Mesa Posta de Natal: Veja Dicas e Inspirações e Monte a Sua

Mesa Posta de Natal: Veja Dicas e Inspirações e Monte a Sua

Não tem como pensar em festas de fim de ano e não imaginar aquela ceia em uma mesa posta natalina, com um jogo de louça especial, guardanapos, velas decoradas e, claro, muita comida! É pensando nesse momento tão especial que preparamos algumas dicas de como montar uma mesa posta para o Natal para impressionar seus convidados e deixar sua festa ainda mais linda. Olha só:

O que não pode faltar na sua mesa posta de Natal

Na sua mesa posta natalina não pode faltar decoração e atenção aos detalhes. Os aparelhos de jantar escolhidos e as decorações darão o toque final para deixar sua ceia belíssima e sofisticada. Natal é tempo de celebrar, então não economize nos detalhes festivos na sua mesa posta.

  • Jogo de Pratos: escolha um jogo de pratos para utilizar na ceia que tenha detalhes decorativos. Pense que essa será a moldura da comida da sua ceia, então aposte em pratos com bordas coloridas ou com detalhes de textura.
  • Taças e jogo de copos: na sua ceia não pode faltar um belo jogo de taças e copos para brindar com os amigos e família. Pense nos drinks da noite para escolher o tipo de taça ideal.
  • Talheres: essencial em toda mesa posta, o conjunto de talheres também pode ser usado com um toque extra de decoração. Combine a cor dos garfos e facas com os detalhes das louças. As suas taças têm detalhe dourado? Então escolha os talheres da mesma cor para deixar tudo mais harmonioso.
  • Toalha de mesa: a toalha é a base de tudo e é o que dita as cores principais da sua mesa posta natalina. Toalhas brancas são ótimas para destacar as louças e alimentos, já a toalha de mesa vermelha é sofisticada e festiva.
  • Sousplat: similar ao jogo americano, o sousplat é uma forma de dar um toque extra de cor na sua mesa posta. Aposte em itens com enfeites, bordados e na paleta do seu Natal.
  • Velas e ornamentos: as velas e castiçais acrescentam aquele toque de magia natalina. Aposte em cores como verde, vermelho, dourado e prateado. Para dar o toque final, decore a mesa com arranjos feitos de ornamentos e pequenas esculturas de Natal.

Como montar uma mesa de Natal?

Para montar sua mesa posta natalina, comece separando a toalha de mesa para a festa e os jogos de louça. Uma dica é escolher cores natalinas como vermelho, dourado e verde, mas há muito espaço para usar a criatividade também. Por que ficar no óbvio? Que tal apostar em uma mesa moderna com branco e dourado, por exemplo? Existem decorações para todo tipo de festa natalina, da mais tradicional e completa até as mais simples e íntimas. Confira:

Mesa posta de Natal Simples

Poucos elementos fazem toda a diferença e não é preciso de muito para garantir uma mesa posta de Natal instagramável. Para quem vai receber poucos convidados, uma mesa posta simples de Natal é mais do que suficiente. Além disso, o minimalismo é uma tendência que pode deixar sua mesa de ceia com um toque sofisticado. Olha só algumas dicas:

  • Deixe só os sousplats: dispense a toalha de mesa e aposte apenas nos jogos americanos para proteger e decorar sua mesa posta. Se a sua mesa é de madeira, melhor ainda, o plano de fundo da sua mesa posta ficará com um ar mais rústico e minimalista.
  • Use uma vela como centro de mesa: para quem não quer encher a mesa de ornamentos, uma ou pouca velas com castiçais ao centro da mesa já irão fazer toda a diferença na sua mesa posta.
  • Paletas neutras: para manter o estilo simples, escolha uma paleta de Natal mais neutra. Pratos brancos e poucos detalhes em dourado podem dar um ar minimalista chique para a sua ceia.

Mesa posta de Natal completa

Para ter toda a pompa da mesa posta de Natal com um jantar com entrada, prato principal e sobremesa, tudo com aparatos específicos para cada parte da ceia, você vai precisar de:

  • Jogo de pratos decorados
  • Guardanapo de pano
  • Porta guardanapo decorativo
  • Talheres
  • Taças decoradas de vidro
  • Velas e castiçais
  • Arranjos de mesa
  • Sousplat
  • Bandejas e petisqueiras

No nosso guia de mesa posta e tipos de talheres, ensinamos como saber a ordem correta de cada elemento sobre a mesa e qual o talher e copo certo para cada alimento.

Mesa posta para ceia de Natal

Para montar sua mesa posta para ceia do Natal, comece acrescentando os pratos e taças nos lugares de cada convidado. Assim, você já tem uma boa noção do espaço disponível para decorar.

Dependendo do espaço disponível, coloque bandejas com os pratos principais no centro da mesa e deixe os acompanhamentos mais próximos das pontas. Distribua pequenas decorações ao longo da mesa, como velas e ornamentos de Natal.

Caso o centro da mesa fique apertado, deixe os pratos principais em outro lugar para os convidados se servirem e utilize o espaço vazio para acrescentar arranjos, velas, decorações, guardanapos e condimentos para temperar a comida.

Decoração de mesa posta de Natal

A parte mais divertida da ceia - além do momento de comê-la - é decorar a mesa posta natalina. Para isso, algumas dicas fazem toda a diferença:

  • Paleta de cores: antes de tudo, escolha uma paleta de cores para basear sua decoração. Essas cores valem para os jogos de pratos, talheres, copos, mas também para os ornamentos e outras decorações. O ideal é ter de 2 a 4 cores, misturando tons neutros (como branco ou bege) com cores mais chamativas (como vermelho, verde e dourado).
  • Arranjos de mesa: para os arranjos de mesa você pode misturar plantas com enfeites natalinos. Use um vaso de flores transparente e decore a base com com pinhas ou pequenas bolinhas que sobraram da árvore de Natal.
  • Velas decorativas: as velas combinam demais com o clima natalino e você pode apostar nos itens com detalhes brilhosos ou velas coloridas para colocar em castiçais.

12 ideias para a sua mesa posta natalina

Quer mais ideias para sua mesa posta de Natal? Olha só nossas dicas de como combinar as cores e alguns detalhes decorativos que fazem toda a diferença:

Mesa posta de Natal vermelha

Mesa posta de Natal verde

Mesa posta de Natal dourada

E aí? Já está com água na boca para a ceia de Natal? Então escolha tudo que você precisa para a sua mesa posta de Natal e comece os preparativos!