Tudo Sobre Feng Shui | Dicas Para Harmonizar Sua Casa

Tudo Sobre Feng Shui | Dicas Para Harmonizar Sua Casa

Nesse último ano, por conta da pandemia, passamos muito mais tempo dentro de casa e com isso novas vontades surgiram. Uma delas foi a vontade de (re)decorar nosso cantinho para deixar ele o mais aconchegante e nossa cara possível. E aí entra o Feng Shui, prática chinesa milenar que busca harmonizar a energia das pessoas com os ambientes em que elas estão.

Então, para falar sobre como harmonizar as energias e como trazer o Feng Shui para nossa casa, trouxemos a Tef e a Bel, especialistas no assunto e que dão dicas valiosas para deixar sua casa mais prazerosa. Olha só:

Quem é BTliê?

Bel e Tef são arquitetas por formação, se conheceram quando eram estagiárias e decidiram montar o próprio escritório juntas em 2014. Elas contaram que o Feng Shui entrou na vida delas por curiosidade, mas acabou se tornando objeto de estudo e parte da profissão. Começaram aplicando quando montaram o seu escritório e realmente acreditaram no potencial da prática quando viram que realmente estavam ganhando resultados.

De lá pra cá foram muitos projetos de Feng Shui e arquitetura realizados por meio do BTliê, teve a criação do canal no YouTube e a abertura do curso Projetando com Feng Shui para profissionais que atuam na área da construção civil.

Bel e Tef
Bel e Tef

O Que é Feng Shui?

“Feng” e “Shui” significam “vento” e “água”, respectivamente. Para os chineses, o seu significado remete à fluidez da energia vital dentro dos espaços, desde o macro, no mundo, até o micro, em nossas casas. Portanto, é essa energia que circula entre os ambientes que poderia influenciar a maneira como nos sentimos - um bom fluxo de energia nos deixaria bem, enquanto um mau fluxo poderia nos deixar para baixo.

“A maneira como a energia circula dentro dos espaços é a que vai dizer se irá ou não trazer vitalidade para a vida das pessoas. Tudo isso depende da forma como essa energia está acontecendo, a sua quantidade e sua qualidade. Tudo isso vai influenciar a maneira como nos sentimos dentro dos espaços.”

Bel

O Que é o Chi?

O Chi nada mais é do que a energia vital. É essa energia que é convidada pela prática de Feng Shui a entrar em nossa casa, deixando a nossa vida mais equilibrada e melhorando as vibrações do espaço.

"É a vida que dá vida. Dá vida para o corpo, espaço, plantinhas e o planeta. É a energia que permeia tudo e todos. Na China essa energia é chamada de Chi, no Japão de Ki e na Índia de Prana.”, disse a Bel.

O Que é o Baguá?

Na tradução literal, “Ba” significa oito e “guá” significa lados. Esse octógono é um mapa de energia com oito lados representando diferentes aspectos da vida ao redor de um centro, uma nona área, que representa a saúde e o bem-estar.

Baguá Feng Shui
Baguá

Bel e Tef dão a dica:

“A partir da aplicação do Baguá é possível fazer uma leitura muito precisa de tudo o que a pessoa vai viver na casa.”

O Baguá é colocado em cima da planta baixa da casa para identificar o campo de energia no seu ambiente. Assim, você consegue descobrir quais áreas da casa representam cada aspecto do baguá, conseguindo potencializar sua energia de acordo com suas cores e elementos.

“Fazemos uma analogia com a acupuntura. Assim como temos o mapa de meridianos do corpo, temos o mapa de meridianos da casa <...> um ponto do meridiano na acupuntura pode corresponder a um órgão, assim como uma área do Baguá corresponde à uma área da casa”, explica Bel.

Baguá na Planta da Casa - Feng Shui
Baguá na Planta da Casa

Para exemplificar, a Tef ainda diz que com a aplicação do Baguá:

“Se o quarto do casal está na área do relacionamento, isso vai fortalecer o relacionamento amoroso do casal. Mas se o escritório estiver na área do relacionamento, isso não vai fortalecer o relacionamento entre eles, já que passarão mais tempo trabalhando do que fortalecendo a relação juntos.”

Então, para te ajudar, separamos os elementos e cores que representam cada área do Baguá, dá uma olhada:

Áreas do Bágua

Área do Sucesso
  • Elemento: fogo
  • Cor: vermelho
Área do Relacionamento
  • Elemento: terra
  • Cor: rosa
Área da Criatividade
  • Elemento: metal
  • Cor: branco
Área dos Amigos
  • Elemento: metal
  • Cor: cinza
Área do Trabalho
  • Elemento: água
  • Cor: preto
Área da Espiritualidade
  • Elemento: terra
  • Cor: azul
Área da Família
  • Elemento: madeira
  • Cor: verde e azul
Área da Prosperidade
  • Elemento: madeira
  • Cor: roxo
Área da Saúde
  • Elemento: terra
  • Cor: amarelo, laranja e marrom

Quais São os Elementos do Feng Shui?

