Skincare Para Pele Oleosa: O Passo A Passo Para Manter Sua Pele Limpa E Saudável

Skincare Para Pele Oleosa: O Passo A Passo Para Manter Sua Pele Limpa E Saudável

Você sabia que existem rotinas de skincare específicas para peles oleosas e que esse tipo de pele precisa muito de hidratação? Pois é, adotar uma rotina regrada de cuidados é super importante para controlar a oleosidade e ter uma pele saudável.

Pensando nisso, a gente preparou um post especial para te ajudar a entender mais sobre esse tipo de pele e encontrar a sua rotina de skincare para pele oleosa ideal. Vem conferir!

O que caracteriza uma pele oleosa?

A principal característica deste tipo de pele é a oleosidade excessiva. Bastante brilho e uma sensação pegajosa ao longo do dia também são comuns, além da tendência à acne e poros abertos e irregulares.

Qual a importância da rotina de skincare para pele oleosa?

É importante adotar a rotina de skincare ao acordar e antes de dormir. Cada etapa tem uma preparação diferente, afinal, existem produtos com substâncias específicas para os dois períodos do dia. Por isso, preparamos um guia para ajudar você a montar o seu ritual ideal. Vem ver!

A rotina de skincare para pele oleosa é importante para manter a pele mais saudável e hidratada, diminuindo a produção de sebo, já que a falta de hidratação é uma das causas desse problema.

Além disso, ela também ajuda a regular o brilho excessivo de maneira saudável, a evitar o envelhecimento precoce e a proteger a pele de algumas doenças. Outro benefício maravilhoso de incluir o skincare na sua rotina é a diminuição ou a prevenção de cravos e espinhas.

Como fazer uma rotina de skincare para pele oleosa?

É importante adotar a rotina de skincare ao acordar e antes de dormir. Cada etapa tem uma preparação diferente, afinal, existem produtos com substâncias específicas para os dois períodos do dia. Por isso, preparamos um guia para ajudar você a montar o seu ritual ideal. Vem ver!

Como fazer uma rotina diurna?

Os cuidados diurnos são mais simples do que imagina. Você só precisa tomar cuidado com a escolha dos produtos, que precisam ter texturas mais leves, além de ativos que não são fotossensibilizantes. É legal incluir aqueles que dão um glow na pele, assim, você começa o dia com uma pele mais viçosa.

Produtos: Caudalie Vinoperfect Essência Concentrada Luminosidade

Passo 1: limpeza facial

O primeiro passo é a limpeza facial com um produto específico para a pele oleosa. Essa etapa é importante para retirar as impurezas do rosto, como oleosidade e produtos de skincare que você passou antes de dormir, principalmente aqueles que não podem ser usados durante o dia.

Os géis de limpeza têm a textura mais levinha e oil free, eles vão ajudar você a limpar o rosto com mais facilidade, então vale a pena apostar neles quando o assunto é pele oleosa.

Além disso, existem alguns ativos interessantes para priorizar na hora de comprar o seu gel ou sabonete para limpeza fácil. Veja:

  • ácido salicílico: regula a oleosidade e tem ação anti-inflamatória;
  • enxofre: além de diminuir a oleosidade, tem efeitos esfoliantes e secantes;
  • zinco: também diminui o sebo, além de ter ação cicatrizante e normalizadora.

Passo 2: tônico ou adstringente

O tônico ou adstringente chega para tonificar a pele e também complementar a limpeza facial, já que ele remove as últimas sujeirinhas e impurezas que possam ter resistido ao uso do sabonete ou gel de limpeza. Além disso, esse produto normaliza o pH e fortalece a pele, preparando o rosto para receber a nossa próxima etapa da skincare para a pele oleosa.

Passo 3: hidratação

Esse momento é importante para ajudar você a manter a elasticidade e a maciez da pele. Afinal, peles oleosas também precisam de hidratação, por isso não é necessário ter medo de caprichar nesta etapa.

Para evitar a oleosidade excessiva, o ideal é buscar um hidratante em gel. Além disso, vale a pena apostar em alguns produtos com os ativos a seguir:

  • vitamina C: deixa a pele viçosa e com um brilho mais natural;
  • ácido hialurônico: combina com a vitamina C, hidrata a pele e estimula a produção de colágeno;
  • niacinamida: com ação anti-inflamatória, regula a produção do sebo e melhora a textura do rosto;
  • ácido glicólico: equilibra a oleosidade e estimula a renovação celular;
  • vitamina E: retarda o envelhecimento e ajuda a prevenir o câncer de pele.

Passo 4: Proteção solar

Para finalizar a rotina de skincare para pele oleosa você não pode esquecer do filtro solar. Ele é fundamental para proteger a pele da radiação UVA e UVB e evitar o envelhecimento precoce. Esse produto, também ajuda quem sofre com espinhas e cravos, porque evita o surgimento de manchas da própria inflamação da acne e deve ser aplicado antes da make.

De modo geral, o filtro solar mais indicado para peles oleosas são os de textura oil free, ou seja, aqueles que não contém óleo na composição. A gente recomenda também os produtos que prometem um toque seco, assim a pele ganha um efeito matte e sem vestígios de oleosidade.

