Matcha: O Que É e Como Consumir

Matcha: O Que É e Como Consumir

De tempos em tempos aparece uma nova tendência culinária que toma conta das redes sociais e das dicas de saúde. O queridinho da vez é o matchá, um chá verde tradicional do japão com diversos benefícios para o bem-estar, além de ser super gostoso. Então está mais do que na hora de enaltecer o matchá em pó, tirar as principais dúvidas e aprender quatro receitas incríveis. Olha só:

O QUE É MATCHÁ EM PÓ?

O matchá é a variação mais concentrada do chá verde, proveniente da planta Camelia sinensis. Suas folhas são colhidas quando ainda jovens e depois moídas em pó de matchá. Durante sua produção, o matchá é protegido do sol e por isso tem uma maior concentração de clorofila e cafeína, o que o torna um poderosíssimo antioxidante.

PARA QUE SERVE MATCHÁ VERDE?

O matchá tem muitos benefícios para o organismo, além de ser extremamente versátil para usar na cozinha. Sua principal função é ser um antioxidante para o organismo, combatendo os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce. Mas não é só isso não, tá? Tem muito mais, vem ver:

BENEFÍCIOS MATCHÁ

  1. Aumenta a concentração - O matchá é rico em uma substância L-teanina, que promove sensação de bem-estar. Aliada a essa substância, está a cafeína do matchá. Mistura tudo isso e você tem um aumento de concentração sem sensação de ansiedade.
  2. Melhora a saúde do coração - Segundo estudos, o matcha quando consumido regularmente pode reduzir o colesterol e a pressão arterial, prevenindo doenças cardíacas.
  3. Acelera o metabolismo - o matchá é um ótimo acelerador de metabolismo, aumenta o gasto de energia e até mesmo auxilia na queima de gordura.

QUANDO TOMAR MATCHÁ?

O Matchá em pó pode ser consumido em forma de chá ou como ingrediente em panquecas, bolos e até mesmo sorvete. Seu gosto é bem forte, então a proporção de pó que você utiliza em cada receita pode variar muito de acordo com seu paladar. Além disso, muitas pessoas têm algumas dúvidas sobre quando tomar matchá e como. Olha só:

PODE TOMAR CHÁ DE MATCHÁ À NOITE?

O matchá tem alta concentração de cafeína, por isso seu consumo no período noturno pode atrapalhar uma boa noite de sono, especialmente se você é sensível a essa substância. O recomendado é tomar pela manhã ou durante o dia para aquela dose extra de boa energia.

PODE TOMAR O MATCHÁ GELADO?

Pode e é delicioso! O matchá gelado é uma ótima bebida refrescante e energizante, muito boa para tomar antes de fazer exercícios no verão. Trouxemos uma receitinha incrível pra você testar já.

PODE TOMAR MATCHÁ COM LEITE?

Tomar chá com leite é uma tradição inglesa que pode parecer um pouco estranha para quem nunca experimentou. Mas o Matcha Latte é muito gostoso e também está na nossa lista de receitas.

RECEITAS COM MATCHÁ PARA TESTAR JÁ

PANQUECAS DE MATCHÁ

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo

½ xícara de leite

½ xícara de iogurte grego

2 colheres de açúcar

15 - 20g de matchá em pó

1 ovo

Como fazer:

Bata todos os ingredientes em um liquidificador até ter uma massa homogênea.

Leve uma frigideira ao fogo, se não for antiaderente, acrescente um pequeno pedaço de manteiga ou azeite.

Coloque 2 colheres de sopa da massa e deixe cozinhar até que esteja no ponto ideal para virar.

Vire com uma espátula e deixe no fogo até dourar o outro lado. Separe em um prato ou travessa.

Repita o processo até transformar toda a massa em deliciosas panquecas.

Dica: sirva com mel.

SORVETE DE MATCHA

Ingredientes:

160g de iogurte natural

1 lata de leite condensado

300g de creme de leite fresco ou nata

15 a 25g de matchá em pó

Como fazer:

Misture o iogurte, leite condensado e o matchá em uma tigela.

Em outro recipiente, bata o creme de leite até atingir uma consistência de chantilly.

Vá adicionando o chantilly na mistura de matchá em três partes diferentes e vá misturando bem enquanto isso.

Tampe o recipiente com a mistura e deixe no congelador por 6 a 10 horas.

MATCHÁ LATTE

Ingredientes:

1 colher de sopa de matcha em pó

3 colheres de sopa de açúcar ou xylitol

⅓ xícara de água

1 ½ xícara de leite quente

Como fazer:

Ferva a água e adicione o açúcar com o matchá em pó e misture bem. Acrescente o leite e continue mexendo. Para um toque extra, adicione um pouquinho de pó de gengibre ou canela.

MATCHÁ GELADO

Ingredientes:

1 colher de sopa de matcha em pó

3 colheres de sopa de açúcar

⅓ xícara de água

1 ½ xícara de leite gelado

Como fazer:

Ferva a água e adicione o açúcar com o matchá em pó e misture bem. Acrescente o leite e continue mexendo. Deixe esfriar e depois coloque na geladeira por 20-30 minutos.

Coloque algumas pedras de gelo e sirva em um copo.