Color Block: como apostar nessa tendência para colorir seus looks.

Color Block: como apostar nessa tendência para colorir seus looks.

A tendência Color Block (também chamada de color blocking) chega com tudo para quem gosta de se vestir com looks coloridos e vibrantes. A ideia é ousar, criando um contraste com dois ou mais "blocos" de peças lisas coloridas que, normalmente, poderia não ser uma combinação muito recomendada — como um short verde com uma blusa roxa e sapatos brancos, por exemplo.

O estilo surgiu nos anos 80, a década mais vibrante e criativa de todas, que segue nos inspirando até hoje. Como não queremos perder nenhuma chance de viver um pouco dessa energia da época, resgatamos sem pudor essa pegada oitentista cheia de cores e nostalgia, que já chegou invadindo os cinemas, a música, e claro, a moda.

Uma prova disso é a tendência que vai chegar com tudo nas próximas estações: a dopamine dressing, uma forma de se vestir que promete agir como a dopamina no cérebro, criando sensações de alegria e prazer. Esse estilo já invade as ruas e passarelas com looks coloridos e inusitados que carregam uma vibe despreocupada e esperançosa, e traz de volta o color block para nossas vidas.

Para que você não fique de fora dessa tendência e ainda saia por aí espalhando alegria, confira agora as melhores dicas para aproveitar essa moda e arrasar com seus looks em color blocking.

Motivos para apostar na Tendência Color Block

O primeiro motivo é muito simples: é sempre bom uma dose de felicidade, não é mesmo? Por que não começar por nossas roupas e ajudar a espalhar esse sentimento por aí?

A moda é usada para provocar sensações e comunicar as nossas emoções e personalidade através das roupas. Ao apostar nas combinações de cores vibrantes e intensas do color block, criamos uma mensagem contagiante de diversão e alegria, por isso esses looks são muito recomendados para festas e shows, mas também podem ajudar a levar esses sentimentos tão necessários para o ambiente de trabalho ou outros eventos que permitem um toque de descontração e criatividade.

O color block também chegará com tudo no verão, junto a outros conceitos que celebram as cores e a liberdade. Por isso, se você quer ficar por dentro das tendências nas próximas temporadas, a aposta no color blocking é certeira.

Melhores combinações no estilo color block

Embora a ideia principal da tendência seja ousar e usar a criatividade, a combinação de cores pode resultar em looks desastrosos em que se mira no color blocking e acerta em um personagem de desenho animado. Se você quer se destacar nessa proposta sem parecer que se arrumou no escuro ou pegou as roupas da sua filha ou irmã mais nova, entenda as melhores combinações e veja como ousar com muito estilo.

Cores para um look color block

Não existe uma regra de qual cor pode ou não ser usada para montar seu look em color blocking, mas algumas combinações são receitas para o sucesso, enquanto outras devem ser usadas com muito cuidado. Por exemplo, dá para usar vermelho e amarelo sem se parecer com um certo palhaço de uma rede de fast food? E o verde e amarelo, está liberado para usar antes da copa?

A resposta é sim! É possível combinar qualquer cor que você quiser e ainda parecer bem arrumada ou chique na tendência color block, mas é claro que certas junções exigem mais cautela do que outras.

Se você quer mesmo combinar vermelho e amarelo, que tal apostar em tonalidades mais escuras ou frias? Já o verde e amarelo podem ser usados com uma terceira cor que quebre a referência à bandeira do Brasil, como o vermelho ou laranja.

Uma boa dica para não errar é usar o círculo cromático para entender a melhor forma de combinar as cores para criar suas composições. Você também pode buscar inspiração nas passarelas, mídias ou redes sociais ou apostar em combinações mais fáceis, como o vermelho e o rosa, que criam uma vibe bem romântica e elegante, o amarelo com roxo que é ousado na dose certa, ou o verde e lilás que transmitem harmonia e tranquilidade.

Leia também: Círculo cromático e moda | Como usar o círculo cromático nos seus looks.

Sapatos coloridos para look color block

Os sapatos usados para compor o look color block podem ser neutros, da mesma cor de um dos blocos ou, ainda, adicionar uma terceira cor.

O uso de tênis deixa o look mais despojado, ideal para festivais e rolês ou ambientes de trabalho mais flexíveis. Aqui, é possível optar por cores neutras, intensas ou até mesmo um tênis que siga a estética color block, pois o conceito também está em alta nos sapatos.

Já o uso de sandálias de salto alto dão um toque de sofisticação ao look. Aqui, as sandálias coloridas ganham destaque, pois, além de também serem tendências, não fogem do conceito do look e criam a ideia de que você sabe o que está fazendo.

