Tipos de Perfume: saiba como escolher o seu

Tipos de Perfume: saiba como escolher o seu

Quem nunca se pegou encarando aquele frasco lindo de perfume e se perguntando se aquele aroma combinaria com seu estilo, se não enjoaria ou se era realmente bom? Saber escolher o perfume certo não é uma tarefa fácil, atire a primeira pedra quem nunca deixou um cheio no fundo do armário por ter se arrependido do aroma escolhido.
Para saber fazer a escolha correta, é necessário entender pelo menos o básico sobre as diferenças na descrição do aroma e notas olfativas do perfume. Por isso mesmo trouxemos um guia básico para você escolher seu perfume ideal. Olha só:

5 Tipos de Perfume

Uma das principais dúvidas que surgem na hora de escolher a fragrância ideal é: qual a diferença entre colônia, parfum e eau de toilette? Na realidade, são 5 tipos principais de perfumes que são classificados de acordo com a proporção de essências aromáticas diante da água e álcool na composição.

Parfum

O Parfum é a categoria com maior concentração de essências aromáticas, podendo variar de 20% a 30% de concentração. Perfumes com uma concentração maior tendem a demorar mais para evaporar, apesar de ter exceções dependendo do tipo de notas olfativas. Por ter um aroma muito marcante, é recomendado para utilizar em climas mais frios.

Eau de Parfum

O Eau de Parfum contém uma concentração de 10% a 20% de essências aromáticas. Um Eau de Parfum tradicional chega a durar por oito a dez horas.

Eau de Toilette

Com uma concentração de 5% a 15% de essências aromáticas, o Eau de Toilette é ideal para aplicar ao longo do dia pois tem uma duração de três a cinco horas.

Eau de Cologne

O Eau de Cologne, ou água de colônia, é uma fragrância mais casual com concentração de 2 a 4% de óleo essencial, tendo uma duração de até 2h.

Eau Fraiche

Um pouco menos conhecido, o Eau Fraiche é um perfume bem mais diluído, com apenas 1% a 3% de óleo de fragrância.

As características dos perfumes

Um perfume é composto pela sua família olfativa e suas notas aromáticas. Essas caracterísitcas são essenciais na hora de saber qual o tipo de perfume que mais combina com você.

O que são famílias olfativas?

As famílias olfativas são diferentes classificações do aroma e matérias-primas, naturais ou sintéticas, de um perfume. É o ponto chave para escolher um perfume, pois seus armas são muito característicos e se você se identificar muito com uma família específica, a chance de você acertar na escolha de um perfume pertencente a ela é grande. Além disso, cada família traz uma personalidade para o aroma específico, alguns são bem marcantes, outros delicados e outros combinam com um clima tropical pois trazem uma refrescância única.

O que são perfumes amadeirados?

Os perfumes amadeirados são predominantemente masculinos e trazem sentimentos de força e vigor devido aos seus aromas intensos. Conhecidos pela sua elegância, esses perfumes duram mais tempo na pele devido à sua presença nas notas de fundo. Principais ingredientes: copaíba, cedro, sândalo, vetiver, patchouli e priprioca.

O que são perfumes florais?

Os perfumes florais são associados a perfumes femininos por serem elegantes, sofisticados e muito delicados. Também podem ser combinados com outras famílias olfativas. Por exemplo, quando somados às fragrâncias adocicadas, são chamados de florais orientais. Principais ingredientes: extração de flores como rosa, jasmim, lírio, violeta, gardênia, orquídea, paramela e gerânio.

O que são perfumes adocicados ou orientais?

Perfumes adociados são atraentes e suaves, mas geram uma impressão marcante. Também são conhecidos como orientais pois a maior parte dos ingredientes - como a mirra e a baunilha - vinham exportados do oriente. São muito comuns em perfumes femininos. Principais ingredientes: baunilha, cacau, caramelo, mirra e cumaru.

O que são perfumes cítricos?

Os perfumes cítricos são conhecitos por serem impactantes e refrescantes. Ideal para climas quentes, eles trazem uma sensação de alegria e leveza. Principais ingredientes: bergamota, limão, flor de laranjeira, capim limão e grapefruit.

O que são perfumes da família olfativa chipre?

Uma das famílias olfativas mais tradicionais, datando do século XX. Esses aromas clássicos são uma combinação de ingredientes cítricos ou florais com notas de fundo amadeiradas, dando uma sensação de elegância, frescor e intensidade.

O que são perfumes aromáticos?

Os perfumes aromáticos são frutos da combinação de ervas e são muito encontrados em perfumes masculinos com combinações amadeiradas. Trazem refrescância e sofisticação. Principais ingredientes: alecrim, menta, estoraque, poejo, pataqueira e lavanda.

O que são perfumes gourmand?

Gourmand vem do francês e significa “aquele que é guloso”. Esses perfumes são construídos para serem extremamente doces e brincarem com os sentidos que atiçam o desejo do paladar pelo olfato. Isso pois seus principais ingredientes vêm da culinária, como chocolate, algodão doce, etc. Principais ingredientes: baunilha, caramelo, chocolate, algodão doce, amêndoas.

O que são perfumes frutais?

Os perfumes frutais são fragrâncias descontraídas e joviais, marcados pela sua autenticidade. É o tipo de aroma ideal para pessoas vibrantes. Combinam com climas tropicais e são a cara do verão. Principais ingredientes: pêra, pêssego, frutas vermelhas, abacaxi, maracujá, ameixa e cupuaçu.

O que são notas de saída, coração e fundo?

Sabe quando você vai comprar um perfume online e vê na descrição as notas olfativas do perfume? Isso nada mais é do que a identificação das camadas de uma fragrância e o momento em que elas são reconhecidas com o decorrer do tempo pelo olfato. É isso que faz o cheiro do perfume mudar na nossa pele com o passar do tempo. Basicamente, é a ordem em que a fragrância evapora.

  • Notas de saída: As notas de saída ou de topo são as primeiras identificadas assim que passamos um perfume. Ela evapora em cerca de 30 minutos, por isso são a impressão inicial porém não são as notas que fazem parte do cheiro final do perfume.
  • Notas de coração: Também conhecidas como notas de corpo, as notas de coração são o ponto central do aroma de um perfume e permanecem até 4 horas na pele. São elas que dão a principal personalidade para o perfume e são muito bem reconhecidas nas famílias olfativas florais e frutais.
  • Notas de fundo: Já as notas de fundo são mais “pesadas” e demoram mais para evaporar. Estão presentes principalmente em fragrâncias amadeiradas. Dependendo do tipo de perfume podem durar até 12 horas.

Escolhendo o perfume ideal para você

Na hora de escolher o perfume ideal para você é importante primeiro entender que tipo de família olfativa mais combina com sua personalidade e seus gostos. Você enjoa fácil de cheiros doces ou adora sentir aquele aroma adocicado ou floral? Por isso, sempre leia a descrição da fragrância e preste atenção nos ingredientes citados e como estão distribuídos nas notas olfativas.

Além disso, pense no tempo que você gostaria que o perfume fixasse. Busca algo marcante que dure o dia todo? Aposte em um Eau de Parfum ou Parfum. Quer algo mais suave, para um momento específico do seu dia? Então escolha o Eau de Toilette ou Eau de Clogne que mais combine com você.

Agora que você conhece as diferenças entre os tipo de perume, que tal explorar as fragrâncias disponíveis na AMARO?