Dress Code Feminino | O Que Vestir Para Cada Ocasião

Dress Code Feminino | O Que Vestir Para Cada Ocasião

Chegou o convite para aquele casamento do ano e com ele a clássica questão: o que significa um “dress code esporte fino?” É pra usar vestido longo ou curto? Precisa ir de salto? E brilho, pode? Pensando no drama que pode ser escolher o look adequado para cada evento, fizemos um guia dos principais tipos de trajes, o que eles significam e o que pode e não pode usar em cada ocasião. Anote as dicas e boa festa!

TRAJE ESPORTE

Esse é o traje mais simples e informal de todos, praticamente um look normal de dia a dia. Esse é o que vai demandar mais do seu bom senso, tudo vai depender do horário, local e ocasião do evento. Na dúvida, se jogue no hi-low. Sabe aquele vestido mais com carinha de festa? Use com uma rasteira e uma bolsa maior. Os terninhos e saias mídi também são uma ótima opção.

traje esporte AMAROdress code: traje esporte fino AMARO

Pode usar brilho em eventos de traje esporte?

O conselho aqui é evitar os brilhos. Se optar por investir em uma peça de lurex ou paetê, não esqueça de descontrair a produção com outra mais básica - materiais naturais são uma boa pedida.

Como transformar as mesmas peças para outras ocasiões?

Os vestidos plissados são super versáteis e facilmente transformados com acessórios. Para uma festa mais chique, suba no salto e acrescente brilho nos acessórios. O blazer vai facilmente com calça de alfaiataria para o escritório e a saia mídi é par perfeito do tênis para a programação do final de semana.


TRAJE ESPORTE FINO

Também chamado de traje de passeio, esse é o estilo mais intermediário. Eventos de dia permitem looks mais informais, mas, se passar das 18h, recomendamos uma dose extra de glamour. Os comprimentos curtos e longuetes estão permitidos aqui, de preferência em tecidos mais nobres. O pretinho básico nunca tem erro, mas se quiser inovar com muito estilo e elegância um macacão é a pedida.

dress code: traje esporte fino AMAROdicas de traje esporte fino

Pode usar brilho em eventos de traje esporte fino?

Sim, mas com moderação! A dica é escolher um acessório para brilhar - pode ser a bolsa, o sapato ou o brinco.

Como transformar as mesmas peças para outras ocasiões?

Troque os acessórios e complementos e leve os looks para outras ocasiões. Vale jogar um blazer por cima do macacão para o escritório e descer do salto com uma rasteirinha para levar o vestido para o almoço com as amigas.


TRAJE SOCIAL ou passeio completo

Super arrumado e mais sério, esse é o traje para a maioria dos casamentos, assim como reuniões de negócios, jantares, coquetéis e apresentações. Prefira os comprimentos longos ou mídi e aposte nos tecidos nobres como a seda e o chiffon. Aquele acessório com cara de jóia e um make mais pesado ganham espaço aqui, assim como fendas e decotes.

exemplo de traje socialexemplo de traje de passeio completo

Pode usar brilho em eventos de traje social?

Sim, os brilhos aqui estão liberados e podem aparecer na própria roupa ou nos acessórios. Só tome cuidado para não deixar o look com informação demais.

Como transformar as mesmas peças para outras ocasiões?

Para deixar os vestidos longos mais descontraídos, vá de rasteira! Vale também jogar uma jaqueta de couro por cima para quebrar a formalidade. Já os acessórios com brilho são incríveis para transformar o look básico de jeans e camiseta.


TRAJE DE GALA OU BLACK TIE

Sabe aquele look digno de red carpet? Pois é, o convite provavelmente pedia traje gala (ou black tie). O longo é obrigatório. É para caprichar nos bordados, nos brilhos, no salto e, claro, no penteado e na maquiagem.

exemplo de traje de gala AMAROexemplo de traje black tie AMARO

Pode usar brilho em eventos de traje black tie?

Sim! Os brilhos tem passagem mais do que liberada nos eventos de gala, assim como as transparências, fendas e decotes. Se jogue!

Como transformar as mesmas peças para outras ocasiões?

Os vestidos de gala são os mais desafiadores na hora de usar em outras ocasiões, mas dependendo do modelo e ocasião são super bem-vindos. Aqui o dress code se aplica na mesma linha do traje social: use os acessórios com brilho em looks básicos e os vestidos com sapatos baixos e jaquetas de couro ou jeans.