Clean Beauty | Entrevista com Biossance

Clean Beauty | Entrevista com Biossance

Os cosméticos naturais vieram mesmo para ficar. Em toda nossa série sobre cuidado - com nós mesmes e com o planeta - falamos sobre como é importante consumir com consciência e descontruir as noções de beleza. E, se tem um movimento que resume muito bem esses valores sem dúvidas é o clean beauty. Pensando nisso, convidamos o time da Biossance, marca que é expert no assunto, e que somos super fãs para falar sobre skincare e esse movimento de rotinas de beleza que fazem bem para o nosso corpo e para o planeta também. Confira a seguir a entrevista completa para saber mais sobre a primeira marca de clean beauty do Brasil e ainda garanta algumas #dicasBiossance exclusivas para arrasar na sua rotina de autocuidado:

O QUE É CLEAN BEAUTY?

Ser Clean Beauty é cuidar. O autocuidado é parte essencial na nossa saúde - mental e física - mas isso não pode estar separado do zelo pelo meio ambiente. Consumir cosméticos com consciência de marcas ecológicas e responsáveis é essencial. As marcas Clean Beauty têm o propósito de criar um mundo em que beleza, saúde e ecologia andam lado a lado.

“Quando falamos de “Clean Beauty”, vamos muito além dos selos mais conhecidos no mercado, falamos de bem-estar de pele e de meio ambiente, tudo isso ainda atrelado à sustentabilidade.

— ANA LIA VANDONI - GERENTE GLOBAL DE EDUCAÇÃO DA BIOSSANCE

“Somente vegano, natural, orgânico ou cruelty free já não bastam para garantir um futuro melhor do planeta. Nosso grande desafio além de empoderar as pessoas de conhecimento, é conscientizar as outras marcas que só existe um caminho e esse caminho é o da beleza limpa.”

— ANA LIA VANDONI - GERENTE GLOBAL DE EDUCAÇÃO DA BIOSSANCE

BIOSSANCE & CLEAN BEAUTY

A Biossance é a marca de cosméticos que é a cara do movimento Clean Beauty. Com produtos inovadores, tecnológicos e sustentáveis, a Biossance é o exemplo de que a indústria de cosméticos pode - e deve - assumir a responsabilidade de criar produtos incríveis sem prejudicar o planeta. Convidamos a Ana Lia Vandoni, gerente global de educação da Biossance, para nos dar uma verdadeira aula sobre Clean Beauty e a trajetória inspiradora da Biossance. Ah, e não deixe de conferir a dica de skincare no final!

“Através da biotecnologia desenvolvemos produtos seguros, sustentáveis e limpos para a pele dos nossos consumidores e para o meio ambiente, colocando a marca em uma categoria que cresce cada vez mais globalmente, chamada de “Clean Beauty”.”

— ANA LIA VANDONI - GERENTE GLOBAL DE EDUCAÇÃO DA BIOSSANCE

PRODUTO: Biossance gel hidratante probio com esqualano.

“O consumidor brasileiro está se educando sobre o assunto e cada vez mais pede transparência das marcas. A partir do momento que entendemos o que um cosmético sem toxicidade pode fazer pela nossa pele e pelo planeta, não voltamos atrás. Hoje os cosméticos da Biossance são capazes de unir biotecnologia, sustentabilidade, e conseguem oferecer resultados com testes clínicos comprovados.”

— ANA LIA VANDONI - GERENTE GLOBAL DE EDUCAÇÃO DA BIOSSANCE

COMO NASCEU A BIOSSANCE?

PRODUTOS: Biossance óleo de limpeza antioxidante com esqualano. Biossance ômega creme reparador com esqualano.

A Biossance nasceu de uma empresa de Biotecnologia, fundamentada em uma herança de sustentabilidade. A Amyris, nossa empresa mãe, nasceu nos laboratórios de Berkley, na Califórnia e sempre buscou reproduzir moléculas para criar um impacto positivo no mundo - e assim é até hoje em todas as frentes que atua. Na área cosmética, a Amyris criou a Biossance ao perceber um “gap” no mercado. Recriamos o esqualano, reconhecido como o hidratante mais potente da biologia por ser facilmente absorvido pela pele (nascemos com esse ingrediente – na pele se chama esqualeno- e à medida que envelhecemos a produção cessa).

Antes de existir a Biossance, a Amyris patenteou o esqualano proveniente da cana-de-açúcar, que revendíamos para a indústria (e vendemos até hoje). Ao notar que o nosso esqualano não era usado em todo seu potencial cosmético ou muitas vezes era misturado a outros ingredientes tóxicos e não sustentáveis, vimos que existia espaço para uma nova marca, totalmente limpa, segura, sustentável, não tóxica e eficaz.

COMO FUNCIONA UMA PRODUÇÃO EM BIOTECNOLOGIA?

A biotecnologia da Amyris, empresa “mãe” da Biossance, recria moléculas já existentes na natureza. Através de um processo patenteado, fermentamos leveduras com carbono de origem renovável de plantas para desenvolver moléculas sustentáveis, permitindo a criação de produtos eficazes e mais seguros para as pessoas e para o planeta.

