Moda Sustentável: O Que Significa Ser 100% Carbono Negativo?

Moda Sustentável: O Que Significa Ser 100% Carbono Negativo?

Em 2017, começamos a pôr em prática nossas iniciativas sustentáveis. De lá para cá, foram vários passos até chegarmos ao momento mais importante em 2021: nos tornarmos uma empresa 100% carbono negativo.

Tudo emite carbono, absolutamente tudo - inclusive a indústria da qual fazemos parte. No mundo ideal, todos deveriam neutralizar sua pegada de carbono, mas como isso ainda está longe de acontecer, resolvemos ir além. Primeiro, reduzimos ao máximo a quantidade de carbono emitida. Depois, mapeamos as nossas emissões e compensamos o dobro dessa quantidade, indo além do neutro e nos tornando uma empresa 100% carbono negativo.

O que é sustentabilidade?

Nós já conversamos (e muito) sobre sustentabilidade por aqui. Ser sustentável é pensar em si, no próximo e na próxima geração. É ter práticas que colaboram para melhorar o nosso planeta, começando pela diminuição da emissão de gases de efeito estufa que causam o aquecimento global e as mudanças climáticas.

AMARO TUDO EMITE CARBONO

Cadeia produtiva sustentável

Sustentabilidade não é apenas jogar o lixo no lixo, trocar o carro pela bicicleta ou preferir usar caixas de papelão em vez de plástico. Todas essas atitudes são preciosas para o desenvolvimento sustentável do planeta, mas uma atitude verdadeiramente sustentável deve agir em um panorama global. Por isso, existe um termo chamado “sustentabilidade social” que nos ajuda a entender mais. Basicamente, o âmbito social da sustentabilidade tem a ver com a geração de renda, mas sem perder o objetivo macro: diminuir desigualdades sociais, priorizando, também, a qualidade de vida dos nossos funcionários e fornecedores.

Cadeia produtiva sustentável AMARO

O que é pegada de CO2?

O termo pegada de carbono é usado para falar sobre a quantidade de gases de efeito estufa que é emitida na atmosfera por uma empresa, por uma pessoa ou uma atividade específica. É muito importante mapear essa pegada para a gente entender qual o nosso impacto no meio ambiente e como a gente pode compensá-lo.

AMARO pegada de carbono

Calculadora de CO2

Não são só as empresas que deixam uma pegada de carbono no meio ambiente. A forma como nos locomovemos, nos alimentamos e vivemos também libera gases de efeito estufa na atmosfera. E para você descobrir qual é a sua pegada de carbono, criamos essa calculadora de CO2. Ficou curiosa? É só responder algumas perguntas no nosso quiz.

O que é Moda sustentável?

No estudo feito pela McKinsey & Company, foi revelado que 4% dos gases de efeito estufa liberados em 2018 foram causados pela indústria da moda - isso dá a quantidade de gases emitidos anualmente pela França, Alemanha e Reino Unido juntos! Chocante né?

Por isso, a moda sustentável surgiu como solução para esse problema e outros que dizem respeito ao meio ambiente e as pessoas que trabalham para produzir a blusinha que a gente usa. Moda sustentável é sobre como aquele produto foi feito e como ele chegou até você. Devemos considerar a matéria-prima, as relações trabalhistas e a forma final que chegará até o cliente.

Mais do que apenas nos assumirmos sustentáveis, precisamos te mostrar de que forma trabalhamos para que esse impacto seja verdadeiro. Dá uma olhada nos processos que tornam nossas peças melhores para o planeta:

AMARO sustentabilidade

Algodão sustentável

Blusa algodão sustentável AMARO
BLUSA ALGODÃO COM BOTÕES OMBRO FRANZIDO

Aqui usamos dois tipos de algodão: o BCI e o ABR. O algodão com certificação Better Cotton Initiative (BCI) é cultivado com menos insumos químicos e menos consumo de energia e água, além de seguir relações trabalhistas justas e responsáveis. E o algodão ABR (Algodão Brasileiro Responsável) também ​segue boas práticas sociais, ambientais e econômicas em seu cultivo.

