nos olhos;
  • Com um pincel de maquiagem chanfrado, delimite o local em que a sombra será depositada, como um delineado;
  • Depois, preencha as pálpebras com as cores que desejar, mesclando elas e fazendo um esfumado bonito, com uma transição delicada;
  • Se quiser, termine tudo com um delineado para demarcar ainda mais o olhar.

3. Iluminador

Curte um iluminador? Então pode comemorar porque essa também é uma tendência muito forte para o verão. Quando bem utilizado, esse produto consegue revolucionar a sua make e deixá-la ainda mais bonita sem muito esforço.

O iluminador pode ser utilizado em pontos específicos — como a curva da sobrancelha e o cantinho dos olhos — ou como um "complemento" na técnica de contorno. Experimente!

4. Olhos com brilho

O brilho é uma tendência fortíssima para as épocas de maior calor. Afinal, tem tudo a ver com Carnaval e outras festas que fazem parte do verão brasileiro.

Para caprichar no brilho, um dos lugares mais legais é nos olhos. Aqui, você pode utilizar glitter, sombras brilhosas, lantejoulas ou arrasar no iluminador, que já mencionamos anteriormente. Não há limites, o que importa é você se olhar no espelho e se amar.

5. Makes com magenta

O magenta é uma cor muito versátil, que combina super bem com os mais diversos tons de pele. Por isso, é uma grande tendência para o ano de 2023, sendo até mesmo escolhida pela Pantone como a cor do ano.

Dentre as tonalidades que mais combinam com o magenta, temos o amarelo, o violeta, o rosa, azul e vermelho. Capriche nas combinações.

6. Gloss

Por fim, temos uma tendência que foi muito forte há alguns anos e que, por um tempo, pareceu ficar escondidinha com a onda matte que dominou as passarelas e as ruas por quase uma década: o gloss.

Queridinho dos anos 2000, ele voltou com tudo e pode ser utilizado por pessoas de todas as idades e estilos! O bom do gloss é que ele vai bem sozinho — especialmente quando tem mais cor — ou com um batom por baixo. Além disso, pode ser utilizado em outras partes da make, como é o caso dos olhos.

Afinal, o protetor solar é para ser aplicado antes ou depois da make?

Uma das dúvidas mais comuns de quem usa maquiagem com frequência é: afinal, eu devo aplicar o protetor solar antes ou depois da make? Para que o protetor tenha a sua eficácia total, é preciso que ele seja aplicado logo após a limpeza do rosto. Sendo assim, você faria o seu skincare normalmente — com a limpeza, tonificação e hidratação — e, em seguida, usaria o filtro solar. Quando ele estiver completamente seco, será iniciada a maquiagem.

Como e quando reaplicar o protetor solar?

Tudo certo? Mas aí surge outra dúvida: e a reaplicação do produto? Como sabemos, os protetores solares devem ser reaplicados com uma frequência, que varia de acordo com a sua fórmula.

Uma dica seria fazer a remoção apenas da base e retocar o produto, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Nesses casos, remova o excesso de oleosidade com um lenço específico ou um papel toalha e, depois, reaplique o produto delicadamente.

A nova camada de protetor solar deve ser feita com cuidado, sempre com batidinhas suaves. Priorize, nesse caso, os produtos com maior fator de proteção (50, 60 ou 70) e que sejam protetores do tipo físico. Isso significa que ele vai fazer com que os raios solares batam em seu rosto e “voltem”, não sendo absorvidos.

E os protetores com cor?

Para fechar, uma dica importante: experimente os protetores solares com cor! Eles podem ser comercializados como filtros solares ou como bases e/ou BB Creams com fator de proteção. São ideais para makes mais rápidas, fazendo com que os produtos do tipo “2 em 1” eliminem passos no processo.

A boa notícia é que eles também existem protetores solares com cor em pó, uma ótima opção para quem quer reaplicar o protetor ao longo do dia, permitindo que uma camada extra seja adicionada sem prejudicar a maquiagem.

Como fazer a maquiagem durar mais no verão?

Para finalizar, trouxemos algumas dicas que vão ajudar a ter uma make mais durável nos períodos de muito calor. Vamos lá?

Use um bom primer

O primeiro passo para que a sua maquiagem dure bastante no verão é caprichar na preparação de pele com um bom primer. Esse produto é o primeiro de toda a make e serve não só para uniformizar a pele (e, com isso, remover o aspecto dos poros e alguns detalhes mais sutis), mas para prepará-la para os próximos produtos.

Sendo assim, o recomendado é apostar em um primer antioleosidade, que ajude a segurar essa característica da pele, se for o caso. Isso é ainda mais importante quando estamos falando sobre pessoas com a pele naturalmente oleosa.

Priorize produtos com toque seco

Outra dica é caprichar no uso de produtos com toque seco. Maquiagens do tipo oil free são as mais indicadas para os tempos mais quentes, especialmente caso a sua pele já tenha uma tendência natural a ser mais oleosa. Isso é válido para tudo: bases, protetores solares, corretivos e muito mais.

Lembrando que o acabamento matte também é um grande aliado de makes mais duráveis no verão. Mas não se preocupe, pois é possível abusar do brilho nessa estação, desde que seja combinado com produtos foscos para dar uma equilibrada, especialmente na base da preparação da pele.

Sele tudo com um pó de qualidade

Uma das melhores dicas para que toda maquiagem fique mais “assentada”, independentemente de qual seja a estação do ano, é fazer uso de um bom pó facial. Os translúcidos são uma ótima opção, mas você também pode usar os que têm cor.

Caso opte por um pó com cor, pode ser uma boa usar aqueles que já têm fator de proteção contra o sol. Assim, você une o útil ao agradável e elimina a necessidade de uso de um produto extra. Afinal, menos é mais nesse período, e o excesso de produtos pode prejudicar a durabilidade da maquiagem.

Utilize fixadores

Outra recomendação para que a sua make dure por muito mais tempo é usar um fixador de maquiagem. Eles estão disponíveis, normalmente, na versão spray e funcionam mais ou menos como os fixadores de cabelo – aqueles utilizados para manter o penteado no lugar.

Eles não precisam ser usados só em épocas quentes. É possível que eles sejam seus melhores amigos em momentos como os eventos longos — casamentos, por exemplo — ou para a balada. Você volta para casa impecável, do jeitinho que foi!

Tenha lencinhos de oleosidade sempre por perto

Por fim, uma mão na roda é ter, na bolsa, alguns lencinhos antioleosidade. Eles podem ser usados com leves pressionadas na pele, mantendo o seu rosto sequinho por muito mais tempo e, consequentemente, preservando a sua make.

Lembrando que eles não conseguem tirar a sua maquiagem, mas, ainda assim, não devem ser esfregados no rosto. E, na hora de comprar, tome cuidado para não confundi-los com os lenços para remoção da make. São produtos visualmente parecidos, mas com propostas completamente diferentes.

Gostou de saber mais sobre as tendências de maquiagem de verão? Agora é hora de começar a fazer os seus testes aí em casa. Assim, nos dias importantes, você já vai estar preparada para executar uma make inesquecível e que combine com o clima tropical do nosso Brasil!