Drinks Para Verão: 6 Receitas Refrescantes Para Você Fazer

Drinks Para Verão: 6 Receitas Refrescantes Para Você Fazer

Verão é tempo de relaxar com os amigos e a família e aproveitar o calor. Sabe o que vai muito bem com tudo isso? Aquelas boas doses de drinks para a estação.

Bebidas refrescantes, saborosas e servidas com uma decoração instagramável podem deixar qualquer encontro ainda mais divertido e prazeroso. Sem falar que ajudam a relaxar e a sair um pouco da rotina.

Que tal algumas dicas de verão para curtir a estação ao máximo? Neste post, reunimos 6 tipos de drinks que têm tudo a ver com os dias de sol para você nunca mais ter dúvidas do que servir para os amigos em casa. Olha só!

Melhores drinks para o verão

Coquetéis refrescantes são sempre bem-vindos no verão, seja na praia, na piscina ou dentro de casa. Não só pelo sabor incrível, preparar essas bebidas é uma excelente oportunidade para soltar a criatividade e testar novas misturas.

Essa não é a única vantagem de aproveitar o calor para tomar boas doses de drinks em casa. Afinal, o que não faltam são opções de receitas para todos os gostos, que você e os seus amigos podem preparar.

Quer se inspirar para montar um cardápio variado para a sua próxima festa? A seguir, conheça 6 dos principais coquetéis que muita gente curte!

1. Cosmopolitan

Por que não começar com um drink clássico e um dos mais elegantes? Quem gostou de assistir Sex and the City provavelmente vai se lembrar dessa bebida, pois era a favorita das protagonistas.

Para preparar o coquetel, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 dose de licor de laranja;
  • 1 dose de vodka;
  • 50 ml de suco de cranberry.

Com tudo em mãos, é só misturar e bater tudo em uma coqueteleira. Depois disso, não se esqueça de adicionar gelo. Um suco de limão também é muito bem-vindo na mistura, assim como finalizar com uma rodela de laranja na borda da taça.

2. Gin tônica com frutas

A gin tônica é um must das festas e confraternizações, principalmente no calor. Afinal, a combinação de limão, gin e água tônica refresca até os dias mais quentes do verão.

Mas o que acha de incrementar o drink? As frutas podem dar um toque especial para o sabor, tornando-o mais doce ou azedo, a depender de sua escolha. Sem contar que esse coquetel é superprático de ser preparado.

Para começar, separe os seguintes itens:

  • 1 dose de gin;
  • 2 rodelas de limão;
  • ⅔ da taça de água tônica;
  • uma porção de fruta cítrica, como morango, mirtilo ou kiwi cortada em pequenos pedaços;
  • gelo a gosto.

Tudo o que você vai precisar é misturar os ingredientes com a fruta escolhida. Se o seu drink ficou bem colorido, não se esqueça de servir em um copo ou taça transparente para valorizar a produção.

3. Piña colada

É quase impossível falar sobre drinks para o verão sem mencionar a piña colada. De origem porto-riquenha, a bebida é feita com uma mistura saborosa de coco e abacaxi. É super refrescante e quem experimenta se apaixona.

Para prepará-la, pegue uma coqueteleira e adicione:

  • 100 ml de suco de abacaxi;
  • 1 dose de rum;
  • 1 dose de leite de coco;
  • 2 colher de açúcar;
  • gelo.

Depois, é só bater até que o drink fique bastante cremoso. Após isso, coloque a bebida em uma taça e pronto. Agora é só servir o coquetel para os convidados da festa e se divertir.

4. Sangria

A sangria nem sempre é uma das primeiras a ser lembradas quando o assunto é bebidas geladas, mas não deixa de ser uma excelente opção de drink para festas.

O coquetel pode ser servido com muito gelo e, para fazer cerca de 4 porções, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 375 ml vinho tinto ou branco — também conhecida como clericot;
  • 350 ml de água tônica;
  • 100 ml suco ou refrigerante de limão;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • porções de frutas, como laranja, abacaxi, maçã e frutas vermelhas.

Ou seja, o que não vai faltar é refrescância no sabor. Sem mencionar que a mistura das frutas deixa a bebida em uma coloração muito bonita, que pode ser aproveitada na decoração da mesa para receber os amigos.

