O que é Biotecnologia? | Conheça a Riô Biocosméticos

O que é Biotecnologia? | Conheça a Riô Biocosméticos

O mundo do autocuidado sustentável e tecnológico vai além dos cosméticos naturais e veganos, e podemos provar. A aposta agora é nos produtos desenvolvidos com biotecnologia, que simulam os efeitos benéficos dos ingredientes naturais de maneira sustentável e altamente eficaz. Quer aprender mais sobre essas maravilhas? Confira a nossa conversa exclusiva com os pioneiros da biotecnologia aqui no Brasil, a Riô Biocosméticos:

“A gente é hoje o que toda empresa de beleza vai ser no futuro. ”

— PEDRO MEDICIS, CEO RIÔ BIOCOSMÉTICOS

PEDRO MEDICIS - CEO DA RIÔ BIOCOSMÉTICOS

O Pedro é diretor executivo e um dos fundadores da Riô Biocosméticos, marca que já se tornou referência em biotecnologia apesar da pouca idade. Foram quase dois anos de pesquisas e desenvolvimento de fórmulas até o lançamento dos primeiros produtos, no final de 2018. Saiba mais sobre a Riô no nosso bate-papo com o Pedro a seguir:

COMO NASCEU A RIÔ?

A nossa ideia era relativamente simples. Não conseguíamos entender porque a cliente de cosméticos exigente tinha que comprar um produto importado. Essa foi a premissa número um: vamos fazer uma linha nacional que vai competir com os importados. Não faz sentido nenhum essa cliente comprar um produto facial ou corporal criado para o estilo de vida e tipo de pele da europeia, por exemplo. Esses produtos não são adequados para o nosso tipo de pele, para o nosso clima e rotina de beleza.

Queríamos criar uma linha com uma visão contemporânea, com a premissa de trabalhar com as fórmulas mais biodegradáveis possíveis. Por isso, adotamos desde o início a postura de só trabalhar com as matérias que são sabidamente seguras e sustentáveis.

NO QUÊ A RIÔ ACREDITA?

A gente é hoje o que toda empresa de beleza vai ser no futuro. Temos três pilares muito importantes: eficácia, segurança toxicológica e o estilo de vida em um contexto sustentável.

Primeiro, buscamos eficácia pois sabemos que a cliente só vai comprar um produto cosmético se ele resolver algum problema e trouxer benefícios reais.

O segundo pilar é usar apenas o que é sabidamente testado e seguro. Existem basicamente três grupos de matérias-primas para uma empresa de beleza: os testados e seguros, os que ainda estão em teste e aqueles que nunca foram testados. E é só com o primeiro grupo, que representa apenas 10% das matérias-primas disponíveis no mercado, que a gente trabalha. Toda essa preocupação com a toxicologia é um trabalho muito sério que nós fazemos por meio da educação e informação.

O terceiro pilar junta dois temas: a sustentabilidade com o nosso estilo de vida tropical, urbano e contemporâneo. O Brasil é um lugar único no mundo com espaços que unem floresta, praia e cidade - uma excelente inspiração para a criação de produtos que façam sentido dentro desses ambientes. Desenvolvemos fórmulas biodegradáveis para reduzir ao máximo o impacto que esse produto tem no ecossistema, especialmente o aquático.

VOCÊS SÃO PIONEIROS EM BIOCOSMÉTICOS NO BRASIL, O QUE É ISSO? É A MESMA COISA QUE UM COSMÉTICO NATURAL?

A Riô é uma releitura dos cosméticos tradicionais. A indústria cosmética sob a ótica da tecnologia evoluiu muito nos últimos anos. Quando falamos que trabalhamos com biocosméticos, tem muito a ver com a biotecnologia.

Vem surgindo uma nova indústria que está ancorada em alguns pilares. O primeiro, e mais importante, é o dos naturais e orgânicos. O segundo pilar que vem crescendo muito, tanto na oferta de marcas como na demanda de consumidores, é o vegano. Mas, quando fomos pesquisar nós percebemos que esses dois pilares entregam só uma pequena parte da história.

Foi assim que decidimos trabalhar com biotecnologia - compramos a matéria-prima para que os laboratórios especializados retirem a fração ativa desses ingredientes que interessam para o cosmético em específico, e eles reproduzem esse ativo em laboratório. Isso é mais sustentável porque não precisa de monocultura extensiva e trabalha com matéria-prima estável em um ambiente controlado e testado.

