8 Ideias de Cantinho do Café para Montar na sua Casa

8 Ideias de Cantinho do Café para Montar na sua Casa

Montar um cantinho de café em casa é uma boa pedida para os amantes da bebida e outras delícias quentes, como cappuccino, chás e chocolate. É o espaço ideal para receber visitas, jogar conversa fora ou relaxar depois de um dia exaustivo.

E preparar esse local é mais fácil do que se imagina, viu? Com uma boa dose de criatividade e as peças certas, é possível ter no lar um espacinho todo dedicado a uma das bebidas mais amadas do país.

Pensando nisso, preparamos um post com 8 ideias de cantinho do café para você se inspirar e aproveitar na sua casa. Olha só!

Por que montar um cantinho de café em casa?

Nada melhor do que ter um cantinho com todos os utensílios para preparar café e outras delícias quentes em um só lugar. Esse é um espaço especial na sua casa para você esticar as pernas, relaxar um pouco e tomar um bom expresso.

O cantinho do café é um ótimo lugar para fazer uma pausa no home office. Esse espaço também pode ser utilizado para receber seus amigos e familiares, principalmente para aquele cafezinho pós almoço.

Imagina que delícia chamar os amigos pra um café da tarde em um cantinho especial da sua casa. Bom, né? Por isso, para criar esses momentos, seja sozinha ou com companhia, vale super a pena investir em um espaço do café, seja na sala de estar, na sala de jantar ou até mesmo para complementar a decoração da sua cozinha.

E criar esse espaço é mais fácil do que se imagina. Adapte o seu cantinho de acordo com o seu gosto e siga essas dicas que preparamos.

Quais as melhores ideias de cantinho de café em casa?

Agora que já sabe por que vale a pena montar um cantinho de café, chegou a hora de conhecer dicas práticas para criar um espaço aconchegante e do jeito que você sempre quis. Vem conferir!

1. Bandejas e xícaras

Uma bandeja com xícaras faz toda a diferença no cantinho do café, especialmente porque facilitam a organização do local no dia a dia. As bandejas, aliás, são bons organizadores para deixar biscoitos, doces e outros petiscos bem arrumados.

A dica é escolher bandejas que combinem com as xícaras. Pense em uma paleta de cores para decorar seu cantinho do café. Além disso, aposte nos detalhes. Uma pequena flor ou planta suculenta, por exemplo, dão um toque charmoso e convidativo pro ambiente.

2. Mesa para o cantinho do café

Para o seu cantinho do café escolha uma mesa lateral que não ocupe muito espaço e que combine com o restante da decoração da sua casa. Se quiser diferenciar um pouco, aposte em um carrinho de servir café, que é prático e pode ser levado para qualquer cômodo da casa.

Independente do móvel escolhido, use bandejas e organizadores para dispor suas xícaras, cápsulas, porta-chás e, principalmente, sua máquina de café. Se sobrar um espaço, você pode incluir outros tipos de bebidas e montar um mini bar no mesmo lugar!

3. Tons de madeira e tons terrosos

Tons de madeira e tons terrosos dão um toque rústico para o cantinho do café, tornando o espaço elegante e super charmoso. Saiba que existem quatro tons de madeira para você apostar, e cada um tem um propósito diferente:

  • madeira clara: para uma decoração minimalista e clean;
  • madeira média: para uma decoração clássica ou moderna;
  • madeira escura ou avermelhada: para uma decoração sofisticada e elegante.

Você pode escolher organizadores e mesinha com esse material ou até mesmo apostar em conjuntos xícaras com pires de madeira para deixar ainda mais moderno e diferenciado o seu cantinho.

4. Uso de diferentes cores

É interessante determinar o tipo de decoração que deseja no seu cantinho do café antes de escolher cores diferentes para enfeitar o local. Além disso, descobrir o que você pretende transmitir com o espaço faz toda a diferença.

Por exemplo, se a ideia é ter um espaço moderno e aconchegante, dá para ousar na paleta de cores e escolher tonalidades mais vibrantes, como azul, amarelo e laranja. Mas é preciso ter cuidado para distribuir esses tons de maneira harmoniosa. Do contrário, o ambiente pode ficar pesado demais.

