Guarda-roupa Inteligente: Como Montar um Armário Cápsula

Guarda-roupa Inteligente: Como Montar um Armário Cápsula

Abrir um armário cheio de roupas e pensar “não tenho nada pra vestir”. Quem nunca? Se você se vê nessa situação mais vezes do que gostaria, talvez seja uma questão de planejamento, organização e, é claro, algumas roupas básicas. Um guarda-roupa inteligente te permite ter mais looks incríveis com menos peças de roupa. Quer saber a mágica? Confira as nossas dicas para montar o armário cápsula perfeito:

Guarda-Roupa Cápsula vs. Guarda-Roupa Inteligente

Mas afinal, qual a diferença entre um guarda-roupa cápsula e um guarda-roupa inteligente? Apesar de se referirem a coisas diferentes, os dois conceitos estão interligados. O armário cápsula é uma seleção de peças-chave, normalmente mais básicas, que combinam com praticamente qualquer outra peça. Já um guarda-roupa inteligente, é aquele que é pensado e construído de forma que as roupas conversem entre si e possam criar looks diversos sem a necessidade de muita quantidade - o guarda-roupa inteligente costuma ter como base as peças curinga do armário cápsula, por exemplo.

Como Montar um Guarda-Roupa Inteligente?

Um guarda-roupa inteligente é feito de roupas atemporais, peças curingas e aquele toque das últimas tendências da estação. Um armário só de peças estampadas ou só de tendências pode acabar se tornando pouco funcional enquanto um só de peças básicas pode acabar ficando sem graça. Por isso, a dica é manter o equilíbrio - para cada três blusas basiquinhas, por exemplo, vale ter uma mais diferente. Assim você garante produções para qualquer ocasião e mood do dia.

Roupas Básicas para Ter no Seu Guarda-Roupa Inteligente

Montar um guarda-roupa inteligente nem sempre é tarefa fácil. A nossa dica, para começar, é tirar tudo do seu armário e separar por categorias - blusas, camisas, camisetas, calças, saias e shorts. Depois é a hora de tirar tudo o que não te serve ou que não usa mais - isso vai ajudar a visualizar melhor suas roupas. Por fim, procure as peças-chave ou os básicos, são eles que vão complementar a maior parte dos seus looks. Para dar uma forcinha, seguem algumas peças essenciais do guarda-roupa feminino:

Calça Jeans

Ok, você pode até não ser fã das calças jeans, mas não dá pra negar que elas estão entre as peças mais práticas do guarda-roupa. Com tênis e camiseta te acompanham em praticamente qualquer lugar e com salto e camisa fazem bonito até no trabalho. Confira alguns dos modelos de jeans que rendem looks de segunda a segunda:

Calça Jeans Skinny

Vai da balada ao trabalho com uma simples troca de acessórios.

Calça Jeans Preta

Combina com absolutamente qualquer blusa do seu armário.

Calça Jeans Clara

Além de estilosos, os jeans em tons claros são a cara dos looks de verão.

Calça Jeans Flare

A calça que foi feita para usar com salto. Alonga a silhueta e rende looks elegantes.

Jaqueta de Couro

Uma jaqueta de couro preta no armário é solução certeira para qualquer look - dos dias mais frios à meia-estação.

Vestido Preto

Não é à toa que Audrey Hepburn eternizou o “pretinho básico”. Um vestido tubinho preto te acompanha em qualquer ocasião.

Shorts Jeans

Se for pra escolher um shorts básico, que seja jeans. A peça é a nossa favorita dos looks de verão - vai do happy hour ao brunch.

Jaqueta Jeans

Sabe quando sua mãe manda levar uma jaqueta porque vai esfriar? É só pegar uma jeans básica e sair - não tem erro.

Cardigan

Um cardigan básico salva vidas! Cabe na bolsa, não faz volume na mala e ainda pode render um look mara se usado como blusa.

Tênis Branco

Conforto nos pés é tudo! Se for pra escolher uma cor de tênis casual pra ter no armário, vá de branco - combina com tudo.

Camisa Branca

Das mais básicas, às mais diferentes, ter uma camisa branca no guarda-roupa é sempre uma boa ideia.

Trench Coat

Um casaco atemporal e estiloso para te acompanhar nos dias de frio, nos dias de chuva e em viagens também. Aposte!

Scarpin Preto

Seja scarpin ou sandália, um sapato preto de salto no guarda-roupa é um curinga e tanto. Salvador dos eventos de última hora.

Camiseta Básica

Camiseta colorida, branca, com frase - quantas camisetas básicas são muitas camisetas básicas? Não sabemos também!

Saia Básica

Uma saia lápis mídi fica super chique com salto e puro estilo com tênis e camiseta - um super curinga do guarda-roupa.

Macacão Básico

Look completo em uma peça, tem coisa mais prática? Um macacão no armário vai salvar seus dias de correria.

Acessórios Diferentes: uma dica para variar os looks

Outra dica essencial para um guarda-roupa inteligente: invista em acessórios nada óbvios. Um mesmo vestido pode se tornar um look completamente diferente com um lenço jogado no pescoço ou um cinto na cintura. Experimente!

Como Montar Looks para o Ano Todo

Armário cápsula montado? Então essa é a hora de começar a montar os looks que vão te acompanhar em qualquer ocasião e estação. Confira:

Look Inverno

Uma saia mídi de couro garante seu look de frio e ainda rende outros tantos para a meia-estação. É só lançar mão da sobreposições - vale usar com regata, camiseta, suéter, jaqueta…

Look Primavera

Um vestido mídi básico e uma jaqueta jeans e seu look primavera tá pronto! No final de semana é só usar com tênis e para uma produção mais chique e fashionista, aposte em um sapato de salto estampado ou colorido.

Look Verão

Para os dias de calor, nada melhor que regatas básicas para usar de segunda a segunda. Vai com saia mídi, calça jeans, shorts, tênis, sandália e por aí vai.

Look Outono

Nada melhor do que um suéter básico daqueles bem comfy para te acompanhar nos dias mais fresquinhos. Perfeito para combinar com suas calças jeans e até com as saias mídi.

Como Montar Looks Estilosos com Roupas Simples

Como já mencionamos, um guarda-roupa inteligente tem a mistura perfeita de peças-chave com outras mais estilosas. Veja como combinar os dois mundos em looks simples e ao mesmo tempo nem um pouco sem graça.

Look Trabalho

Outra peça curinga para ter no guarda-roupa é um blazer básico. Pode ser branco, preto ou até em uma cor que você goste muito. A peça rende looks para ir dos compromissos do dia a dia ao happy hour.

Look Festa

Não precisa de vestido de festa longo para estar elegante. Um modelo mídi em tom neutro é uma opção mais versátil e não faz feio quando usado com os acessórios certos.

Look Casual

Se a ideia é montar um look do dia básico, a dica é se jogar nas peças-chave. Que tal uma t-shirt basiquinha pra complementar aquele shorts de alfaiataria? Nota dez de estilo e zero de esforço.