Pró-Aging: chegou a hora se orgulhar da sua idade!

moça aplicando creme no rosto

"Nossa, você está ótima, nem parece que tem essa idade”. Se você é mulher e já passou dos 30, com certeza já deve ter ouvido um “elogio” assim. Quando pensamos no envelhecimento feminino, de cara imaginamos uma guerra onde o passar dos anos é o maior inimigo.

Ao assumir que a idade é um empecilho na vida de uma mulher e deve ser evitada a qualquer custo, não é de se impressionar que produtos com ‘anti-aging’ no nome, prometendo retardar este processo natural do envelhecimento, seguem sendo extremamente procurados por mulheres de todas as idades. A pressão imposta pela mídia para aparentar sempre ser mais jovem do que realmente se é nos impede de aproveitar um processo que deveria ser natural e prazeroso.

Das poucas certezas que temos na vida, uma delas é clara: vamos envelhecer, e como apontam estudos, vamos envelhecer muito! A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou em 2016 que a expectativa de vida em todo o mundo aumentou cerca de cinco anos nos últimos 15 anos, o aumento mais rápido desde a década de 1960, e a tendência é que aumente cada vez mais.

Linguagem importa (e muito!)

A forma como falamos de coisas corriqueiras do nosso dia a dia importa, e muito. O prefixo “anti” tem origem grega e significa “do lado contrário”, ou seja, ele é usado para expressar a ideia de oposição, contrariedade. Assim, a palavra “anti-aging” traz uma conotação de “contra o envelhecimento”.

Ninguém aqui está sugerindo que você pare de usar seu retinol e seu protetor solar regularmente, viu? Muito pelo contrário! Devemos cuidar e muito da pele para que ela amadureça da melhor forma. A ideia é mudar apenas a forma como encaramos o seu envelhecimento e como falamos sobre ele. Foi pensando nisso que surgiram movimentos como o ageless (que você pode saber mais sobre aqui) e em especial o movimento pró-aging.

Pró-Aging

Diferente do anti-aging, que evita o envelhecimento a todo custo, o objetivo do pró-aging é o “envelhecimento positivo”, aceitando a realidade da nossa pele, que naturalmente muda com o passar do tempo e não há nada de anormal ou errado nisso. O termo foi usado pela primeira vez pelo gerontólogo biomédico inglês Aubrey de Grey, que escreveu The Mitochondrial Free Radical Theory of Aging (A Teoria do envelhecimento do radical livre mitocondrial, em tradução livre) em 1999. O pró-aging nos liberta da guerra contra o relógio e nos deixa livres para nos sentirmos bem com nossa pele, não importa a idade.

Algumas marcas de beleza já entraram para o movimento, substituindo o termo anti-aging pelo pró-aging. Em 2017, a revista Norte Americana Allure foi a primeira a abolir o uso do termo de todas as duas publicações, afirmando que “não é fácil mudar embalagens e marketing do dia para a noite, mas juntos podemos começar a mudar a conversa e celebrar a beleza em todas as idades”. Após a decisão, marcas se juntaram ao movimento e contrataram mulheres mais velhas para serem suas garotas propagandas e, apesar de alguns olhares tortos, muita coisa mudou. Um ano após essa ação, a então editora-chefe da Allure disse que “nosso ponto era sobre remover a vergonha”. Era sobre não se sentir forçada a nada apenas para não se sentir menor que alguém por algo natural.

Produtos incríveis para uma pele linda em todas as idades

Vitamina C: a rainha dos antioxidantes

Quando se fala em pele saudável para todas as idades, um dos ativos mais conhecidos é a vitamina C. Ela é um ótimo antioxidante, perfeito para proteger a pele dos efeitos negativos da exposição solar, poluição e outras agressões às quais estamos expostos todos os dias. A vitamina C sozinha não garante uma proteção completa à exposição solar, por isso ela deve ser usada junto com um protetor solar.

Protetor solar: seu fiel companheiro

O protetor solar é indispensável na rotina de qualquer pessoa, em qualquer idade. Ele é responsável por proteger a pele dos raios solares e mantê-la saudável, além de prevenir a oleosidade excessiva e o câncer de pele. Ele também evita o surgimento de manchas, pintas solares, melasmas e flacidez.

Não se engane achando que o protetor solar só é essencial quando vamos à praia. Ele deve ser usado todos os dias - faça chuva ou faça sol, até mesmo em ambientes fechados. Isso porque a radiação solar continua presente e causando danos à nossa pele até mesmo quando o sol não aparece e, além disso, a luz vinda de aparelhos eletrônicos também pode prejudicar sua pele assim como a solar. O ideal é criar o hábito de passar o protetor solar sempre pela manhã para que sua pele fique saudável e protegida, não importa a situação.

Ácido Hialurônico: o astro dos dermocosméticos

O ácido hialurônico é muito conhecido por ser um poderoso hidratante, já que ele ajuda a reter as moléculas de água, melhorando a firmeza e hidratação da pele desde a superfície até as camadas mais profundas. Além disso, por preencher espaços entre as células, ele acaba atuando no preenchimento natural de sinais e linhas de expressão. O resultado é uma textura mais uniforme e auxiliando até no tratamento de alguns tipos de olheiras.

Encarar o envelhecimento como um processo natural e até mesmo como uma oportunidade para novas experiências num momento diferente e mais maduro da vida, onde temos mais autonomia e liberdade, é essencial para ressignificarmos essa fase e aproveitarmos ela da melhor forma possível. Sem amarras e sem preocupações. Vamos juntos?