O Feng Shui possui 5 elementos encontrados em nosso planeta: água, terra, fogo, madeira e metal . Assim, de acordo com a prática, para uma vida equilibrada é preciso que os espaços contenham todos esses elementos.

Além do espaço, os 5 elementos também estão presentes em cada pessoa. Dessa forma, dependendo do seu elemento raiz, você pode criar um espaço personalizado que beneficie a sua personalidade e seus objetivos.

“Cada pessoa tem os 5 elementos dentro dela e um deles se sobressai. Podemos usar os artifícios do espaço para trabalhar nosso elemento pessoal, equilibrando a nossa energia e fazendo uma conexão nossa com o nosso planeta e natureza.” , diz Tef

E é por esse motivo que não existe uma casa perfeita universal pelo Feng Shui, mas sim casas que se harmonizam com a energia de cada pessoa que mora nela.

“Podemos trabalhar a energia do espaço e a energia da pessoa. Quando temos o conhecimento de qual é a energia raiz da pessoa e qual é a do espaço, conseguimos equilibrar o ambiente”

Dica: se você quer descobrir qual é o seu elemento principal, faça o questionário preparado pela Tef e a Bel.

Agora que você já sabe o seu elemento e como ele pode te influenciar, dá uma olhada em como você pode usá-lo para harmonizar a decoração da sua casa:

Elemento Água

A pessoa que tem como elemento a água é uma pessoa calma, introspectiva, não gosta de mudanças e prefere escutar sobre os outros do que falar sobre si.

Para energizar o ambiente de uma pessoa de água, aposte em elementos da cor preta ou azul escuro, espelhos, vidros (como jarras de água), objetos e ilustrações amorfas que remetem a fluidez da água.

Elemento Metal

Aqueles que têm o metal como elemento são disciplinados, introvertidos, calculistas, desconfiados, racionais, lógicos e com grande capacidade de planejamento.

Ao energizar um ambiente para uma pessoa de metal, aposte em elementos que sejam ou tenham metal, como o latão, prata, ferro, bronze e ouro. Inclusive, você também pode escolher elementos com mármores, granitos, cristais e cores claras como o branco e o cinza.

Elemento Madeira

Quem tem o elemento madeira como o principal é uma pessoa forte, sincera, resiliente, ambiciosa e com vontade de agir, defendendo os seus pontos de vista e não gostando de estar errada.

Ao energizar um ambiente para uma pessoa de madeira você pode utilizar objetos feitos com a própria madeira, a cor verde, listras, objetos com as formas cilíndricas e plantas (verdadeiras ou em ilustrações).

Elemento fogo

A pessoa de elemento fogo é aquela alegre, extrovertida, intensa, super comunicativa e que gosta de estar entre pessoas. Como o próprio fogo, é agitada e pode ser explosiva.

Na decoração, os elementos ascendentes, triângulos, a cor vermelha e objetos que emitem calor (como a vela) representam o elemento fogo. Então, dá uma olhada nas opções que você pode ter na sua casa:

Elemento Terra

A pessoa que tem a terra como elemento é estável, acolhedora, sensível e protetora. É muitas vezes aquela pessoa que se importa tanto com os outros que esquece de si mesma.

Para energizar o ambiente para uma pessoa de terra, você pode apostar em objetos feitos de argila, barro ou cerâmica, objetos no formato quadrado e nas cores terrosas e amarelas. Olha essas inspirações:

Dicas Para Começar a Harmonizar a Casa Com Feng Shui

Para começar harmonizando a sua casa você pode escolher alguns caminhos:

  1. Para equilibrar qualquer ambiente, comece adicionando um objeto de cada elemento do Feng Shui. Dessa forma, será possível harmonizar um cômodo, mesmo que você não tenha a planta da sua casa ou saiba seu elemento principal.
  2. Use o Baguá na planta da sua casa e escolha as áreas em que você gostaria de melhorar a energia. Depois, é só aplicar elementos do determinado guá para potencializar essa energia.
  3. Saiba qual é o seu elemento e o potencialize por meio da decoração. Lembre-se que é super importante buscar o equilíbrio, por isso, busque montar uma composição harmoniosa com todos os elementos, mas com o destaque para seu elemento principal.

