Dia da Terra: Como Ter Uma Rotina Sustentável

Dia da Terra: Como Ter Uma Rotina Sustentável

Dia 22 de abril é celebrado mundialmente o Dia da Terra, uma data para trazer consciência para a importância de cuidar do nosso planeta e lutar pela sua preservação. A forma como produzimos e consumimos tem grande impacto nas mudanças climáticas e na degradação da Mãe Natureza.

Individualmente, pode parecer que as nossas atitudes não fazem diferença no todo. Mas são as pequenas escolhas do dia a dia que podem auxiliar empresas com propostas sustentáveis e levar consciência para quem está ao seu lado.

Por isso, para celebrar o Dia da Terra, que tal aprender algumas dicas de como ter uma rotina cheia de hábitos sustentáveis, para você e para o planeta? Olha só:

SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade, quando o tema é Ecologia, significa pequenas ações do presente que temos que ter para garantir um futuro digno para a Terra e para nós. A discussão sobre esse tema está ligada à ações de desenvolvimento sustentável e a noção que o ritmo e forma em que produzimos e consumimos esgota os recursos naturais básicos para a vida na Terra.

COMO SER SUSTENTÁVEL?

Ninguém vai impedir a degradação do meio ambiente sozinho, mas existem sim pequenas coisas no nosso dia a dia que podem fazer a diferença. Para ser susutentável é preciso cuidar daquilo que você consome e para onde isso vai quando é jogado fora. Os produtos ecológicos podem fazer parte da sua rotina para deixá-la mais sustentável. São cosméticos, roupas, utensílios domésticos que são produzidos com baixo impacto no Meio Ambiente e são desenvolvidos para durarem ao máximo, serem facilmente reciclados e que não poluem quando são descartados.

HÁBITOS SUSTENTÁVEIS

Quer saber como poderia ser um dia completo cheio de hábitos mais sustentáveis? Confira essas dicas do que você pode usar no seu dia a dia:

CAFÉ DA MANHÃ

Já imaginou um “café sustentável”? Se você curte um café coado na hora pela manhã pode deixar o momento mais sustentável, trocando os filtros descartáveis por um coador de pano - que tem uma durabilidade de até 6 meses. Para começar sua rotina matinal com o pé direito, escolha sua torra favorita, coe seu café e sirva em uma caneca mara.

EXERCÍCIOS MATINAIS

Em uma rotina saudável, o exercício é parte essencial. Você pode fazer uma sessão de yoga em casa usando um look de roupa fitness sustentável. A linha da AMARO é feita com poliamida biodegradável, um tecido que, quando descartado, se decompõe em cerca de 3 anos - o que é 50 anos mais rápido que a poliamida comum. Ah! E não se esqueça de se hidratar bastante e, para isso, use uma garrafa reutilizável e elimine o plástico do seu exercício diário.

ZERO PLÁSTICO NO BANHO

Falando em eliminar plástico, já parou para pensar quantas embalagens plásticas você tem no box do banheiro? Tem como substituir tudo isso pelos shampoos e condicionadores em barra - eles vêm em embalagens biodegradáveis e sustentáveis. Sabia que até 80% dos shampoos tradicionais são água? Os cosméticos sólidos são mais duráveis e econômicos e são feitos com ingredientes naturais que não poluem a água uma vez que caem pelo ralo. Escolha um banho sustentável.

MODA SUSTENTÁVEL

A moda sustentável é um movimento extremamente importante para desacelerar o desgaste do meio ambiente e quanto mais favorecemos esses produtos no nosso dia a dia, melhor. Sabia que dá para montar um #AMAROlook todo trabalhado na sustentabilidade? O vestido é feito de viscose de reflorestamento, preservando nossas florestas nativas e poupando a natureza de cortes ilegais. O tênis tem a sola feita de materiais reciclados, e o resto é construído com algodão reciclado e forro biodegradável. Complete seu look ecológico com um óculos feito de acetato reciclado, reaproveitado das sobras de produção dos óculos convencionais.

MAQUIAGEM ORG NICA

Para terminar de se arrumar para o dia, faça uma maquiagem usando produtos orgânicos com produção sustentável. Além de cuidar do planeta eles são feitos com ingredientes que tratam a pele ao mesmo tempo que entregam performance na make.

COSMÉTICOS NATURAIS

Fim do dia chegou. Hora de tirar a make, tomar mais um banho sustentável, relaxar e fazer um skincare com cosméticos naturais. Escolha hidratantes, séruns e outros queridinhos pra cuidar da pele que tenham certificados de produção sustentável. Cuide da sua pele e do planeta ao mesmo tempo.