Ada Lovelace: Conheça a Primeira Programadora da História

Ada Lovelace: Conheça a Primeira Programadora da História

Todo dia é dia de comemorar o empoderamento feminino, e hoje, 13 de Outubro, celebramos com muito orgulho o dia da Ada Lovelace, a mulher que inventou o algoritmo. Você sabia? Isso mesmo, uma jovem brilhante e estudiosa, lá do século XIX, foi a primeira programadora da história e uma das grandes responsáveis por termos hoje o que chamamos de computador.

Desde 2009, o Ada Lovelace Day é uma data comemorativa para homenagear esse grande ícone, celebrar o trabalho e as conquistas de todas as mulheres da área da tecnologia, ciência, engenharia e matemática, como também inspirar outras para ingressarem nesses campos que são dominados por homens.

Aqui, vamos contar um pouco da trajetória desta matemática para que você, aí do outro lado da tela, possa se inspirar. Vem, é uma aula de história que influenciou o mundo conectado que vivemos hoje e motivou - e motiva - muitas mulheres da tecnologia no decorrer dos anos.

Antes de tudo: o que é algoritmo?

Para explicar o que é um algoritmo, gostamos de usar a analogia da receita de bolo: precisamos de uma receita para fazer um bolo, certo? Pois bem, o algoritmo é tipo uma receita, é um passo a passo para executar uma função, por exemplo, fazer o site da AMARO funcionar perfeitamente para você comprar coisas lindas para a sua rotina. A partir do algoritmo, surge a lógica da programação que, nada mais é que a formação de códigos a partir desses algoritmos. Eles são super importantes porque são a base para o funcionamento de computadores e da inteligência artificial. O notebook, celular ou tablet fazem a leitura das programações para que tudo opere corretamente. Interessante, não é? Agora que você já entendeu, mergulhe na história da rainha do algoritmo.

A história e o legado de Ada Lovelace

Corta para 10 de Dezembro de 1815, muito tempo antes de sequer cogitar a existência do computador, data em que Augusta Ada Byron (1815-1852), Condessa de Lovelace, nasceu em Londres. Ela era conhecida por ser a única filha do famoso - porém louco - poeta Lord Byron, mas a principal coadjuvante para a brilhante história de Ada foi a sua mãe, a matemática Anne Isabella Milbanke.

Lord Byron, como a maioria dos homens daquela época, queria um primogênito. Desdenhando do nascimento de uma menina, ele logo abandonou a família. Nesse contexto e com receio de Ada se tornar uma artista e herdar a insanidade do pai, Anne a incentivou a se interessar pelo mundo da matemática e da lógica. Assim, Ada contou com tutores da área científica para aprimorar o seu conhecimento no campo desde pequena.

A grande aptidão com os números se tornou uma paixão e escreveu a história da sua carreira. Embora Ada não tivesse as mesmas oportunidades que os homens na época, como a de estudar em uma universidade, ela contou com mentores que auxiliaram sua trajetória revolucionária, como Augustus De Morgan (1806-1871), o primeiro professor de matemática da Universidade de Londres.

Charles Babbage (1791-1871) foi outro amigo e mestre da área que Ada Lovelace encontrou pelo caminho. O cientista convidou Ada para participar do seu projeto mais novo: o desenvolvimento da Máquina Analítica, que tinha como objetivo realizar cálculos rápidos e automatizados. E foi nesse momento que tudo mudou e ela começou a desenvolver o primeiro algoritmo da história.

Do primeiro algoritmo a um mundo conectado

Durante o projeto de Babbage, em 1837, a tarefa de Ada era traduzir alguns artigos e auxiliá-lo de forma indireta, mas a mente inquietante e curiosa de Lovelace viu que a Máquina Analítica poderia fazer mais do que cálculos e levou o trabalho a outro patamar.

Ela adicionou um novo olhar ao projeto, descreveu códigos com números, letras e símbolos para que o dispositivo da máquina conseguisse ler e funcionar - ou seja, criou o primeiro algoritmo. Ada Lovelace também desenvolveu um método para que a máquina pudesse seguir uma série de instruções e de repetições - o que é hoje é conhecido como “looping” na programação - além de fazê-la somar, subtrair, multiplicar e dividir.

A descoberta de Ada, assim como o projeto de Babbage, não fizeram sucesso na época e só se popularizaram quase 100 anos depois. Neste meio período, Lovelace casou com William King-Noel (1805–1893) e teve 3 filhos: Byron, Anne Isabella e Ralph Gordon. Aos 36 anos, faleceu de câncer no útero, em 1852.

Mesmo após a sua morte, as contribuições para área da tecnologia não foram esquecidas. Em 1946, o matemático e cientista Alan Turing (1912-1954) fazia pesquisas sobre a possibilidade da existência da inteligência artificial e usou, como base de estudo, as anotações de Ada Lovelace assim como a Máquina Analítica de Charles Babbage.

Ele formalizou o conceito da programação e projetou o Mecanismo de Computação Automática e a Máquina de Turing que, posteriormente, se tornaram referências para a criação dos computadores atuais. Por isso, ele ficou conhecido como “pai da computação”.

Com o desenvolvimento do projeto de Turing, as anotações de Ada Lovelace ganharam a devida notoriedade e foram publicadas por Bertram Vivian Bowden (1910–1989), no Symposium on Digital Computing Machines, em 1953. Assim, ela recebeu o reconhecimento de primeira programadora da história.

Se hoje vivemos em um mundo em que podemos nos conectar com pessoas em diferentes telas ou comprar produtos pela internet, é graças à genialidade da Ada Lovelace, uma mulher que não obteve as mesmas oportunidades que os homens da sua época, mas que estudou, se dedicou e rompeu muitas barreiras - agradecemos mil vezes, Ada!

Outras mulheres na tecnologia para se inspirar

Somos Todas ADA

Da mesma forma que o passado apresenta vários destaques positivos de mulheres da ciência, da tecnologia, da matemática, entre outros setores, assim também deve ser no presente! Sabemos que ainda são áreas dominadas pelos homens, mas as mulheres que são apaixonadas por esses campos não devem se intimidar, devem ser respeitadas, ter voz e, principalmente, as mesmas oportunidades que eles.

Na AMARO levamos isso muito a sério e temos um time de Tech & Data formado por 35 mulheres em diferentes cargos como analista de dados, desenvolvedoras programadoras e muito mais.

Para dar destaque ao maravilhoso trabalho que elas fazem, criamos o projeto “Somos Todas Ada” no qual elas contam sobre suas trajetórias, desafios e ganhos dentro da área de tecnologia. Conheça nossas women in tech aqui e se inspire!