Por isso decidimos chamar nossa linha de biocosméticos, porque a gente só trabalha com bioativos naturais e altíssima biotecnologia.

QUAIS DESAFIOS VOCÊS ENCONTRAM OU ENCONTRARAM AQUI NO BRASIL?

O principal desafio sem dúvida é a comunicação: como contar toda essa história para uma cliente que está na rede social e que não está pensando ativamente sobre isso?

É um grande desafio, mas também uma grande oportunidade de educação e de trazer transparência para a cliente. Esse é um dos valores organizacionais da Riô: a transparência radical. Nós informamos exatamente a porcentagem de biodegradabilidade em cada produto.

Além disso, tivemos todos os desafios da indústria de ter que importar 100% das matérias-primas e os desafios de crescimento, levando nossa história para o maior número de pessoas sendo uma empresa em estágio inicial competindo com gigantes.

A RIÔ DESENVOLVE PRODUTOS PENSADOS NO CLIMA TROPICAL DO BRASIL, CONTA PRA GENTE O QUE É UM PRODUTO TROPICAL FRIENDLY?

Quando cunhamos o termo Tropical Friendly, foi com o propósito de desenvolver uma marca que atendesse o nível de eficácia e qualidade da formulação cosmética que as clientes buscavam em um produto importado, que acabam sendo produtos inadequados para as brasileiras. Usar um hidratante corporal europeu no verão do Brasil é como usar uma calça de veludo na praia. Desenvolvemos produtos entendendo as necessidades e o contexto em que estamos criando. São produtos que se adequam a nossa rotina de beleza brasileira, que é uma rotina de quem toma muito banho, está muito exposta à radiação solar e que usa um tipo de água que é tratada de forma completamente diferente do que a europeia, por exemplo.

PARA A RIÔ, O QUE É BELEZA NATURAL?

Nos inspiramos muito em referências de beleza brasileira. É uma beleza mais natural, mais limpa, menos montada. É aquela beleza do dia a dia que vem muito mais de dentro, com saúde, consciência e bem-estar. Pode ser uma inspiração para o mundo no sentido de que não precisamos de mil passos para nos sentirmos bonitos. Inclusive, acredito que é uma beleza super contemporânea que tem muito a ver com esse novo contexto mais diverso, mais natural e menos falso.

QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA O MOVIMENTO DE BELEZA NATURAL HOJE EM DIA?

Identificamos algo muito importante durante todo esse processo de criação de marca e formulação dos produtos: a natureza é muito inteligente. Todas as nossas fórmulas são biomiméticas e inspiradas na natureza — queremos muito mais mimetizar processos naturais do que criar processos artificiais. Com isso, descobrimos que a natureza é perfeita - a pele tem uma capacidade de regeneração, proteção e regulação de temperatura natural. Ela normalmente vai sempre se autorregular, mas nós passamos muito tempo usando cosméticos inadequados que alteram seu PH.

Nossos produtos buscam recuperar a condição natural do microbioma da pele, queremos recriar mecanismos naturais de defesa que não deveríamos estar perdendo.

QUAIS SÃO AS DICAS DA RIÔ PARA CUIDAR DA PELE NO VERÃO?

A rotina deve passar por três passos super simples: limpar, hidratar e proteger.

Com a limpeza você tira a sujeira da pele, como a poluição e as células mortas que se acumulam na superfície. Limpar é fundamental tanto para o corpo quanto para o rosto porém, com produtos diferentes para cada um.

A hidratação é benéfica por diversos motivos e um deles é a prevenção do envelhecimento precoce - que tem muito haver com o processo de desidratação da pele.

Se você tem uma condição específica, como pele oleosa, por exemplo, o importante é conseguir juntar essas duas coisas em um produto só ou usar um terceiro produto - seborregulador, por exemplo. Sempre se atentando para um produto de alta tecnologia - caso o contrário, eles solucionam problemas de forma imediata com efeitos rebote negativos a médio prazo.

Enfim, um passo indispensável principalmente no nosso clima do Brasil é a proteção com filtro solar tanto para o rosto como para o corpo. A irradiação solar no nosso clima é extremamente alta e pode ser extremamente danosa para a saúde. Por isso, nunca pule o passo do filtro solar!

RIÔ BIOCOSMÉTICOS SÉRUM BIOFIRMADOR MATIFICANTE