9 Principais Cuidados Para Ter Com a Pele Madura

9 Principais Cuidados Para Ter Com a Pele Madura

A pele madura tem características específicas que fazem com que a gente precise adotar uma rotina de cuidados especiais. Com o passar do tempo, é normal que o nosso organismo mude, e isso também se reflete no aspecto da nossa pele.

O corpo diminui a produção de colágeno, e isso faz com que a flacidez se manifeste, favorecendo a formação de rugas. Elas acontecem também por causa das agressões da radiação solar, da poluição, das impurezas do ar e pelo ressecamento, típico da pele madura, assim como as manchas.

A gente não pode impedir que o tempo passe, mas é possível cuidar da pele madura para que ela fique mais saudável e bonita e você se sinta bem consigo mesma. Vem com a gente e descubra quais cuidados manter nessa fase da sua pele!

É possível desacelerar o processo de envelhecimento?

Envelhecer faz parte da vida, então, não podemos ir contra o envelhecimento nem desacelerar esse processo, mas podemos assumir a pele madura e cuidar dela para que fique mais saudável e bonita. Com os cuidados certos, a pele envelhece no momento certo e com saúde. Assim podemos viver a nossa melhor versão sem tentar esconder a idade.

Com o passar do tempo, é natural que apareçam manchas, flacidez, rugas e ressecamento. Tudo isso se dá por causa das agressões que a pele sofreu e também pelas características que o nosso corpo adquire com o avanço da idade.

A pele é o maior órgão do nosso corpo. É por isso que ela também precisa receber cuidados, já que forma uma verdadeira capa de proteção contra micro-organismos nocivos, como fungos e bactérias.

Também protege contra produtos químicos e fatores ambientais, como a radiação solar, impedindo que tecidos e órgãos mais delicados sejam agredidos pelo meio externo. O problema é que, desse jeito, quem acaba sendo agredida é a própria pele. Então, precisamos cuidar dela do mesmo jeito que ela cuida da gente.

A gente sabe que durante muito tempo houve uma certa pressão para desacelerar ou esconder o envelhecimento da pele, mas não podemos esquecer que o tempo vai passar para todo mundo e cada fase da vida tem a sua beleza. Por isso surgiu o movimento pró-aging, que tem incentivado as mulheres a revelarem e exaltarem a beleza única da pele madura, para que esse processo seja prazeroso e sem pressões estéticas.

É muito importante que a gente consiga mudar a forma como encaramos o processo de envelhecimento e também a maneira como falamos a respeito desse assunto. O movimento pró-aging tem esse objetivo também, de quebrar os tabus sobre o avanço da idade para que isso não seja mais encarado como algo negativo.

Ou seja, em vez de tentarmos evitar envelhecer a todo custo, esse movimento visa estimular um envelhecimento positivo para que a gente consiga aceitar a realidade da nossa pele em cada fase da vida, entendendo que todas as mudanças pelas quais ela está passando é algo perfeitamente normal.

Quando conseguimos encarar o envelhecimento de uma forma positiva, aproveitamos muito mais não só nossa pele, mas a vida por completo. A gente se liberta daquela guerra contra o tempo e conseguimos nos sentir bem com nós mesmas, sem nos preocuparmos com idade .

Como cuidar bem da pele madura?

Nessa fase, é necessária uma rotina de skincare específica, para que a pele se mantenha saudável e fique mais bonita. A gente separou algumas sugestões de cuidados, que fazem toda a diferença. Veja só!

Produto: Caudalie Resveratrol-lift Creme Cashmere Firmador

1. Atente para a limpeza da pele madura

A limpeza é muito importante em qualquer fase da vida para eliminar impurezas e se manter livre de cravos e espinhas. Na pele madura, é interessante fazer uma limpeza mais profunda, só que usando produtos que limpem de uma forma suave sem agredir a derme, já que ela costuma ser mais sensível.

Os limpadores e sabonetes faciais ajudam a remover toda a maquiagem e outros produtos que você tiver usado ao longo do dia, como hidratante ou protetor solar. É interessante optar por produtos para pele madura e que sejam específicos para o seu tipo de pele, garantindo resultados melhores.

2. Capriche na hidratação da pele madura

A hidratação é mais uma etapa muito importante da nossa rotina de cuidados com a pele madura, já que ela tende a ser mais ressecada. Por isso, vale investir em um bom hidratante, que ajude a formar uma camada de proteção e evite a perda da umidade natural.

Um detalhe: o ideal é utilizar um creme hidratante específico para o rosto, evitando usar produtos para o corpo. Isso porque os hidratantes faciais têm uma fórmula específica para atender às necessidades da pele do rosto, além de um equilíbrio ideal entre os componentes para que não causem nenhum tipo de irritação ou desequilíbrio na derme.

3. Proteja a sua pele madura com filtro solar

Você sabia que o Sol favorece a formação das manchas senis, causa envelhecimento precoce e também contribui para o agravamento do melasma? É por isso que o ideal seria a gente usar protetor solar facial desde sempre, para evitar as agressões que a radiação pode causar.

A pele madura continua precisando desse cuidado, inclusive porque, além das manchas, não podemos esquecer que o Sol é o principal causador do câncer de pele, então é essencial caprichar na proteção, inclusive em dias nublados. E aí, você tem lembrado de usar protetor solar todos os dias?

Quanto mais clara for a pele, ou quanto maior for o tempo de exposição ao Sol, maior também deve ser o fator do filtro solar que você vai usar. Não se esqueça de que existem aqueles desenvolvidos só para o rosto. O protetor que agente usa no corpo não é a melhor alternativa para a face porque a fórmula costuma ser mais oleosa.

