A gente piscou e o TikTok já está entre as top 4 redes sociais do mundo – são mais de 1,5 bilhão de usuários. Conhecido como a rede social na Geração Z, o aplicativo ganhou também adeptos das outras gerações durante o período de isolamento social. Afinal, passar horas se divertindo com os desafios do TikTok virou até clichê da quarentena. Com vídeos curtos de comédia, DIY, challenges, e muitos outros tipos de conteúdo, o objetivo é explorar a criatividade dos usuários.
O algoritmo do TikTok funciona na página For You, ou seja, quanto mais de um tipo de conteúdo você assiste, mais ele aparece na sua página principal. Assim, você é recomendado para vídeos que tenham a ver com o que gosta. Para mudar o tipo de conteúdo recomendado, é só consumir outros tipos de vídeos e seguir hashtags diferentes.
Já entrou para o time de pessoas se aventurando pelo app para brincar, ver conteúdos interessantes e até criar os seus próprios? Então vem ver as nossas dicas para te ajudar a bombar no TikTok e ganhar seguidores:
Seja você mesme

Uma das partes mais divertidas do TikTok é sem dúvida os challenges. Praticamente a cada semana surge uma tendência nova e, participar deles, é uma ótima forma do seu vídeo ganhar mais visualizações. Além disso, os duetos são uma forma colaborativa de gerar conteúdo dentro do TikTok. Mas, não restrinja seu conteúdo a isso – explore vídeos originais e seja você mesme! Assim, você tem mais chances de ganhar seguidores que estão ali por que gostam do seu jeitinho de ser.
Crie conteúdo sempre
Você se dedica a criar conteúdo original, participa dos challenges e faz duetos, mas uma vez por mês. Assim, a chance de perder engajamento e manter um número crescente de seguidores é baixa. A dica aqui é se dedicar para postar com frequência.
Use hashtags
Lembra do algoritmo que falamos? Pois é, as hashtags são o que vão conectar você a outros usuários na página For You. Selecione de três a no máximo quatro hashtags por post, e leve em consideração a língua dela caso seu conteúdo possa ser entendido em várias línguas.
Use títulos (Se possível)
Se você puder colocar um título na capa do seu vídeo, faça! As miniaturas dos vídeos nas páginas de tags e nos perfis podem chamar a atenção e garantir mais visualizações para você – é a mesma lógica das thumbs no youtube.

Use músicas que estão em alta
Todo mundo sabe, existem as músicas que ficam em alta no TikTok e os vídeos que usam elas recebem aquela ajudinha do algorítimo. Não deixe de prestar atenção em quais músicas estão bombando e use no seu conteúdo também.
Se divirta
É um clichê encerrar as dicas com esse tópico, mas repetimos justamente por ser tão importante. Lembre-se que você está lá para descontrair. No momento em que as redes sociais passam a nos fazer mal é hora de rever como estamos utilizando – e o TikTok não é exceção. Seja original e fiel a quem você é, não se compare com os outros, e… divirta-se!

Quer mais dicas do que fazer na quarentena?
Você já organizou todo o seu feed do Instagram e zerou sua lista de série para maratonar? Não se preocupe, temos um guia completo da quarentena para você se divertir em casa. E não se esqueça de contar aqui: o que você mais gosta de ver no TikTok?
6 comments
“Voce mesme” hahahha. Burrice não é forma de justiça.
Oi Thiago, tudo bem?
A linguagem neutra pode gerar dúvidas e nós, sabendo disso, estamos mais do que dispostos a ajudar a solucioná-los.
Na linguagem neutra, a proposta é adicionar “E” ao final das palavras com flexão de gênero. Assim, em vez de usar “A” para feminino e “O” para masculino ou geral (que é um falso neutro), teríamos uma terceira opção para incluir feminino, masculino e não- binários. Isso é uma pauta de justiça social uma vez que a comunidade não-binária não é representada ao designarmos apenas dois gêneros (feminino e masculino). Um estudo publicado pela scientific reports concluiu que uma proporção de “0,69% transgêneros e 1,19% não-binários entre pessoas adultas, ou o equivalente a quase 3 milhões de indivíduos” no Brasil (https://go.nature.com/3tjdwQW). Ou seja, ao usarmos a linguagem neutra em nossas comunicações queremos garantir que elas falem com todes – nada mais justo que isso, né?
Sobre ser “burrice”, acho legal falarmos sobre a linguística e gramática. A linguagem neutra é um ponto sensível que está sendo muito debatido, principalmente por pesquisadores de Linguística no mundo todo. A área de Linguística entende que a língua é viva, ou seja, ela pode mudar e se transformar conforme a cultura e padrões de comportamento se alteram. Isso inclui também palavras regionais, gírias, e novas convenções sociais na língua. Isso não necessariamente implica na mudança automática da gramática. Como a gramática dita a norma culta, ela não muda com facilidade. Além disso, na língua portuguesa temos diversos gêneros textuais, cada um com suas características de forma e linguagem. Aqui estamos utilizando um gênero de texto digital de blog e dentro dele está previsto a utilização de uma linguagem descontraída, que não siga à risca a norma culta da língua. Assim, temos total liberdade para optar pela linguagem neutra para que o nosso conteúdo seja para todes.
Manter um mundo desigual é fácil, difícil é mudar a realidade pra melhor. Arrasou na resposta Mariana.
Adorei o conteúdo, Mari!
Sua resposta sobre o comentário do Thiago foi fantástica também.
Respeito à diversidade e a todos!
Abraço a todos!
Olá Mari! Entrei no seu post só pra me informar mais sobre as dicas para o TikTok. Mas a coisa mais preciosa aprendida aqui foi o comentário acima, sobre usar E no final das palavras para adicionar todos os gêneros. Dica preciosa. Obrigado e parabéns pelo Blog,
Guto
Parabéns. Excelente texto!