Produtos: Tênis com Sola e Recortes Coloridos, Jaqueta Sarja Cropped, Calça Slouchy Alfaiataria Cinto

Para escolher a cor do sapato usado e decidir entre uma peça com cores mais intensas ou neutras, dê uma boa olhada no espelho e analise se a terceira peça colorida vai deixar o look mais alegre e divertido ou se vai parecer exagerado demais.

Acessórios para usar com look color block

Para escolher os acessórios, siga a mesma regra dos sapatos e estude o look para decidir se vai optar por uma peça mais básica ou outra mais ousada.

Se você estiver com medo de arriscar nesses detalhes, experimente usar blocos da mesma cor, mas com tonalidades diferentes. Por exemplo, se você opta pela bela combinação de verde e magenta, os acessórios podem ser verdes, com tonalidades levemente contrastantes.

As cores também serão tendência nos acessórios, principalmente nos de cabelo, como presilhas e tic tacs, cintos e bolsas. Os bonés e óculos coloridos também se destacam e já se popularizaram entre as fashionistas.

Superando o medo de ousar em looks color block

Apesar do estilo color block estar em evidência e ser muito fácil encontrar inspirações e referências por aí, é comum sentir medo de se arriscar depois de ouvirmos por tanto tempo que "menos é mais" e que não se deve misturar cores fortes ao montar um look.

Se você adora esse conceito do color block e quer adotá-lo para sua vida, mas está com medo, uma boa dica é apostar em peças minimalistas, sem muitos detalhes nos cortes, tecidos ou texturas. Também é possível aplicar uma cor neutra entre as peças para dar uma quebrada na explosão de cores, como em um look com calça rosa, blusa branca e blazer amarelo.

Também é possível aplicar a estética em looks monocromáticos, fazendo blocos da mesma cor, com variações nos tons de cada peça. Vale lembrar que o estilo all black (tudo preto) também é color blocking e pode ganhar um toque mais descontraído com uma terceira peça ou acessórios vibrantes.

Outra boa dica é usar uma peça única colorida, como um vestido ou macaquinho roxo, com um sapato em cor contrastante, como um tênis ou sandália de salto amarela.

Produtos:Blusa Tricot Decote V com Manga Drapeada, Par Par Bolsa de Couro Lara, Sandália Salto Pintado Tiras Finas

Finalize seus looks coloridos com a sua maquiagem preferida, que pode ser neutra ou bem maximalista e alegre, seguindo as mesmas cores do look ou usando tons complementares. As makes para a noite podem abusar do brilho, aproveitando a estética dopamine dressing com brilho e glitter.

Looks color block para se inspirar

Essa moda ja chegou com tudo no verão do Brasil e já é destaque lá fora, por isso é fácil encontrar inspiração nas mídias ou redes sociais. Além disso, é possível buscar referências em quem arrasou com esses looks nos anos 80 ou em marcas que estão fazendo releituras incríveis em 2022 — basta encontrar um look que você goste e pensar na melhor forma de trazê-lo para a sua realidade e estilo.

Se o seu estilo pessoal segue uma pegada mais clássica e sofisticada, inspire-se no uso de color block das divas fashionistas Sarah Jessica Parker, Lady Di e Meghan Markle, que oferecem combinações elegantes , usando principalmente as cores rosa, vermelho, roxo, lilás e azul.

Já caso você prefira ousar mais e apostar em looks despojados e modernos, confira as coleções primavera/verão das passarelas de 2022, especialmente os desfiles da Versace e Tom Ford, que vieram cheios de cores vibrantes, inspirações em color block e muita ousadia!

O Instagram e o Pinterest já estão cheios de influencers que aderiram ao estilo, antecipando a tendência no Brasil. As lojas também apresentam suas primeiras coleções cheias de cores, com peças incríveis para brilhar no color blocking, criando quantas combinações quiser de acordo com sua criatividade e estilo.

Este é o momento perfeito para quem já gosta de se vestir com peças alegres e descontraídas, por isso brilhe sem medo, curtindo o prazer dessa pegada alegre que invade a moda nesse momento! Lembre-se: o mais importante para acertar no color blocking, ou em qualquer tendência, é usar as peças com confiança, sentindo dentro de si a mesma vibe divertida que as suas roupas ajudam a transmitir.

Agora você já está pronta para arrasar no estilo color block e criar lindas composições com coleções primavera/verão. Aproveite as dicas para se inspirar nas combinações e abuse da criatividade na hora de se vestir.