Aqui vão algumas dicas simples para acertar na escolha das cores do seu cantinho do café:

  • descubra o efeito e significado das cores escolhidas. Se quiser deixar o ambiente ainda mais harmonioso, vale a pena estudar um pouco sobre feng shui;
  • pesquise tendências em sites e revistas de decoração;
  • para fazer as melhores combinações, considere os itens que já estão no ambiente;
  • priorize as tonalidades que você mais curte.

5. Xícaras e canecas

Xícaras e canecas penduradas dão um toque todo especial ao cantinho do café. Além disso, deixam eles mais fáceis de serem utilizados e economizam espaço. Existem vários suportes de metal e madeira para isso, mas você também pode optar por ganchos simples na parede, por exemplo.

Ah! Vale a pena personalizar essas xícaras e canecas para deixar o ambiente diferenciado. Dá para fazer essa personalização em casa e com a ajuda das pessoas que moram com você, que tal? Essa é uma maneira de deixar o espaço com a cara de todo mundo.

6. Quadros diferentes

Existe uma infinidade de quadros para estilizar o seu espaço do jeito que você mais gosta. Você pode usar imagens que façam referência ao café, ou fazer uma combinações de diferentes quadros que fiquem em harmonia com o restante do ambiente. Vale a pena até investir em letreiros luminosos. Eles dão um toque mais cool para o cantinho do café.

Quadros com frases motivadoras também funcionam muito bem para o ambiente, especialmente se a ideia é usar o seu cantinho para recarregar as energias.

Plaquinhas decorativas também dão um charme a mais no cantinho do café. Lembre-se apenas de combinar a sua decoração de quadros as peças com o resto do ambiente.

7. Decoração clean

Menos é mais e, na dúvida, é interessante investir em uma decoração mais clean. Basta escolher com cuidado as tonalidades para criar um ambiente leve e elegante. Aliás, esse tipo de decoração é perfeito para lugares menores, porque dá uma sensação de amplitude.

Branco, marrom, bege e cinza, por exemplo, são cores legais para incluir no espaço. Para dar um toque especial, é interessante adicionar pequenos pontos de cor em alguns objetos do cantinho, como xícaras ou bandejas.

8. Cafeteira com design diferenciado

Por fim, uma boa cafeteira com design diferenciado é um item indispensável que dará um toque todo especial ao seu cantinho.

As cafeteiras Nespresso são boas opções para os amantes de café. Elas têm um design compacto, são modernas e o mais importante: fáceis de usar. Com um único botão, você poderá fazer qualquer receita que desejar de maneira prática e rápida. Bom, né?

O que levar em consideração na hora de criar o cantinho do café?

Pronto. Você já conhece 11 ideias de cantinho de café. Depois de conhecer essas inspirações, chegou a hora de entender o que levar em consideração na hora de criar o seu espaço. Vamos lá?

Como falamos, é essencial considerar os seus gostos pessoais, mas as questões listadas a seguir também fazem toda a diferença. Veja!

Defina o local

Esse é um dos primeiros passos para começar a criar o cantinho do café. O local pode ser na sala de estar, cozinha, sala de jantar ou até mesmo no escritório. Uma dica é buscar um ambiente confortável e que você possa esticar as pernas um pouquinho.

Pense em quais os cenários que você mais utilizará seu cantinho do café? O objetivo é deixar perto do local em que recebe visitas? Ou é um espaço para você descansar e ler um livro? Pense na utilidade do ambiente antes de tudo.

Deixe tudo ao alcance das mãos

Açúcar, adoçante, guardanapos de papel, cafeteira, cápsulas etc. O ideal é manter o espaço funcional, com tudo o que você precisa no cantinho do café.

Mantenha a organização

Espaços menores tendem a ficar desorganizados com muita facilidade, por isso, além de usar bandejas, tenha cestos e caixas organizadoras para guardar os demais utensílios. Isso ajudará a tornar o cantinho muito mais funcional e diferenciado dos demais.

Essas foram nossas 8 ideias de cantinho do café! Como falamos, é essencial levar em consideração seus gostos antes de criar o espaço. Mas, na dúvida, aposte sempre na simplicidade e no aconchego. Esse é um bom caminho para ter um local gostoso para saborear suas bebidas favoritas.

E aí, curtiu o post? Tem interesse em outros temas como esse? Então, aproveite que está por aqui para conferir dicas incríveis para montar a mesa de café da manhã perfeita!