Existem também algumas práticas gerais que independem do seu tipo de elemento e ajudam a energia da casa a circular melhor. Olha só:

Feng Shui Sala

A sala, muitas vezes, é o cômodo em que recebemos as pessoas. Por isso ela deve ser uma área aberta, clara, permeável e que faça as pessoas se sentirem bem-vindas. Aqui, o Chi deve se espalhar e fluir com facilidade.

A Bel e a Tef disseram pra gente:

“A ideia é que a pessoa consiga entrar com facilidade, sem tropeçar em nada, sem desviar de muitos móveis para entrar na casa. A passagem deve ser fluida por meio de uma sala acolhedora.“

Por isso, evite colocar sofá, mesa e objetos de frente para a porta de entrada. A passagem deve ser livre e sem obstáculos para te receber e fluir a energia.

Feng Shui na Sala
Feng Shui na Sala

Feng Shui Quarto

Você pode até pensar que a sala é o lugar em que mais passamos tempo, mas a verdade é que é no quarto onde recarregamos nossa energia e por isso é o cômodo mais importante da casa.

“O quarto é nosso mini universo, é o nosso lugar íntimo. Onde você guarda seu diário? Aquela coisa que você ama muito? No quarto! É o lugar onde você está protegido, onde você vai levar as pessoas que ama e confia. É a sua intimidade” , disse a Bel

Por conta disso, o seu quarto, seja de solteiro ou casal, deve ser um lugar confortável e bem cuidado. Invista em uma boa roupa de cama, cortina, tapetes e outros objetos que deixam o ambiente aconchegante.

“Uma pessoa que cuida do seu quarto, é uma pessoa que se ama. É amor próprio.”

Tef

Para os casais, a posição da cama é muito importante, já que é o lugar de união do relacionamento. Por isso, se você tem uma janela no quarto, evite posicionar a cama embaixo dela. As janelas são lugares de exposição, onde tudo pode entrar e sair, o que pode trazer insegurança e desconfiança.

“O nosso cérebro sempre está captando mensagens. Com a cama embaixo da janela, ele envia mensagens para o subconsciente de que você não está seguro” , diz a Bel.

É claro que aqui poderíamos discutir se o que veio primeiro foi o ovo ou a galinha, a posição da cama ou a desconfiança entre o casal. Mas para o Feng Shui, a janela torna a cama um lugar de vulnerabilidade quando posicionada embaixo dela.

Feng Shui e cama embaixo de janela
Quarto com janela VS Quarto sem janela

Feng Shui Escritório

Feng Shui no Escritório

Quando estamos no trabalho, nosso lado Yang floresce. Estamos ativos e nos comunicando com as pessoas do trabalho o tempo todo. Em um cenário comum, quando estamos em casa, a força Yin é mais presente, já que é o nosso espaço de descanso.

Com o isolamento social, isso mudou e tivemos que trazer nossa energia e espaço de trabalho para nossa casa também. Com isso, as duas energias se misturam, o que não é o ideal. Por isso, o cenário perfeito no Feng Shui é separar esses dois ambientes: o de descanso e o de trabalho.

Se você não tem um cômodo dedicado para o escritório em casa, tente colocar o seu home office na varanda ou no quarto de hóspedes, por exemplo.

“Se você trabalha dentro do quarto, você vai trabalhar pensando na cama que está ali atrás. O trabalho não rende e quando vai dormir você fica com aquilo na cabeça de não ter terminado tudo o que precisava, se sentindo culpado. Isso gera um ciclo de improdutividade, preguiça, fadiga, desmotivação e ansiedade., explica Tef

Feng Shui Banheiro

No Feng Shui, o banheiro é um espaço de limpeza física e energética. Por isso, é muito importante que seja um espaço bem cuidado, sem goteiras e espelhos ou azulejos quebrados.

As recomendações de ouro das especialistas são:

  • Cuide do seu banheiro para ser um lugar agradável. Você sempre deve sair do banheiro melhor do que entrou. Para isso, invista em elementos que te deixem bem, como uma boa toalha, sabonetes, plantas e aromatizadores.
  • Tenha um espelho na frente da pia. O espelho traz o sentimento de segurança, já que sempre queremos dar aquela olhadinha para ver se está “tudo certo com a gente” quando escovamos os dentes ou lavamos a mão.
  • Mantenha a tampa do vaso sanitário e a porta do banheiro fechada. Por ser um espaço de limpeza, o banheiro leva as energias embora, podendo interferir também na energia da casa. Assim, mantenha os lugares de fluxo de energia, como porta e tampa do vaso sempre fechadas.

E aí, curtiu? Se você ainda tem dúvidas de como aplicar o Feng Shui na sua casa, nos conte nos comentários que vamos te ajudar!

Tudo Sobre Feng Shui | Dicas Para Harmonizar Sua Casa