Decoração Com Almofadas: 7 Ideias Para Decorar a Sala e o Quarto Com Almofadas

almofadas-decorativas

Uma das melhores coisas sobre decoração é poder juntar um item funcional com um aspecto estético para transformar o ambiente. As almofadas são um ótimo exemplo! Elas deixam o espaço mais confortável, são essenciais no sofá e no quarto e dão um toque decorativo extra. Além disso, as opções de cores, estampas, formatos e texturas são quase infinitas - o segredo está em saber combinar. Confira algumas ideias de decoração para sala e quarto usando almofadas. Olha só:

Almofadas para Sala

A sala é aquele ambiente para relaxar, receber uma visita com conforto ou até mesmo se jogar no sofá para maratonar uma série. Sendo assim, a decoração deve ser convidativa e aconchegante. Por isso, escolha bem o material das capas de almofada que irão compor o sofá. Procure tecidos como algodão e lona leve, que são confortáveis e fáceis de lavar.

almofadas-decorativas

Um segundo ponto importante é o número ideal de almofadas para o seu sofá. Você quer ter almofadas o suficiente para criar uma combinação interessante mas não quer os convidados sendo obrigados a colocar as peças no chão para achar um lugar para sentar. Combine tamanhos diferentes para aproveitar ao máximo o espaço do seu sofá.

Por último, pense nas cores das almofadas e procure combinar com os demais elementos do cômodo - cores dos móveis, tapete, cortina, quadros. A dica é criar uma paleta de cores em comum entre suas almofadas. Por exemplo, ao apostar em verde claro, verde escuro e creme, você pode escolher capas que tenham uma ou mais dessas cores e brincar com as estampas e formatos das almofadas.

Almofadas para Quarto

A quantidade de almofadas para o quarto vai muito de pessoa para pessoa. Você pode querer apenas duas almofadas para completar a combinação com travesseiros ou montar aquela cama de revista e encher de almofadas para se jogar em grande estilo.

almofadas-decorativas

A forma de decidir a paleta das almofadas decorativas pode variar um pouco já que as cores do quarto podem mudar com mais frequência se você tiver diferentes tons de roupas de cama. Como o sofá têm sempre o mesmo "fundo", não há a preocupação das almofadas não combinarem de uma semana para outra. Assim, você pode escolher a paleta pensando nos diferentes conjuntos de colchas e fronhas ou optar por cores de almofadas neutras o suficiente para ornarem em qualquer situação.

Almofadas Decorativas

As almofadas decorativas também ficam ótimas em ambientes como sala de estar ou poltronas de leitura. Dependendo da estampa, elas podem elevar a decoração do ambiente ou deixá-lo mais divertido. O que não faltam são opções para testar. Não tenha medo de ousar com estampas e explorar ao máximo as cores presentes naquele espaço. Tudo pode ser levado em consideração - da vela aromatizada ao tapete do lugar.

almofadas-decorativas

Teste as diferentes composições. Escolha estampas com o mesmo tema: natureza, abstrato, poá, etc. Decida a ordem em que essas almofadas irão ficar - estampa com estampa, intercaladas, inclinadas ou lado a lado. Se quiser, compare as imagens dos produtos lado a lado para testar se essas almofadas fazem sentido juntas.

Almofadas Coloridas

As almofadas coloridas sem dúvida alegram o ambiente. Você pode fazer um set apenas com capas coloridas - sem medo do maximalismo - ou garantir que pelo menos uma das almofadas da sua decoração tenha uma estampa com uma ou mais cores.

Outra dica é usar uma única almofada bem estampada e colorida para dar o toque final em uma poltrona ou puff.

Almofadas Estampadas

As almofadas estampadas trazem personalidade ao ambiente. Mais do que apenas combinar com a casa, a almofada com ilustração deve ter um pouquinho de você. Uma ilustração divertida pode trazer leveza e alegria, um desenho mais conceitual pode deixar o espaço mais moderno.

Para combinar almofadas estampadas coloque-as de par com uma lisa da mesma cor que um detalhe da ilustração. Isso dá a impressão de sinergia e planejamento entre as peças e deixa o resultado final mais agradável aos olhos.

Outra opção é ter todas as almofadas estampadas no mesmo estilo e nas mesmas cores. O clássico é combinar estampas em preto e branco e intercalar elas no sofá ou na cama. Inove nas ilustrações e fuja do ordinário. Procure estampas diferentes e deixe o ambiente mais interessante.

Texturas e Tecidos

Uma capa de almofada de qualidade é feita com um tecido encorpado e confortável - como lona leve ou sarja mista. São mais simples de lavar quando necessário e deixam a produção mais elevada. Para acrescentar um toque extra, as almofadas texturizadas e bordadas são uma ótima opção.

Tamanhos e Formatos

Para deixar sua composição de almofadas decorativas ainda mais especial, explore os diferentes formatos e tamanhos. Assim, você consegue criar diferentes camadas de peças que se encaixam e complementam.