Spa Day em Casa | Como Fazer um SPA em Casa

Spa Day em Casa | Como Fazer um SPA em Casa

Ter um momento dedicado ao autocuidado e relaxamento é muito mais do que um mimo, é essencial para a saúde do corpo e da mente. São nesses momentos de SPA - tão preciosos em meio à correria do dia a dia - que renovamos nossas energias, recuperamos nossa imunidade e baixamos o stress e a ansiedade. Esse é um guia completo de como fazer um SPA em casa, com dicas de automassagem e rotinas de skincare e hair care para você. Vem ver:TUDO SOBRE AUTOCUIDADO

RITUAIS DE SPA

Quando pensamos em SPA o pensamento vai direto para pepinos nos olhos, procedimentos elaborados com lama e pedras quentes e…. o custo disso tudo! Mas você não precisa sair de casa para ter um SPA Day completo, muito menos gastar a mesma quantidade de dinheiro. Um tempo sozinhe, a música ideal e alguns produtinhos são mais do que o suficiente para garantir um spa day na medida que eu corpo e a sua mente precisam. Olha só:

PREPARE O AMBIENTE

O primeiro passo é o ambiente, para dar aquele clima relaxante. O espaço ideal é aquele que você se sente confortável e que você possa utilizar sem interrupções durante uma horinha ou mais. Qual é o melhor lugar da sua casa para ter esse momento? O banheiro? O seu quarto? Escolha o o ambiente e prepare-o para o seu momento de autocuidado. Se você mora com outra(s) pessoa(s) vale dar um aviso de que você estará indisponível por um tempo para o seu date com você mesme.

VELAS PERFUMADAS

E como um bom date, as velas dão todo um clima. As velas perfumadas, além de decorarem o espaço e contribuírem para a iluminação, exalam suas fragrâncias no ambiente como parte de uma aromaterapia.

Escolha o perfume que traz os sentimentos e energias desejados para o seu momento. Fragrâncias como a Lavanda, ajudam a afastar a negatividade e a te preparar para uma boa noite de sono. Para complementar as velas, você pode adicionar um aromatizador no ambiente. Assim, você deixa o ambiente com clima e cheirinho de SPA.

ÓLEOS ESSENCIAIS

Para complementar a aromaterapia, use óleos essenciais. Poucas gotas são poderosas para obter boas energias e atingir o estado de relaxamento que você tanto procura. Alguns óleos essenciais também podem ser misturados com seus produtos de skincare e são um up na saúde do corpo. Também são conhecidos por ativar os chakras e aumentar a autoestima e a alegria, ou seja, só benefícios.

MÚSICAS CALMAS E RELAXANTES

Às vezes, ficar no silêncio pode ser o oposto de relaxante. Nossa mente é cheia de voltar à preocupações da rotina ou te lembrar de tudo que você quer esquecer. Uma música calminha pode quebrar esse gelo e te deixar no momento presente, bem relax. Você pode escolher uma playlist que você já conhece e que te acalma ou explorar músicas novas que te façam viajar para um lugar de despreocupações.

DESLIGUE AS NOTIFICAÇÕES DO CELULAR

E falando em ficar despreocupade, o celular não está convidado para o seu date. Depois de colocar sua música, desligue as notificações, esse momento é só seu. Nada de responder crush, comentar a foto da amiga ou dar só mais uma olhadinha na sua agenda de amanhã. Não! Desconecte-se das redes para poder conectar-se com você.

USE ROUPAS CONFORTÁVEIS

E é claro que a dica de lookinho não pode ficar de fora. Estar confortável na roupa é essencial para o seu SPA em casa. Escolha tecidos leves que deixem o corpo respirar a vontade. Camisolas e vestidos larguinhos são ótimos para aproveitar o seu momento de relaxamento - e ainda ficar super estilosa, afinal é um date com você!

Para os dias mais frios, um conjuntinho de tricot te permite ficar à vontade e confortável sem passar frio. Os shapes mais largos são ótimos para não deixar a pele fresca após as hidratações e massagens do seu SPA em casa.