Para deixar o drink ainda mais lindo e instagramável, vale a pena adicionar fatias de laranja na borda do copo ou dentro da taça. De quebra você ainda dá um toque mais cítrico no sabor.

5. Aperol Spritz

A cor do Spritz tem tudo a ver com o verão. Sua coloração laranja combina com o clima tropical e as temperaturas mais altas, sem contar que deixa a sua decoração ainda mais temática.

Não é à toa que essa bebida também cai bem na reunião com os amigos e pode ser uma ótima ideia para o cardápio de eventos especiais, como formaturas, casamentos ou até mesmo para as ceias de natal e ano novo.

Você vai gostar também de saber que essa é uma das receitas mais fáceis de se preparar. Afinal, só leva:

  • ½ taça de espumante seco;
  • ¼ da taça de Aperol;
  • ¼ da taça de água com gás.

Para enfeitar, você pode dar um toque extra com fatias de laranja nas bordas ou no interior dos copos e taças. E, é claro, esse é um coquetel que tem de tudo para ser servido com muito gelo.

6. Mojito

Uma das possíveis histórias que narram a origem do mojito fala sobre o seu surgimento em Cuba, por volta do século XVI. Hoje, não por acaso, a bebida se tornou um dos clássicos drinks para o verão e um dos favoritos das festas de fim de ano.

O coquetel faz uma combinação que é impossível resistir, pois reúne ingredientes de dar água na boca, como:

  • 1 dose de rum;
  • 1 limão espremido;
  • 3 ramos de hortelã;
  • água com gás ou refrigerante de limão até completar a taça.

Saborosa, bonita e leve, essa é uma bebida que vale a pena provar nos dias de calor, principalmente se estiver em boa companhia, como os amigos e a família.

Taças para servir drinks refrescantes

Mas, afinal, qual é a melhor opção para servir essas receitas de coquetéis? Conhecer diferentes tipos de taças e as suas principais características vai ajudar você a fazer a melhor escolha.

É interessante saber que a taça certa não ajuda só a deixar a apresentação dos coquetéis mais sofisticada. O formato do recipiente faz toda a diferença no sabor do drink e pode completar a sua decoração.

Por exemplo, as receitas que contam com pedaços de frutas podem ser servidas na taça Coupette, que tem uma divisão perfeita para separá-las do resto do drink. Assim, todo mundo consegue aproveitar ainda mais o sabor do cítrico ou do adocicado das frutas.

Quer saber em quais peças você pode investir para servir os melhores coquetéis alcoólicos e não alcoólicos nas suas festas? Confira 2 tipos de taças para cada drink!

1. Taça Dry

Sabe a taça que tem um formato parecido com a letra Y? Ela é chamada de Dry e é aquela que é utilizada para servir drinks como o Martini e o Cosmopolitan. Seu formato de haste longa deixa todo coquetel mais elegante e ajuda a manter a temperatura da bebida.

2. Taça Ballon

A taça Ballon é outra que não pode faltar no seu bar. Como é usada para colocar bebidas geladas, a sua estrutura também conta com uma haste bem comprida e a borda mais estreita.

Já o seu corpo é perfeito para servir drinks que vão bastante líquidos e gelo, pois tem o formato perfeito para manter a temperatura baixa da bebida, justamente por ser mais largo em cima da haste. Essa é uma vantagem também para as receitas que usam ingredientes gaseificados, como os espumantes e refrigerantes.

Não é à toa que a taça Ballon combina bastante com o gin tônica. O Aperol Spritz também pode ser servido nela, assim como o mojito. Até mesmo a sangria, que costuma ser colocada à mesa em uma jarra, pode aproveitar esse modelo.

É interessante saber que a taça Ballon também pode ser usada para servir água, suco e drinks não alcoólicos. Isso porque cai bem com várias bebidas geladas. Sem contar que combina tanto com o bar quanto com a mesa posta para os dias especiais, como o Natal e o Réveillon. Ou seja, essa é uma das opções mais versáteis para ter em casa.

Essas são apenas algumas das diversas ideias de drinks para o verão que você pode aproveitar para servir em casa e nas festas. Além disso, é possível deixar a sua criatividade se soltar para criar coquetéis saborosos e refrescantes — e quem sabe colocar o seu nome na sua obra-prima.

Curtiu as nossas dicas? Então acompanhe os nossos perfis nas redes sociais para ver muito mais conteúdos como esse. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Pinterest!