Eco Jeans

Calça eco jeans AMARO
CALÇA JEANS MOM ELÁSTICO CINTURA

Tudo que você encontrar de jeans no site da AMARO foi feito no Brasil, com iniciativas mais sustentáveis como o tratamento e reutilização da água, o uso de energia solar em sua produção e, claro, o tecido eco jeans - 100% do tecido foi reciclado e está sendo reutilizado em novas peças. Ah, e tem mais:

✓ 90% menos produtos químicos na produção

✓ 60% das peças produzidas com economia de 50% de água, chegando a uma economia de 100.000L de água por ano

✓ 40% dos fornecedores possuem iniciativas para diminuir impacto de CO2 nas áreas de energia e descarte

Viscose sustentável

Saia viscose sustentável AMARO
SHORTS SAIA COM CINTO

E também existem dois tipos de viscose sustentáveis. A viscose de bambu, feita a partir deste vegetal abundante e que volta a crescer naturalmente (e super rápido) após o corte - uma alternativa mais sustentável e que evita o desmatamento. E a viscose certificada é feita de fibras que são derivadas de madeira e celulose certificadas (FSC® ou PEFC®), também derivada de recurso renovável como matéria-prima, ou seja, baixa emissão de carbono e menor impacto ambiental.

Poliamida Biodegradável

Jaqueta poliamida biodegradável AMARO
JAQUETA WINDBREAKER BIODEGRADÁVEL

Como uma opção de poliamida biodegradável, temos a Amni® Soul Eco, o primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo que se decompõe em menos de três anos quando descartada corretamente em aterros sanitários. Incrível, não acha?

Matéria prima reciclável

Tênis sola reciclada AMARO
TÊNIS KNIT E SOLA RECICLADA

Como alternativas de matérias prima recicláveis, escolhemos usar a pet e o acetato reciclados, além do aço inoxidável. O acetato reciclado sai das sobras do processo de fabricação dos óculos de sol convencionais. E o pet reciclado se dá pelo uso de poliéster reciclado que diminui nossa dependência do petróleo e de matéria prima não renovável, além de economizar água e energia. Para os óculos que contém metal, optamos pelo aço inoxidável - 100% reciclável e o material mais reciclado no mundo.

Processos sustentáveis

Por fim, porém não menos importante, os processos que fazem tudo acontecer precisam ser sustentáveis também. Vamos conhecer algumas práticas positivas para você e o para o planeta?

Economia de água

AMARO sustentabilidade

Existem, hoje, mais de 7 bilhões de habitantes no mundo e desse total, 211 milhões são brasileiros. Todos os dias precisamos de cerca de 50 litros de água para atender nossas necessidades básicas, mas apenas 3% da água do mundo é potável e finita. Por aqui, já estamos fazendo a nossa parte e nos comprometemos a economizar 100 mil litros de água por ano.

Redução de Aditivos Químicos

O uso de químicos na produção e seu descarte podem ser um perigo para o meio ambiente em todos os sentidos. Porém, uma resposta para esse problema é o Programa Global ZDHC (Descarga Zero de Produtos Químicos Perigosos), que propõe a não utilização de substâncias nocivas no processo produtivo, como ftalatos e metais pesados. Nossa linha de jeans, por exemplo, é feita no Brasil e possui 90% menos produtos químicos em sua produção.

Menos Lixo

AMARO sustentabilidade

Além disso, também firmamos parceria com a Eureciclo e reciclamos aproximadamente 5 toneladas de plástico e o equivalente a 30 toneladas de papelão em 2020. Não usamos nenhum plástico virgem nas nossas embalagens.

Eai, ficou animade para mudar o mundo junto a gente? Compartilha com os amigos e vamos espalhar a palavra da sustentabilidade por aí 💚

Moda Sustentável: O Que Significa Ser 100% Carbono Negativo?