ROBES E ROUPÕES

PRODUTOS: ROBE TRICO - BRANCO ; ROBE TRICO - MALVA; ROBE CETIM COM RENDA

Maaas a peça it do SPA é o robe. Sem dúvida o look must-have é toalha na cabeça, máscara facial e, lógico, um roupão. Para dias quentes ou para um toque mais elegante, escolha um roupão de cetim. Já para aquela sensação de se sentir abraçada e mega confortável, o roupão de tricot é a melhor aposta.

AUTOMASSAGEM

Ambiente, ok. Look confortáve,l ok. O seu SPA em casa já pode começar. Mas e a massagem, como faz? Parte dos rituais de relaxamento, a massagem não pode ficar de fora do seu momento relaxante e você pode fazer em você mesme. As técnicas de automassagem são ótimas para aplicar no dia a dia para tirar o stress e as tensões musculares. Além disso, estar conectada e conhecer nosso próprio corpo é fundamental para a saúde e o autocuidado.

AUTOMASSAGEM FACIAL

Primeiro, faça sua limpeza facial como de costume e enxágue o rosto, sem esfregar a toalha na pele. Use um óleo facial ou um sérum para que seus dedos deslizem mais facilmente. Caso você tenha pele oleosa, opte por um produto com controle de oleosidade. Já se seu rosto estiver mais ressecado, séruns hidratantes são a melhor pedida.

  • Com as pontas dos dedos, massageie delicadamente o pescoço e suba lentamente até a mandíbula.
  • Siga o movimento nas maçãs do rosto, sempre com movimentos ascendentes e nunca para baixo.
  • Depois, faça pequenos círculos nas têmporas com caminhos lentos até o centro da testa e depois voltando para as laterais.
  • Por fim, massageie em volta dos olhos fazendo um círculo que parte das laterais do nariz, passando por cima das sobrancelhas até o seu fim, voltando para o ponto inicial.

Ainda na automassagem facial, existem alguns acessórios de autocuidado que deixam o momento ainda mais relaxante.

O travesseiro facial é feito com ervas aromáticas e pode ser usado em temperatura ambiente, quente ou congelado. Pressione-o levemente sobre as áreas do rosto por alguns minutos.

Outro acessório de autocuidado é o rolinho de pedra e o gashá, que ganharam o coração de diversos consumidores ao redor do mundo. Além de auxiliarem a automassagem facial, eles trazem benefícios como a redução de linhas de expressão e a estimulação da circulação sanguínea.

AUTOMASSAGEM PARA O CORPO

A automassagem corporal não exige nenhum contorcionismo, ela é sobre pressionar pontos estratégicos no corpo para aliviar tensões. Para ajudar a deslizar os dedos e já aproveitar para hidratar a pele, escolha um óleo corporal ou creme hidratante.

  • Com os dedos, pressione com força por alguns minutos o centro da sola do pé. Esse ponto tem ação relaxante no corpo inteiro.
  • Massageie os ombros com movimentos circulares. Para aliviar dores nas costas, use a mão esquerda para pressionar o lado direito da nuca e, após alguns minutos, inverta os lados.
  • Finalize passando o óleo calmamente pelo corpo, mentalizando boas energias e sentindo sua pele.

Para deixar sua automassagem corporal digna de um mega SPA, você pode usar produtos próprios para massagem. A vela corporal é feita com óleos essenciais e tem o objetivo de nutrir a pele enquanto você pratica a massagem.

  • Para usar, deixe a vela acesa até que a parte superior fique líquida.
  • Apague a vela e despeje com calma o óleo na área desejada, massageando com leves movimentos circulares.
  • Repita esse processo quantas vezes quiser.

ESFOLIAÇÃO

A esfoliação é o símbolo da renovação dentro dos rituais de autocuidado. Isso porque é nesse processo que eliminamos as células mortas da superfície da pele, tornando-a uniforme e iluminada. Como é indicado que se realize uma vez por semana, já que diariamente ela pode agredir o tecido cutâneo, a esfoliação é perfeita para entrar no seu momento SPA em casa.

ESFOLIAÇÃO PARA O ROSTO

Para a esfoliação facial, escolha produtos com ingredientes naturais com os efeitos desejados para o seu tipo de pele. Você pode conhecer os efeitos de cada ingrediente no nosso guia exclusivo que está disponível gratuitamente na nossa página especial sobre autocuidado. Depois de selecionado o seu esfoliante, aplique o produto com o rosto seco em movimentos circulares e leves. Enxágue retirando todo o produto do rosto e seque pressionando a toalha no rosto, sem esfregar.