Não esqueça também de que o protetor precisa ter, no mínimo, FPS 30. Além disso, é recomendado reaplicar de 2 em 2 horas, viu? Isso porque o protetor vai saindo aos poucos durante o dia, afinal, a gente transpira e coloca a mão no rosto várias vezes. E não é só isso, a ação do sol e do vento também faz o produto perder o efeito depois de aplicado.

Qual o passo a passo para uma rotina de skincare noturna?

É importante escolher produtos mais densos e potentes no ritual de skincare noturno. Aposte em cremes espessos que tenham uma boa ação hidratante e que sejam específicos para o uso noturno. A noite também é o momento ideal para usar aqueles ácidos mais potentes, que não podem ser usados durante o dia.

Passo 1: Remoção da maquiagem

A remoção da maquiagem é um passo essencial na rotina skincare de qualquer tipo de pele. Existem várias opções de produtos para isso, em diferentes texturas e você pode escolher a que mais te agradar, o importante é não pular esse passo.

O demaquilante líquido, é uma opção mais comum e fácil de ser aplicada. Esse produto deve ser utilizado antes do sabonete, o uso de um não substitui o uso do outro.

Se a preguiça bater, você pode recorrer aos lenços demaquilantes. É só colocar o lenço sobre a pálpebra, esperar alguns segundos para a make derreter e arrastar para baixo. Nos lábios, você arrasta o produto suavamente e aproveita os outros lados do lenço para retirar a maquiagem da pele.

Além dessas opções, você pode investir em óleos de limpeza facial, especialmente para derreter makes pesadas e que são à prova de água. É só passar um pouco no rosto e fazer massagens circulares para facilitar a remoção da sujeira. O ideal é começar pelas bochechas e ir avançado aos poucos para a zona T e área dos olhos. Por fim, use uma toalha morna para remover o restante dos produtos.

Passo 2: Limpeza facial

É preciso caprichar nesta etapa, especialmente se usou maquiagem. A melhor forma de lavar o seu rosto é começar molhando a pele com água morna ou fria. Em seguida, aplicar um pouco de sabonete ou gel facial nas mãos, espalhando o produto de maneira uniforme pelo rosto. Lembre-se de fazer movimentos circulares.

Depois, é hora de enxaguar bastante a pele e usar uma toalha de algodão para secar. Fácil, né? Vale lembrar que você pode usar o mesmo sabonete da rotina diurna e repetir essa operação no máximo 2 vezes no dia. Caso contrário, lavar o rosto mais vezes pode causar o efeito rebote fazendo com que sua pele compense o ressecamento com mais produção de sebo.

Passo 3: Hidratação

Os cremes faciais entram como uma etapa fundamental da rotina noturna. Como a gente disse, você pode se jogar nos produtos mais densos, mas ainda assim apostar em um específico para a pele oleosa. Se você pretende usar os ácidos, a dica é apostar em cremes de ação calmante.

Passo 4: tratamentos com ácidos

Por fim, temos os ácidos, que são indicados para todos os tipos de pele por promover uma renovação celular. Eles são bons aliados para manter a pele mais firme, lisa e uniforme. A sua rotina de skincare noturna é o momento perfeito para usar aqueles ácidos mais fortes, que costumam descamar a pele e deixá-la sensível à luz, como o ácido retinoico.

No caso da pele oleosa, eles podem reduzir a visibilidade dos poros, regular a oleosidade e inibir a formação de cravos e espinhas. Selecionamos alguns ácidos que você pode incluir na sua rotina noturna de skincare para pele oleosa:

  • ácido salicílico: além de usar produtos com este ácido, vale apostar nele puro ou em uma combinação com mais ativos;
  • ácido hialurônico: mais um produto para ser aproveitado puro ou com mais ácidos — ele tem ação hidratante e preenchedora;
  • ácido tranexâmico: uma boa pedida para quem tem Melasma, manchas solares ou de acne;
  • ácido ascórbico: ou melhor, a vitamina D — ela pode entrar na rotina noturna especialmente se a ideia diminuir manchas.

As máscaras faciais entram na rotina de skincare para pele oleosa?

Você pode usar máscaras faciais na rotina, sim! Elas são perfeitas para complementar o ritual de beleza de todos os tipos de peles, especialmente a oleosa. O produto vai potencializar os cuidados do dia a dia, além de dar uma turbinada na hidratação e na nutrição da sua pele.

Produto:

A indicação é usar de 1 a 2 vezes por semana e sempre no período da noite. Vale reforçar que é essencial limpar bem a pele antes de aplicar o produto. Veja, a seguir, os principais tipos de máscaras faciais:

  • máscara de argila;
  • máscara em creme;
  • sheet masks (feitas de tecido descartável);
  • máscara peel off.

Pronto, esse é o passo a passo de uma skincare para pele oleosa. Agora que sabe mais sobre o assunto, pode criar a rotina de beleza que mais combina com você. Lembre-se que os produtos oil free são seus melhores amigos e o filtro solar é mais do que necessário.

Curtiu o post? Então, compartilhe nas suas redes sociais e aproveite para conferir as novidades de beleza e skincare da AMARO.