A BIOSSANCE FAZ PARTE DO GRUPO DE MARCAS COMPROMETIDAS COM O MOVIMENTO “CLEAN BEAUTY”. O QUE ISSO SIGNIFICA?

Somos uma marca certificada pelo EWG, que é uma organização que garante que não fazemos mal para o meio ambiente. É um órgão regulador americano, sem fins lucrativos especializado em pesquisas nas áreas de produtos químicos tóxicos, subsídios agrícolas, terras públicas e responsabilidade corporativa, que atua desde 1992. Segundo eles, a missão do grupo é empoderar as pessoas para viverem uma vida mais saudável em um ambiente mais saudável.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS DA BIOSSANCE?

PRODUTOS: Biossance sérum phyto-retinol com esqualano. Biossance creme para olhos com algas marinhas e esqualano.
  • Usamos recursos renováveis: nosso esqualano é 100% vegetal, derivado de cana-de-açúcar renovável.
  • Temos uma grande preocupação com o planeta: usamos os mais recentes métodos sustentáveis, sem desmatamento e com baixo consumo de água.
  • As embalagens são sustentáveis: nossas caixas são feitas com papel de fibra de cana-de-açúcar e certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC).
  • Compensamos as emissões de gases de efeito estufa das compras feitas pelo site oficial da marca (www.biossance.com.br). Somos veganos, cruelty free, livres de parabenos, não tóxicos, livres de perfumes e de PEG. Banimos mais de 2000 ingredientes tóxicos ou possivelmente tóxicos para a pele e/ou para o planeta.
  • A logística reversa das nossas embalagens é certificada pelo selo EuReciclo. Todas as caixas internas e externas estão prontas para reciclar. E ainda tem muito mais por vir!

O QUE É O ESQUALANO VEGETAL?

PRODUTOS: Biossance Gel antisséptico hidratante para mãos com esqualano. Biossance óleo 100% esqualano.

Para falar sobre o esqualano (versão sintética), antes preciso voltar um pouquinho e contar sobre o esqualeno (versão produzida pelo nosso corpo). O esqualeno é encontrado naturalmente em nossa pele quando nascemos. Formada por nossas glândulas sebáceas (óleo), é uma parte crucial dos lipídios que formam uma barreira protetora de umidade saudável da nossa pele. O esqualeno é a superpotência de hidratação do nosso corpo, mantendo a camada externa da pele hidratada e protegida

Os bebês no útero já fazem uma versão do esqualeno, o que ajuda a proteger a pele nas primeiras horas após o nascimento. Aos 20 anos, nossa capacidade de produzir esqualeno na pele realmente começa a desacelerar. Isso geralmente aparece como os primeiros sinais de linhas finas e desidratação.

O esqualeno existe dentro do nosso corpo e ele se oxidará se estiver fora dele. O processo de biotecnologia, cria uma versão estável desse ingrediente, que é hidrogenada, mudando o nome de esqualeno para esqualano - nosso esqualano vegano é estável e não oxida.

Antigamente, o esqualano usado no mercado cosmético, poderia ser encontrado de duas formas: através do óleo do fígado de tubarão (nada sustentável) ou através das olivas (nem sempre estável para a pele).

Com o uso da biotecnologia, os cientistas da Amyris conseguiram criar uma réplica do esqualeno a partir de uma técnica de fermentação patenteada a partir da cana-de-açúcar sustentável e renovável, produzida no Brasil.

ENTÃO, VAMOS ÀS FUNÇÕES DO ESQUALANO COSMÉTICO NA PELE:

Fortalece e repara a barreira de umidade natural da pele. Estimula a renovação celular natural. Suaviza a aparência de linhas finas e rugas. Não comedogênico (não obstrui os poros, não causa acne). Recupera a pele desidratada por fatores ambientais e produtos agressivos. Pode ser usado até por peles mais sensíveis pela compatibilidade.

Muitos dermatologistas usam esse ingrediente como hidratante para todos os tipos de pele. É hipoalergênico e livre de fragrâncias.

A BIOSSANCE É PIONEIRA EM BELEZA SUSTENTÁVEL NO BRASIL.

COMO FOI O PROCESSO DE INICIAR ESSE MERCADO NO BRASIL? O QUE MOTIVOU VOCÊS A CONQUISTAREM ISSO?

Através da biotecnologia desenvolvemos produtos seguros, sustentáveis e limpos para a pele dos nossos consumidores e para o meio ambiente, colocando a marca em uma categoria que cresce cada vez mais globalmente, chamada de “Clean Beauty”.

O Brasil, bem como os países da América Latina em geral, ainda está no processo de compreensão desse conceito. Notamos uma curiosidade muito grande sobre o assunto. O termo “Clean Beauty” tem tomado espaço, quando chegamos, há dois anos, já observávamos marcas consagradas no mercado cosméticos se posicionando como “Free of” para se enquadrar nessa tendência, porém há ainda um grande trabalho de educação a ser feito sobre todos os termos que envolvem esse conceito.