4. Aposte nos antioxidantes para pele madura

Nosso organismo produz naturalmente os radicais livres, que são moléculas resultantes do metabolismo das células. Quando se acumulam no organismo, eles podem provocar danos e acelerar nosso processo natural de envelhecimento. Isso afeta o corpo por completo, favorecendo doenças como diabetes e artrite, além de afetar a pele.

É por isso que os antioxidantes são grandes aliados no cuidado com a pele madura. Eles combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce. Existem produtos antioxidantes nas versões óleo de limpeza, máscara facial, sérum e creme restaurador, por exemplo.

Diferentes substâncias e ingredientes têm essa ação de combater os radicais livres e garantir a saúde da pele madura. Você pode investir, por exemplo, em produtos ricos em vitamina C ou E, além dos que contenham cafeína, resveratrol, niacinamida e carnosina.

Produto: Caudalie Resveratrol-lift Sérum Firmador

5. Adote uma alimentação que favoreça a pele madura

O cuidado com a pele madura não deve vir só de fora, viu? Também é importante que o nosso organismo esteja saudável e forneça para ela todos os nutrientes que precisa. Então procure adotar um cardápio nutritivo e balanceado, já que conseguimos encontrar antioxidantes em alimentos como:

  • frutas cítricas e vermelhas;
  • linhaça;
  • azeite de oliva;
  • aveia;
  • peixes;
  • cenoura;
  • beterraba.

Ao mesmo tempo, você pode evitar os alimentos prejudiciais, como refrigerantes, gorduras, açúcares, sódio e bebidas alcoólicas.

Para ficar ainda melhor, adote o hábito de beber bastante água ao longo do dia. Ela vai manter o organismo hidratado e ainda eliminar toxinas prejudiciais para a pele.

Produto: Oikos Bandeja de Bambu com Palha Retangular

6. Mantenha uma rotina de skincare diaria para pele madura

É importante saber que a pele madura de cada mulher tem suas próprias características. Assim, algumas podem ter a pele mais seca ou oleosa, sensível ou mista, por exemplo. Então a rotina de skin care deve ser adaptada às suas necessidades.

Nos cuidados diários, é preciso fazer a limpeza para remover todas as impurezas. A aplicação de um sérum vai tonificar a pele e exercer ação antioxidante. Depois, passamos o hidratante e, para finalizar, aplicamos o protetor solar durante o dia.

Também podemos escolher alguns dias da semana para usar o esfoliante. Ele remove as células mortas e estimula a renovação da pele. As máscaras faciais são muito bem-vindas, e você pode escolher conforme os resultados que deseja alcançar, como uma hidratação mais profunda, o controle da oleosidade, combater manchas, estimular o colágeno, ou outros. Nesse caso, vale escolher um kit completo de skincare para esses cuidados especiais.

7. Use creme para pele madura na área dos olhos

A área dos olhos tem necessidades diferentes do restante do rosto. Nessa região, além das rugas, também se formam bolsas, olheiras e a flacidez, que deixa nosso olhar com aspecto cansado. Sem falar que a pele é bem mais delicada.

Por isso, é interessante acrescentar o creme para área dos olhos como parte da rotina de skincare da pele madura. Você pode investir em uma fórmula hidratante, que estimule a produção de colágeno ou que trate problemas mais específicos, como as olheiras.

Você pode usar creme para área dos olhos todos os dias, tanto na pálpebra inferior quanto na superior e na região no canto dos olhos.

8. Trate também a pele madura do pescoço

Às vezes a gente dá tanta atenção para o rosto que acaba esquecendo que o pescoço também tem uma pele delicada que precisa de cuidado quando se torna mais madura. Afinal, nessa região também surgem as rugas e a flacidez.

Quando você for limpar e esfoliar a sua pele, pode usar o mesmo produto para tratar o pescoço. Isso também vale para o hidratante e o protetor solar.

Para aplicar o hidratante, creme regenerador ou antioxidante, por exemplo, conseguimos alcançar resultados ainda melhores fazendo movimentos de cima para baixo. No contorno do rosto, você pode fazer os movimentos do queixo em direção as orelhas. Assim já faz uma pequena drenagem para combater inchaços e define melhor os contornos faciais.

9. Invista em produtos específicos para pele madura

A maioria dos produtos para pele madura que encontramos no mercado ainda recebem a classificação anti-idade ou anti-age. Esse termo não é o mais adequado, e muitas marcas já estão usando o termo pró-aging em seus rótulos, para tratar o envelhecimento de forma natural e positiva, como deve ser. De toda forma, o que importa mesmo é a fórmula dessees cosméticos serem específicas para esse tipo de pele.

É interessante investir em produtos desenvolvidos para sua faixa etária por causa dos nutrientes e das substâncias que foram utilizadas. Esses cosméticos contêm os ingredientes que vão fornecer para a pele madura os cuidados ideais para se manter saudável, hidratada e nutrida na medida certa.

Produto: Talika Creme Diurno Rejuvenescedor Facial Skin Anti-age Regenerating Day Cream

Algumas mulheres têm o hábito de comprar produtos para uma faixa etária para superior a delas na expectativa de obter resultados melhores, mas não é bem assim que funciona. O ideal é investir no produto desenvolvido para a sua idade porque ele respeita as características da pele nessa fase.

Vale lembrar que você não precisa esperar ter uma pele madura para começar a cuidar dela. Na verdade, quanto antes fizer isso, melhor, pois a pele amadurece saudável, evitando que o processo de envelhecimento seja precoce.

Faça parte do movimento pró-aging também! Compartilhe este post para que mais mulheres possam viver o envelhecimento com naturalidade e de forma positiva.