ESFOLIAÇÃO PARA O CORPO

Já a esfoliação corporal pode ser feita durante o banho. Com a pele molhada, aplique no corpo em movimentos circulares e deixe agir por alguns minutos - lembre-se de desligar o chuveiro. Depois enxágue e continue sua rotina de banho normalmente.

BANHO RELAXANTE

E falando nisso, chegou o momento do banho relaxante no seu SPA Day em casa. É muito importante falar que isso não quer dizer passar horas com o chuveiro ligado. Autocuidado só funciona se você também estiver cuidando do planeta. O lado relaxante do banho está muito relacionado aos produtos que você utiliza para limpar e renovar seu corpo. Antes de entrar na água, por exemplo, você pode usar uma escova seca para estimular o sistema linfático e retirar as células mortas da pele, deixando ela mais macia e uniforme.

SAIS DE BANHO

Caso você tenha o privilégio de ter uma banheira, você pode aproveitar esse momento para desfrutar dos benefícios maravilhosos dos sais de banho e das bombas efervescentes. Elas nutrem a pele enquanto você simplesmente relaxa lendo um livro ou escutando uma música.

COMO USAR SAIS DE BANHO NO CHUVEIRO

Pois é, se você não tem banheira e ficou com vontade que nem eu, não se preocupe. Há maneiras de se usar os sais de banho no chuveiro! Em um pedaço de tecido, coloque 2 colheres de sopa de sal de banho. Depois, com uma fita ou linha, amarre o tecido com os sais no chuveiro, como se fizesse uma touca. Na hora do banho, toda a água vai passar por ali e você poderá desfrutar dos benefícios energizantes dos sais de banho.

ROTINA DE CUIDADOS COM O CABELO

Com a correria do dia a dia acabamos não tendo tanto tempo para dedicar aos cuidados com o cabelo. Por isso, o seu SPA em casa é a oportunidade perfeita para dar aquele up na saúde das madeixas.

Escolha produtos que façam sentido para o tratamento que deseja. Você quer hidratar? Nutrir? Mais brilho? Esse é o momento ideal para investir em uma máscara para cabelos incrível. Assim, você deixa ela agindo enquanto cuida de outras áreas do corpo.

É importante ressaltar que o banho relaxante precisa ser sustentável. E os cuidados com os cabelos estão inclusos nisso. Além da redução da quantidade de água ao fechar o chuveiro quando não está usando, precisamos também repensar as embalagens.

Shampoos e condicionadores sólidos são a mais nova tendência e vieram para ficar. Além de serem cosméticos naturais incríveis, eles não usam embalagens plásticas e duram muito mais.

Para finalizar a sua rotina de cuidados com os cabelos, um óleo capilar é sempre muito bem-vindo. Capaz de reduzir o frizz, ele também ajuda a hidratar e nutrir os fios, deixando um perfume gostosinho.

ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE

Para completar o seu SPA em casa, vamos falar um pouquinho mais sobre skincare. Uma das estrelas dos momentos de autocuidado, o skincare desse dia especial podem ter mais etapas do que nos dia a dia. No entanto, os passos principais continuam os mesmos: limpar, tonificar e hidratar.

Começando pela limpeza, prefira produtos mais suaves. Como você realizou uma esfoliação, a pele pode estar um pouco sensível e nós queremos acalmá-la.

Para a hidratação, você pode usar ampolas com óleos faciais ou um creme hidratante. Espalhe no rosto com cuidado e sinta a pele relaxar.

Outra dica incrível é aproveitar o momento para usar máscaras faciais localizadas, dando uma atenção a áreas que podem ficar esquecidas no dia a dia. Que tal hidratar os olhos e os lábios, por exemplo?

E por falar em áreas negligenciadas no autocuidado, nossas mãos e pés fazem tudo por nós e não é sempre que podemos dar um tratamento especial para eles, né?

As máscaras hidratantes para mãos e pés são perfeitas para cuidar com carinho dessas partes do corpo, renovando nutrientes e energizando-os para mais uma