Dúvidas de Beleza e Skincare? A MARA Responde

skincare-mara

Ela já apareceu por aqui para responder suas perguntas sobre cabelos e moda e agora está de volta para responder as principais dúvidas sobre skincare. A MARA é a nossa convidada especial para contar quais são os produtinhos essenciais para uma pele saudável.

Veja as melhores dicas para arrasar na sua rotina de cuidados com a pele segundo a MARA:

QUAL É O SKINCARE BÁSICO E O QUE É ESSENCIAL?

“Eu gosto de ter uma rotina de autocuidado simples e eficaz. Com a loucura do dia a dia é mais fácil manter um hábito de beleza que não tenha centenas de passos e produtos diferentes. Se estou sem tempo, sigo a trindade do skincare: limpeza + hidratação + protetor solar, não tem erro.”

skincare-mara

"O básico do cuidado com a pele é a limpeza. E faz todo sentido. Se tomamos banho todo dia e limpamos a pele do corpo, porque deixaríamos o rosto de fora? A limpeza de pele vai além da rotina de beleza, é higiene pessoal. Mas, pra unir o útil ao agradável, gosto de usar produtinhos com fórmulas purificantes e calmantes. Assim, tiro a sujeira diminuindo os poros e deixo a pele com um efeito tonificado."

“O segundo passo é a hidratação – particularmente a minha etapa favorita. Nada como deixar a pele fresquinha, cheirosa e macia. Gosto de ter um creme específico para noite e outro para o dia. Antes de dormir, costumo passar um creme ou sérum mais poderoso. Já pela manhã, uso um creme mais neutro para completar a rotina de beleza com protetor solar e uma make básica.”

“Nem me venha tentar pular esse passo! O protetor solar é essencial no dia a dia – mesmo dentro de casa. Gosto de usar filtros sem cheiro e com textura antioleosidade pra não pesar com a base. Mas de vez em quando também gosto de usar alguns protetores que já possuem cor. Nos dias de preguiça total, limpo a pele com um sabonete facial e já passo um protetor solar com ação hidratante.”

QUANTAS VEZES LAVAR O ROSTO POR DIA?

“Lavar o rosto duas vezes por dia é o essencial. Logo pela manhã, para tirar a oleosidade e preparar a pele para o dia – dá aquele ar de saúde e vida pro rosto. Depois, limpo o rosto antes de dormir pra tirar todas as impurezas e poluição. Mas, não há mal nenhum em lavar mais do que duas vezes. Gosto de passar um sabonete facial ou demaquilante para tirar a maquiagem logo depois do trabalho pra já começar a noite relaxando.”

COM QUE FREQUÊNCIA PASSAR O ESFOLIANTE?

"O esfoliante facial é incrível para fazer aquela limpeza mais profunda e tirar células mortas do rosto. Fico que nem boba depois passando a mão no rosto pra sentir como a pele fica macia depois de esfoliar. Mas, o recomendado pelos dermatologistas é passar de uma a duas vezes - no máximo - por semana já que a pele do rosto é mais sensível e o processo pode causar pequenas fissuras quando esfoliada de maneira irresponsável."

USA MÁSCARAS FACIAIS?

“Uso máscara facial toda semana no meu momento de spa em casa. Adoro testar diversos tipos: máscaras em sheets, cremes e aquelas que você “puxa” para tirar os cravinhos. Sempre tem uma para cada momento da pele.”

COMO DIMINUIR AS OLHEIRAS?

"As olheiras podem ter diversas causas. Uma noite mal dormida, uns drinks a mais ou má alimentação podem causar aquele visual de panda pela manhã. Mas, para além das causas, existem alguns remedinhos milagrosos para as olheiras e todos têm um ativo em comum: hidratação. Os cremes para olhos hidratam e cuidam com sensibilidade da área, diminuindo o aspecto roxeado. Para diminuir o inchaço, gosto também de aplicar máscaras em compressas e deixar agir por alguns minutinhos."

RECEITAS CASEIRAS DE SKINCARE SÃO BOAS?

“Depende. É muito importante não generalizar aqui. Adoro um‘faça você mesmo', fico horas pesquisando receitas de máscaras faciais e balms naturais. Mas, é preciso lembrar que passar qualquer coisa na pele não é brincadeira. Pode dar alergia ou até mesmo trazer efeitos indesejáveis. Por isso, gosto de consultar sempre com uma dermatologista e prefiro escolher produtos naturais e orgânicos testados e aprovados pela ANVISA.”

O QUE NÃO FAZER NO SKINCARE?

"Primeiro: não ficar bitolada. Quando comecei a entrar nesse mundo maravilhoso de cuidados com a pele me deixei levar por um monte de insegurança. De repente, tudo tinha que ser "consertado" no meu rosto. Hoje, lido com os rituais de autocuidado como um momento de carinho. Afinal, beleza e saúde tem que andar juntos."

"Então, nada de endoidar ou achar defeito em tudo. Cuide de você por amor, não por insegurança. A segunda coisa que não se deve fazer no skincare é achar que sabe de tudo e ignorar os avisos e recomendações médicas. Não deixe de ir ao dermatologista para saber as especificações da sua pele e o que você deve ou não fazer com ela."

PRODUTOS FAVORITOS DA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE?

"Vish, se me deixar fico aqui pra sempre falando sobre meus produtos favoritos. Gosto muito de experimentar coisas novas e sempre tenho um queridinho da vez. Ultimamente tenho amado explorar os acessórios de beleza. Escovas faciais (FOREO me patrocina!), faixas de cabelo pra fazer meu skincare e lógico, a tendência da vez: o gua-sha."

"Também estou amando testar as águas - termais, florais e brumas. A água termal já está popularizada há mais tempo e é incrível para acalmar e refrescar a pele. Já a água floral entrou nos meus favoritos de aromaterapia. E a bruma facial pode ser usada pra fixar a maquiagem e dar um up na hidratação do rosto."

“Outra categoria que estou começando a explorar e já estou apaixonada é a linha de cuidados para os lábios. Já incluí no meu skincare esfoliação, hidratação e até máscara para a boca. Além de deixar com um aspecto mais saudável, evitar rachaduras e descamação nos dias mais frios.”

“Eu sei que é difícil escolher favoritos, mas queria te falar que os produtos da Mantecorp e Bioderma que chegaram na AMARO têm ganhado meu coração e estou adorando acrescentar na minha rotina de skincare. Se eu fosse você, daria uma olhadinha!”