Sofrer com Fluxo Menstrual NÃO É NORMAL

Sofrer com Fluxo Menstrual NÃO É NORMAL
o-que-e-sua

Já parou pra pensar qual a sua relação com a menstruação? Você presta atenção no seu fluxo, ciclo e alterações físicas que sofridas ao longo do mês? Na AMARO, a gente acredita que menstruação não deve ser um tabu - e muito menos um impedimento para vivermos todas as histórias que quisermos. Por isso, nos unimos às ONGs Plano de Menina e CDD para falar sobre SUA (sangramento uterino anormal), uma condição que afeta uma em cada três brasileiras. Saiba mais sobre o SUA e confira a coleção cápsula que criamos especialmente para a campanha - toda a renda será revertida para as ONGs. Confira:

Sobre o SUA

Convidamos a médica ginecologista responsável pela divisão de saúde feminina da Bayer, Dra Thais Ushikusa, para tirar nossas dúvidas sobre o Sangramento Uterino Anormal. Confira a seguir:

o-que-e-sua

O que é SUA?

SUA é Sangramento Uterino Anormal, que pela definição é qualquer alteração na menstruação: duração, intervalo ou quantidade, é também de­finido como perda menstrual excessiva, com repercussões físicas, emocionais, sociais e materiais na qualidade de vida da mulher, que podem ocorrer isoladamente ou em combinação com outros sintomas.

Quais são as possíveis causas?

São diversas causas de SUA, podemos dividir entre causas estruturais, ou seja, alteração do próprio útero, como miomas, pólipos, adenomiose e etc. E causas não estruturais, quando não temos uma alteração uterina, e podem ser distúrbios da coagulação sanguínea, uso de certos medicamentos, alterações hormonais, distúrbios da ovulação ou ainda podemos não achar nenhuma causa e mesmo assim ser SUA.

o-que-e-sua

E os principais sintomas?

Alteração dos parâmetros da menstruação (duração, quantidade ou frequência), pode ter também dor pélvica, cólicas, fraqueza, fadiga, falta de ar, redução da libido, dificuldade de engravidar, entre outros. Vai depender muito da causa, da intensidade e de fatores individuais.

Existe tratamento? Como é feito?

Existe tratamento sim, mas a escolha dele vai depender da causa. Existem tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos - o seu ginecologista vai definir qual o melhor método para o seu caso.

o-que-e-sua

O SUA pode atrapalhar mulheres que querem engravidar?

Depende da causa, se for um mioma a depender do seu local pode influenciar, se for um distúrbio hormonal ou da ovulação também pode dificultar ou impedir uma gravidez de acontecer. O Importante é consultar um ginecologista e investigar a causa.

o-que-e-sua

O SUA afeta 1 em cada 3 mulheres e ainda assim é uma condição pouco conhecida. Qual você acha que é o motivo para essa falta de informação?

Acredito estar muito relacionado com o tabu que ainda existe em torno da menstruação. As pessoas não falam sobre o tema e se sentem constrangidas. Fizemos uma pesquisa em 2019 com mulheres que tinham SUA - as mais jovens foram as que mais demoraram a descobrir que tinham a condição, isso porque elas não tinham como comparar o fluxo e por não conversarem abertamente sobre como a menstruação afeta sua vida. Também acontece da mulher conversar com outras pessoas sobre o tema e ouvir o “é assim mesmo, mulher sofre” e frases assim que só empurram o problema para debaixo do tapete.

Muitas mulheres ainda veem a menstruação como um tabu. O que podemos fazer para mudar essa visão?

Sim, infelizmente mulheres e homens não falam sobre o assunto, parece algo ruim que precisa ser sussurrado e escondido. Vejo a educação como a principal forma de mudarmos - falar abertamente sobre o tema, sobre como é natural e acontece com todas as mulheres. Fornecer informações corretas e baseadas em evidências e campanhas como essa também ajudam muito a fazer as pessoas refletirem e irem derrubando tabus.

o-que-e-sua

Coleção Cápsula Não é Normal

Pensando em trazer visibilidade para essa condição que afeta a vida de tantas mulheres, nos unimos às ONGs Plano de Menina e CDD para criar a coleção especial que você confere aqui. E o melhor? Toda a renda será revertida para a campanha.

o-que-e-sua
o-que-e-sua
o-que-e-sua
o-que-e-sua
o-que-e-sua
o-que-e-sua
o-que-e-sua
o-que-e-sua

Clique no botão para saber mais sobre a campanha e fazer o teste para ver se você pode ter SUA:

Falando em Menstruação

Confira a nossa seleção de produtos para te acompanhar nos dias de menstruação.

korui
korui
korui
korui
korui
pantys
pantys
pantys

*Estes produtos não fazem parte da coleção cápsula Não é Normal