Mesa Posta: O Que É, Como Montar e Dicas Para Se Inspirar

Mesa Posta: O Que É, Como Montar e Dicas Para Se Inspirar

Saudades de uma aglomeração em casa? Já estamos há um bom tempo sem poder sair e receber muitas pessoas. Mas quem disse que você precisa de convidados para fazer uma refeição especial? Saber montar uma mesa posta é uma habilidade que deixa qualquer almoço ou jantar mais especial - isso sem falar que é super instagramável. Vale praticar sozinhe em casa para receber os amigos e familiares depois da pandemia com uma mesa montada digna de jantar de gala. Para dar aquela forcinha, preparamos o guia perfeito para você fazer sua mesa montada cheia de garbo e elegância. Vem ver:

mesa-posta

O QUE É MESA POSTA

mesa-posta

Mesa posta é quando você monta todos os utensílios para uma refeição, como pratos, talheres, copos e adornos de uma maneira organizada e estética. A principal função é deixar o ambiente agradável e bonito para receber convidados. A mesa posta está muito atrelada às regras de etiqueta. Sabe aqueles eventos chiques com mil e um talheres? Isso é uma mesa posta clássica. Cada prato, talher e copo é feito para um tipo de alimento específico e usado em uma determinada ordem.

COMO MONTAR MESA POSTA

Mas como fazer uma mesa posta fácil na sua própria casa? Primeiro, escolha uma toalha de mesa bem bonita, separe sua louça e confira o infográfico de uma mesa posta clássica para almoço e jantar:

mesa-posta

É importante lembrar que a ideia da mesa posta é distribuir de uma maneira padronizada tudo o que você precisa para uma refeição - cada utensílio tem uma função específica. Assim, a mesa posta é também adaptável de acordo com o menu. Por exemplo, se você não vai servir peixe, obviamente o garfo para esse prato não precisa estar posto. A ideia é facilitar para você que estará anfitriando não precisar correr pra lá e pra cá com louças durante o evento, além de deixar o local mais agradável para os convidados.

MESA POSTA CAFÉ DA MANHÃ

Imagina você, acordando em um domingo e concluindo sua rotina matinal com uma linda mesa posta de café da manhã para começar o dia com o pé direito. A gente precisa se mimar de vez em quando e nada melhor do que um belo café com tudo o que tem direito. Olha como montar uma mesa posta para o domingo de manhã:

mesa-posta

XÍCARAS PARA CHÁ

Para deixar ainda mais especial sua mesa posta, escolha xícaras para chá ou café que deixem o conjunto da obra ainda mais bonito. Nada da caneca de toda segunda-feira, o objetivo é transformar esse em um ambiente especial de autocuidado e de pausa na sua semana. Modelos estampados que combinam com os pratos ou nas cores do arranjo de mesa deixam tudo mais agradável.

MESA POSTA SIMPLES

mesa-posta

Tudo parece dar trabalho demais? Sem problemas, a mesa posta pode ser simples. O objetivo é deixar suas refeições mais especiais, dar um senso de rotina e a sensação de presença nas pequenas tarefas diárias. Combine a louça, coloque os talheres de maneira organizada e enfeite com um jogo americano.

MESA POSTA JANTAR

mesa-posta

COMO MONTAR MESA DE JANTAR

A mesa posta de jantar pode ser mais enfeitada, com estampas e tons mais extravagantes. Pense no menu da noite, separe as bebidas e organize sua mesa para uma refeição especial.

MESA POSTA ROM NTICA

Quer levar seus jantares românticos para o próximo nível? Aposte em uma mesa posta para deixar o parceire se sentindo especial. Para os ultraromânticos, que tal uma mesa decorada de corações? Pratos, taças, tábuas, tudo temático para uma noite de romance. Perfeito para um dia dos namorados em casa, só acender algumas velas e aproveitar.

MESA POSTA ALMOÇO

A mesa posta do almoço combina com louças de tons claros. Pratos decorados com pinturas aquareladas e estampas alegres. Uma mesa posta azul é a cara de um sábado à tarde.