Jardim em Casa: 7 Ideias de Decoração de Jardim

jardim em casa

Uma das ideias de decoração que nunca tem erro é o jardim em casa. As plantas trazem alegria, cor e vida para o ambiente. Ter um cantinho dedicado às plantinhas pode ser mais fácil do que parece. Basta escolher bem as espécies perfeitas para o seu espaço e combinar com cachepots estilosos para aquele toque final. Confira como ter um jardim de casa para transformar o ambiente. Olha só:

COMO DECORAR O JARDIM DA CASA?

jardim-gif

Antes de fazer a decoração de jardim, é importante selecionar as plantas para ter em casa. Por aqui já criamos um conteúdo completo com as melhores espécies para criar em casa. Mas, é sempre bom ter em mente os seguintes fatores: qual a incidência de sol na sua casa? Qual sua disponibilidade para aguar e cuidar das plantinhas?

A partir dessas respostas, você consegue pesquisar facilmente as melhores opções para ter dentro de casa. O segundo passo é montar seu jardim com vasos de acordo com o espaço que cada planta precisa. Vem ver algumas ideias.

JARDIM VERTICAL

O jardim vertical é uma decoração que faz toda a diferença na casa. Existem diversas formas de aplicar essa ideia. Você pode adicionar uma grade na parede e enchê-la com plantas trepadeiras para criar um muro verde. Outra opção é usar cachepots “molinhos” e pregá-los na parede. Use plantas como a suculenta colar de pérola ou a planta jibóia para dar um efeito de cascata no seu jardim vertical.

JARDIM SUSPENSO

Outra opção de jardim em casa que aproveita o espaço e ainda assim cria uma decoração única é o jardim suspenso. São cachepots que ficam presos no teto por cordas ou correntes e deixam o chão livre. Você pode usar um vaso solitário ou combinar diversas plantas em alturas diferentes para criar o efeito de jardim flutuante.

JARDIM COM VASOS

Para criar um jardim com vasos é preciso brincar com composições diferentes para dar um aspecto planejado para o seu cantinho verde. Combine formatos, cores e tamanhos variados de cachepots. Pense nas plantas que irão ocupar cada vaso, nos tons de verde e nos seus tamanhos para deixar tudo harmonizado. Vale também experimentar diferentes alturas nos móveis e até mesmo no chão para um toque extra.

JARDIM COM PALETES NA PAREDE

O jardim com paletes na parede é perfeito para quem tem apartamento e quer aproveitar a varanda. Além de criar uma decoração para o local, combinado a madeira do palete com o verde das plantas, você pode ter uma mini horta dentro de casa. Escolha as mudas que você quer ter em casa, leve em conta a quantidade de sol que bate no lugar e construa seu próprio jardim. Uma dica é envernizar os paletes para dar um acabamento e não mofar.

JARDIM PARA QUINTAL

Quem tem quintal tem a oportunidade perfeita para criar a própria horta orgânica em casa. E acredite se quiser, demanda menos espaço do que aparenta! Escolha de 5 a 6 mudas e plante-as em vasos específicos ou direto na grama. Lembre-se de utilizar uma terra rica em nutrientes e de tempo em tempo aplique insumos para deixar as sua horta mais saudável.

JARDIM DE INVERNO

O jardim de inverno é feito dentro de casa e utiliza geralmente plantas que não precisam de tanta incidência solar. É uma decoração moderna e elegante. Crie um espaço específico para seu jardim de inverno e separe o ambiente com portas de vidro, cerquinha ou pedras no chão. Decore com cristais, iluminações diferenciadas e espelhos. Caso seu piso não possa ser molhado, opte por vasos que podem ser transportados com facilidade para aguar as plantas.

JARDIM DE APARTAMENTO

Se você mora em apartamento e não tem varanda, aposte em pequenos vasos para distribuir pela casa. Utilize as estantes, prateleiras e mesas para criar seu jardim de apartamento e alegrar o ambiente. Para esses espaços as plantas queridinhas são costelas-de-adão, cactos, espada-de-são-jorge e suculentas.

jardim-em-casa
CACHEPOT EM CIMENTO

PARA COMEÇAR SEU JARDIM EM CASA