O consumidor brasileiro está se educando sobre o assunto e cada vez mais pede transparência das marcas. A partir do momento que entendemos o que um cosmético sem toxicidade pode fazer pela nossa pele e pelo planeta, não voltamos atrás. Hoje os cosméticos da Biossance são capazes de unir biotecnologia, sustentabilidade, e conseguem oferecer resultados com testes clínicos comprovados.

Além dos nossos produtos serem cruelty-free e veganos, o que significa que não são testados em animais e não possuem nenhum ingrediente ou subproduto de origem animal. Quando falamos de “Clean Beauty”, vamos muito além dos selos mais conhecidos no mercado, falamos de bem estar de pele e de meio ambiente, tudo isso ainda atrelado à sustentabilidade.

Biossance elimina o uso de mais de 2.000 ingredientes que são comprovadamente tóxicos ou potencialmente tóxicos para nós e para o meio-ambiente, como parabeno, petrolato entre outros. Isso supera os números das listas de agências reguladoras em todo o mundo. Atualmente, os EUA só proíbem 12 ingredientes, enquanto a Europa e Brasil, lideram com mais de 1.376 ingredientes que não são permitidos para uso cosmético.

Reproduzimos um ingrediente biocompatível com a nossa pele, o Esqualano, a partir da cana-de-açúcar brasileira, então a vinda para onde está sedimentado nosso DNA foi natural. Temos um padrão ético extremamente restrito e essa conquista se deve a essa restrição rigorosa de uso de ingredientes danosos em nossos cosméticos. Não basta fazer bem só para a pele, se há algum risco de contaminação para o planeta, esse ingrediente é banido da nossa formulação.

PRODUTOSBiossance Máscara de vitamina C com rosas e esqualano. Biossance óleo facial de vitamina C com rosas e esqualano.

QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA O MOVIMENTO CLEAN BEAUTY HOJE?

Hoje, acreditamos que o maior desafio do cosmético de “Clean Beauty” é educar a população sobre este termo. Somente vegano, natural, orgânico ou cruelty-free já não bastam para garantir um futuro melhor do planeta. Nosso grande desafio além de empoderar as pessoas de conhecimento, é conscientizar as outras marcas que só existe um caminho e esse caminho é o da beleza limpa.

POR QUE DEVEMOS BUSCAR UMA BELEZA MAIS NATURAL E, PRINCIPALMENTE, SUSTENTÁVEL?

Tudo é uma questão de consciência. A beleza sustentável impacta diretamente no meio ambiente que vivemos, ao escolher produtos sustentáveis sabemos que não estamos fazendo mal para o planeta também. Já a escolha de produtos sem toxicidade, impactam na receptividade do produto na pele, em como ele se comportará ao longo dos anos, um produto não toxico, não causa reações ou alergias e principalmente, não tem efeito cumulativo a ponto de ser um potencial disruptor hormonal.

AO REVER NOSSOS HÁBITOS DE CONSUMO, DEVEMOS VALORIZAR PRODUTOS MULTIFUNCIONAIS? MENOS É MAIS?

Na verdade, o que acreditamos como marca é que não existe uma regra, você é livre para construir a rotina que quiser com base nos seus hábitos. Hoje Biossance tem uma gama de produtos que você pode escolher o tamanho da sua rotina. A multifincionalidade dos nossos produtos está em usar esqualano como base em todos eles, então sempre em todos os tratamentos de Biossance você terá o ativo associado à uma hidratação potente e restauração da umidade e da renovação natural da pele.

O QUE É UMA PELE SAUDÁVEL?

Uma pele saudável é uma pele hidratada, protegida, que tenha viço e uma luminosidade natural, que tenha um tom uniforme boa elasticidade natural, mas, no fim, todos vamos envelhecer, desidratar e ter linhas e rugas... isso é um processo natural do nosso corpo, o que podemos fazer é escolher como vamos envelhecer.

QUAIS AS DICAS DA BIOSSANCE PARA ESCOLHER COSMÉTICOS COM CONSCIÊNCIA?

Primeiro de tudo é prestar atenção na sua pele, nos sinais que ela emite, em como você a sente ao longo do dia, nas alterações climáticas, sob estresse. Entender a sua pele é um fator chave na definição de uma rotina de cuidados que seja adequada e que tenha adesão e consistência, pois isso vai te trazer resultados incríveis.

DICA BIOSSANCE!

A rotina de pele impecável sugerida pela Biossance deve ter:

Limpeza adequada (com limpadores não agressivos para não desidratar a pele), um tônico para equilibrar o PH, creme para área dos olhos (a pele dessa região é em média 10x mais fina- precisa de cuidados especiais), um tratamento para os lábios (área 5x mais fina que sofre frequente alterações climáticas), um tratamento em sérum se for necessário, um hidratante e um protetor solar. Porém, vale lembrar que a melhor rotina de skincare é a que se encaixa na necessidade da sua pele e no seu desejo de cuidá-la.