4 Contribuições da Cultura Negra na moda

A Influencia Da Cultura Negra Na Moda Brasileira

Durante o mês de novembro, vamos disponibilizar aqui uma sequência de conteúdos alinhados com o nosso projeto AFROTALENTOS, onde convidamos os colaboradores negros da AMARO para contar mais sobre o talento negro do Brasil afora. Você sabia, por exemplo, que a cultura negra ao redor do mundo trouxe diversas contribuições para o mundo da moda? Pensando nisso, convocamos a Fernanda Fontes, nossa analista de relações públicas, para apresentar quatro tendências da moda que foram influenciadas pela cultura negra. Confira:

ARGOLAS GROSSAS E CORRENTES

Ouro e joias grossas são popularmente associadas aos povos antigos do continente africano. Os brincos de argola, por exemplo, surgiram na Idade do Bronze, em meados do século IV (na região onde hoje é o Sudão) e se tornaram símbolos de poder em diversas culturas não-europeias, principalmente entre o povo egípcio. A popularização das argolas no ocidente aconteceu nos anos 1920 através da cantora de jazz norte-americana Josephine Baker, que frequentemente se apresentava com suas famosas argolas grossas e grandes. Com isso, ao passar dos anos, o brinco se tornou cada vez mais popular entre as mulheres negras dos EUA. Já as correntes, se popularizaram com o crescimento da cultura do hip hop - muitos artistas negros reforçavam o poder do povo negro em suas produções através de acessórios de ouro, correntes grossas e anéis com suas iniciais.

ARGOLA FOLHEADA PINGENTES GEOMÉTRICOS
CHOCKER CORRENTE TORCIDA
CORRENTE FOLHEADA ELO RETANGULAR
BRINCO ARGOLA FOLHEADA CORRENTE

ALFAIATARIA OVERSIZED (BAGGY ZOOT SUIT)

O caimento oversized nas peças de alfaiataria hoje é algo extremamente popularizado, mas pouco se sabe sobre a história por trás disso. O cantor de jazz Cab Calloway foi um dos primeiros a aparecer com o famoso Baggy Zoot Suit nos anos 1930, durante os seus shows - rapidamente o estilo se tornou popular entre a população negra e latina. Os terninhos largos e longos eram uma maneira de trazer destaque para a estética dessa população, principalmente no período de guerra onde o exagero de tecido era visto como extravagância e falta de patriotismo pelos norte-americanos, que passaram inclusive a marginalizar o uso desse tipo de vestimenta. E foi assim que eclodiram os Zoot Suit Riots, série de conflitos contra jovens negros e latinos que ocorreram em Los Angeles na década de 1940. Apesar da revolt a, o estilo permanece vivo e é referência em diversos filmes e desfiles de moda.

BLAZER DE VISCOSE COM BOTÕES
CALÇA SLIM PREGAS FRONTAIS COM MINI ARGOLAS
BLAZER FASHION SUMMER ALONGADO
CALÇA RETA ALFAIATARIA PREGAS

STREETWEAR

O estilo de roupa conhecido como streetwear, que hoje é mundialmente comercializado por diversas marcas e grandes estilistas, foi criado inicialmente por marcas pequenas de empreendedores negros nos EUA. As "peças de treino", como corta-vento, bomber jackets, moletons e biker shorts eram vestimentas comuns no dia a dia da população negra norte-americana - até mesmo fora da academia - desde os anos 1970. O estilo ficou famoso também com o crescimento do hip hop nos anos 1980, onde artistas e rappers frequentemente apareciam com roupas desse estilo - normalizando assim o uso das peças fora do ambiente esportivo.

MOLETOM TIE DYE COLORIDO
BIKER SHORTS WITH SIDE POCKET
CALÇA MOLETOM ELÁSTICO
JAQUETA NYLON NEON

A CULTURA DO TÊNIS

Incluir o uso do tênis nos looks de trabalho, em festas e outras ocasiões se tornou algo bastante normalizado, mas isso não era tão comum algumas décadas atrás. Além do hip hop, o uso do tênis teve também bastante influência do basquete nos EUA. A popularização do esporte fez com que estrelas como Michael Jordan, lançassem coleções de tênis exclusivos com sua assinatura, o que despertou interesse em boa parte dos jovens negros ao redor do mundo. Com isso, os tênis se tornaram cada vez mais comuns nas mais diversas produções, principalmente com a popularização do estilo athleisure.

TÊNIS COMFY
TÊNIS DE COURO COM TELA
TÊNIS FEMININO LISO ILHÓS
TENIS RECORTES DETALHE CROCO

E aí, conhece outras tendências de moda que tenham tido influência da cultura negra? Conta pra gente nos comentários!