Planos para o Próximo Ano: Saiba Como Organizar suas Metas em 2022

Planos para o Próximo Ano: Saiba Como Organizar suas Metas em 2022

A virada do ano chega trazendo muitas expectativas para os planos para o futuro. É o tempo de fazer a famosa lista de resolução para o ano novo, pensar nas metas para o futuro e planejar esse novo tempo.

Desde 2020, a ideia de planejar o próximo ano parece não ter tanto sentido já que as coisas andavam tão incertas. Mas 2022 já promete um novo tempo para pensarmos em novos objetivos para colocar em prática. Que tal organizar seus planos de 2022 com a gente?

Veja as melhores dicas de como criar planos para 2022 e não procrastinar para completar suas resoluções de ano novo.

Como estabelecer metas pessoais para o próximo ano?

Como evitar a procrastinação?

Porque é importante estabelecer planos para 2022?

Acontece muito de nos deixarmos levar pela passagem do tempo sem buscar alcançar coisas que realmente desejamos. Por isso é tão importante planejar, assim criamos um senso de propósito na nossa rotina diária e evitamos o sentimento de inércia diante do dia a dia. Isso traz muitos benefícios para nosso bem estar e nossa saúde mental.

Se planeje para realizar os seus planos em 2022

Pensando nos seus planos para 2022, foque nos hábitos que você deve realizar todos os dias para chegar um pouquinho mais próximo do seu objetivo. Separe um caderno ou planner e escreva suas metas de maneira clara e pense como esses hábitos podem se encaixar na sua rotina diária. Além disso, escreva que tipo de recursos você precisa para cumprir aquele objetivo.

Quer aprender uma nova língua? Pense em quanto tempo, qual método de aprendizado e quantas vezes na semana você planeja praticar.

Seu objetivo é viajar para fora do país? Olhe para suas finanças e conte quanto deve economizar por mês para realizar a viagem. Que tipo de gastos você planeja cortar em prol de economizar?

Uma dica bem legal é ter um journal dedicado para essas metas. Sinta-se livre para escrever suas percepções e desejos ao longo do ano, estratégias que você quer tomar para chegar aos seus objetivos e até mesmo organizar suas tarefas.

Conheça o Método SMART para cumprir seus planos no ano que vem

Métodos de planejamento servem para nos ajudar a ter metas claras para facilitar o cumprimento delas. Um método super recomendado para definir metas é o modelo SMART.

A sigla corresponde a um acrônimo de cinco características que suas metas devem ter.

S (specific)

Sua meta deve ser clara e assertiva. Metas muito amplas ou genéricas dificultam o planejamento para serem cumpridas. Ela deve responder as cinco perguntas para especificar todos os componentes da meta:

  1. Quem envolve o projeto?
  2. O que quero alcançar?
  3. Onde vou alcançar?
  4. Quando que conquistar esse objetivo?
  5. Por que é importante alcançar esse objetivo?

M (measurable)

Toda meta deve ser mensurável. Crie critérios e checkpoints para medir seu progresso. Além disso contribuir para sua motivação, também é essencial para ajudar a criar ajustes no planejamento quando necessário.

A (achievable):

Como mencionamos anteriormente, a meta deve ser realista e alcançável. Pense em objetivos que são possíveis de serem alcançados no seu tempo estabelecido.

R (realistic):

Realista é a palavra-chave para a lista de resolução do ano novo e qualquer projeto que você planeja seguir.

T (timely):

Nada adianta uma meta super clara sem data de início e fim. Estabeleça um cronograma para sua meta. Será um hábito mensal? Semanal? Até que mês ou dia você gostaria de alcançar esse objetivo?

Colocando seus objetivos no papel: utilize um planner em 2022

A gente é mega fã de um bom journal para planejamento pessoal. Escolha um tipo de planner que mais combine com você e que te inspire a colocar seus sonhos em prática.