Julia Tonon Fala Sobre Moda e Autoestima

Julia Tonon Fala Sobre Moda e Autoestima

Não fosse pelo fato de ter nascido em Minas Gerais, Julia poderia ser facilmente considerada carioca. A pele bronzeada, o cabelo naturalmente bagunçado, o look descontraído e o jeitinho de menina são a prova que a cidade maravilhosa ganhou mesmo o coração da mineira. Aos 24 anos, a produtora executiva se define como uma pessoa calma, centrada e focada em si, mas afirma que nem sempre foi assim. “A minha profissão me exige muito o tempo todo - fico conectada 24h por dia quando estou em campanha - esse ritmo exigiu que eu repensasse alguns hábitos.”

Quem vê a Julia acordando todos os dias as seis da manhã, praticando esportes e pedalando pelas ruas de Ipanema nem imagina que esse estilo de vida não fazia parte da rotina da produtora há alguns meses atrás. “Foi um divisor de águas na minha vida. Antes eu bebia muito, fumava muito, saia e não me preocupava com o dia seguinte, bem na vibe: ‘yes, vamo ser jovens’ - era completamente diferente do que sou hoje. Do dia pra noite resolvi que ia parar de fumar e mudar tudo.”

E foi assim que os esportes se tornaram também uma forma de terapia na vida da Ju. “Amo esportes, é um tempo que eu dedico para o meu corpo, mas principalmente para a minha cabeça, é como se ela depois me desse o feedback: ‘nossa, obrigada por isso’.” O segredo para alcançar o status de “chapadinha de endorfina” - aquelas pessoas que praticam exercícios pelo prazer e sensação de bem estar - segundo a produtora, é não se exercitar pensando só no corpo. Para ela, o segredo está em buscar um propósito. “Se seu foco for algo relacionado ao corpo, questione se ele te sustenta. Você não vai ficar frustrada? Eu já tive compulsão alimentar, e quando meu propósito era emagrecer, só piorava. A pressão social começa a te levar para outro lugar, não faz bem.”

Tento buscar o conforto em tudo que eu visto - sempre com um toque mais extrovertido

Vinda de uma cidade de 20 mil habitantes no interior de Minas, Julia tinha o sonho de ser bióloga marinha quando criança. “Foi lá pelos 18 anos, depois de um teste vocacional que descobri meu talento para a comunicação e acabei resolvendo fazer publicidade.” E, sem querer, o caminho profissional da Ju acabou enveredando pelo mundo da moda. “Eu sempre usei muita roupa de brechó - cheguei até a abrir o meu próprio aqui no Rio e em Vitória. Já trabalhei com styling, VM e ai agora com produção - a moda sempre esteve muito presente na minha vida”.

Quando o assunto é trabalho, a produtora é super realista e pé no chão. Ela afirma que a parte favorita da profissão é estar conectada com muitas pessoas e estar em contato com diferentes marcas e profissionais, mas também não nega que existem os momentos desafiadores e deixa o recado: “Tudo bem não gostar de alguma coisa gente, é trabalho. Criaram essa idealização de que você tem que amar tudo o que faz e isso não é real. Pra mim, a parte mais desafiadora da profissão é ter que estar conectada 24h por dia e sempre pronta para resolver qualquer problema que possa acontecer.”

No dia a dia, a Julia busca conforto em tudo o que veste, mas sempre com aquele toque final mais extrovertido. “No meu guarda-roupa não pode faltar blusa branca e calça jeans, mas também amo um batom vermelho e acessórios diferentes e que deixam o look mais estiloso como os lenços, por exemplo, que dá pra usar de vários jeitos - amarrado no cabelo, na cintura, enrolado no pescoço, na bolsa… Acho chique.” Para ela, a revolução da moda tem a ver com liberdade, “poder usar qualquer cor, tendência, estilo, modelagem, poder sair sem sutiã!”

Amo um batom vermelho e peças que dão um up no visual - como lenços e acessórios

Para mim, a (r)evolução da moda é poder ser livre para se vestir como quiser

Sobre a relação com a casa, a Ju conta que é super caseira e está sempre atenta à energia do espaço que está. “Pratico yoga quase todos os dias em casa mesmo, então minha relação com o meu ambiente, meu quarto, é muito próxima. Quando estou me sentindo meio pra baixo vejo que meu quarto está mais bagunçado, parece que é uma extensão minha.” Agora, se fosse para escolher um canto favorito, ela escolheria a mesa de trabalho. “Adoro ficar nesse cantinho, acendo uma vela, um incenso e fico aqui quietinha.”

Além dos esportes e dos passeios de bicicleta do Leblon ao Centro ouvindo podcasts, a Julia conta que uma das programações favoritas dela no Rio de Janeiro é sair andando pelas ruas de Ipanema ou Laranjeiras e parar em algum lugar para tomar café da manhã e dar aquela andadinha na praia. “Me faz pensar em como é bom morar no Rio as vezes”. Para curtir a noite e fugir dos botecos de Botafogo que todo mundo vai, a dica da produtora é o Desvio, bar no centro da cidade e definido por ela como “o novo rolê mais legal do RJ!”

você também vai gostar: