Looks para Trabalhar e Dicas para Arrasar no Workwear

Looks para Trabalhar e Dicas para Arrasar no Workwear

Depois de vacinadas, voltamos esperançosas aos escritórios e dizemos adeus aos pijamas e moletons usados em reuniões on-line. Estejamos indo todos os dias para o trabalho ou apenas alguns dias da semana, é inegável dizer que a pergunta sobre ‘o que vestir’ não tenha passado pela sua cabeça.

E escolher o look de trabalho não é tarefa fácil, nós sabemos. Afinal, quem nunca acordou com vontade de simplesmente colocar um tênis e sair? Isso sem falar nos dias da pressa e falta de criatividade para montar uma produção estilosa. Para facilitar a sua vida nos dias de trabalho, montamos um guia completo de como arrasar no look para trabalhar. Confira:

Como montar looks para trabalhar?

Antes de mais nada, anote essas dicas que vão facilitar a sua vida e deixar o processo de escolher suas roupas de trabalho muito mais simples e eficiente:

  • É tudo sobre o dress code da empresa. Qual é o tipo de roupa que as pessoas do seu trabalho usam? Ambientes diferentes possuem normas sociais diferentes. Por isso, enquanto em escritórios de advocacia requerem um look formal, agências de publicidade costumam ser adeptas do look casual. Aqui, a dica é entender para qual ambiente você está se vestindo!
  • Use roupas que façam parte do seu estilo. Seja qual for o seu tipo de trabalho ou ambiente que precisa se inserir, usar roupas que fazem parte do seu estilo pessoal te deixam confortável e confiante.
  • Escolha o look na noite anterior. Planejamento é tudo! Que tal evitar aquele atraso da manhã deixando o look escolhido na noite anterior? Assim você tem mais tempo para pensar nos compromissos do dia que está por vir, conferir o clima e olhar com mais calma as opções disponíveis no seu guarda-roupa – ou seja, as chances de acerto se multiplicam!
  • Tenha peças-chave. Sabe aquele armário cápsula de trabalho? Ele te salva na hora da emergência! Você vai precisar de: uma saia mídi, um blazer preto ou cinza, uma camisa branca, camisetas básicas, uma pantalona de alfaiataria e um vestido. Na dúvida, use uma dessas peças de base para montar o look completo.
  • Finalize com acessórios de impacto. Sem tempo de pensar em algo mais original do que o combo básico de calça de alfaiataria + camisa? Deixe tudo mais interessante com acessórios! Máxi brincos, colares de corrente e bolsas poderosas tem o poder de transformar qualquer look.

Modelos de roupas para trabalhar

Dicas anotadas? Agora vamos às inspirações de roupas para trabalhar Comece escolhendo uma peça principal – pode ser uma calça, uma saia ou um vestido, por exemplo. Agora confira as nossas sugestões de como montar uma produção incrível para o escritório de acordo com cada peça:

Calça

As calças de trabalho podem – e devem – ir muito além do clássico modelo preto de alfaiataria. Que tal investir em uma versão colorida? Vale também inovar nos shapes e materiais – as joggings são super confortáveis e estilosas, já as de couro são a cara do inverno. É só escolher a sua favorita e complementar com uma blusa ou suéter mais básico.

Calça Jeans

Foi se o tempo que as calças jeans eram vetadas no ambiente de trabalho. O segredo para levar as calças mais práticas do guarda-roupa para o escritório com muita elegância e estilo está na escolha de modelagem e cor do jeans. Lavagens mais escuras e sem muitos detalhes dão um ar mais formal à produção.

Vale prestar atenção também na modelagem – prefira as calças de cintura alta – os modelos flare, wide e clochard são aposta certeira!

Blusa

Na hora da correria, ter uma blusa mais elaborada para compor o look facilita a vida. É só colocar com uma calça ou saia mais básica e voilá! Aposte nas estampas e tecidos mais delicados como o crepe e o cetim – eles têm o poder de deixar qualquer produção mais chique. Vale também investir nas blusinhas básicas com um twist, além de detalhes como recortes, bordados, drapeados e amarrações.

Vestidos Casuais

Quem não ama a facilidade dos vestidos, que garantem o look completo em apenas uma peça? Na hora de montar a produção de escritório, os modelos midi são seus melhores amigos – confortáveis, elegantes e cheios de estilo. Para um look bem girlboss, escolha uma versão chemise. Já para os dias de calor, os vestidos estampados e de tecidos leves são a pedida. Quando as temperaturas caírem, aposte em um modelo de tricô e jogue uma jaqueta por cima.

Vestido Longo

Sim, os vestidos longos também estão liberados para os looks de trabalho. O segredo para não errar na produção está na escolha de materiais e modelagem. No verão, os tecidos mais leves e estampados são a melhor aposta. Já no inverno, que tal uma versão de tricô?

Vestido Social

Surgiu aquela reunião importante de última hora? Tenha sempre um vestido “na manga” para essas ocasiões. Prefira os vestidos sociais de tecido de acabamento nobre e modelagens mais discretas – as versões de manga comprida nunca tem erro!

Vestido Preto

O clássico pretinho (nada básico) é um curinga essencial para ter no guarda-roupa. O vestido preto te acompanha na reunião da manhã até o happy hour pós-expediente - é tudo uma questão de trocar os acessórios ou a terceira peça. Que tal investir em um modelo que imita um blazer alongado?

Saia

Não se faz um armário de trabalho sem uma saia. Para quem ainda associa as saias de comprimento abaixo do joelho à look careta, não experimentou os modelos certos. Deixe a versão lápis de alfaiataria para as ocasiões super formais e invista em recortes, detalhes e materiais diferenciados.

Os modelos plissados são super elegantes e trazem um toque romântico, já as versões em couro dão um ar mais fashionista ao look.

Roupas Elegantes

Em busca de roupas para trabalhar que sejam elegantes e ao mesmo tempo nada caretas? Desconstrua os clássicos através de estampas e mix de materiais. Pegue aquele blazer que é super tendência da estação e jogue por cima da calça jeans. Ou, que tal substituir acrescentar um suéter por cima daquela camisa branca? Para completar, use um salto alto ou um mocassim e arrase.

Roupas Básicas

Quem não ama uma produção mais básica de vez em quando? O combo de jeans e suéter é o nosso uniforme dos dias de preguiça no inverno. Já as blusas de gola alta e os macacões são super práticos na hora de compor os looks. Complete com uma mule, bota ou scarpin e você está pronta para arrasar de segunda a sexta.

Como se vestir para trabalhar em diferentes situações

Padronizar as roupas de trabalho é tarefa impossível. Afinal, cada tipo de profissão exige um dress code completamente diferente. Enquanto uns precisam usar branco todos os dias, ou não podem nem pensar em não ir trabalhar de salto, outros podem vestir basicamente qualquer estilo de look.

Pensando nisso, separamos looks que são perfeitos para diferentes situações e locais de trabalho para você se inspirar e adaptar ao seu dia a dia. Olha só:

4 looks de trabalho formais

Os terninhos estão de volta com tudo! Se você trabalha em um ambiente que exige maior formalidade, a sua roupa para trabalhar em escritório com certeza é o blazer. Para dar o toque fashion no seu dia a dia, substitua o conjunto de alfaiataria preto por uma versão xadrez – a estampa, além de elegante, nunca deixa de ser tendência. Para quem busca um visual moderno, invista em looks monocromáticos. Aqui, os conjuntos de alfaiatarias de cor azul, vinho e branco são seus melhores amigos.

4 looks de trabalho casuais

Para quem tem mais liberdade na hora de escolher as roupas de trabalho, o céu é o limite. Para um look de trabalho despojado, as peças essenciais são: um bom par de calças jeans, um tênis branco, um suéter, camisetas e camisas lisas.

Sem dúvida, a calça jeans é a melhor aposta para o dia a dia. Com diversas lavagens e modelos, você consegue criar looks diferentes para todos os dias da semana sem muita dificuldade. Depois é só arrasar na escolha da blusinha e completar a produção com os seus acessórios favoritos.

Ainda não acredita que é possível ficar elegante com um look mais casual? Dá uma olhada nesses looks para trabalhar com calça jeans que separamos pra você:

4 looks para eventos de trabalho

Na hora de escolher o look perfeito para aquele evento super chique da noite, a nossa dica é investir em um belo macacão de alfaiataria, um vestido midi ou uma saia midi. Complete o look com um salto que seja a sua cara e dê um toque extra de estilo com acessórios nada básicos.

4 looks para reuniões de trabalho

Para os dias de reuniões importantes, a peça que nunca tem erro é o blazer. Saia do óbvio escolhendo uma versão colorida e combine com saia mídi se o ambiente pedir mais formalidade e calça jeans para os dress codes mais descontraídos.

4 looks de trabalho para o inverno

Sabe aquela história de que o frio deixa a gente elegante? Então! Na hora de escolher as roupas para trabalhar no inverno, a dica é se jogar nas golas altas, mangas longas, tricôs, cardigans, cachecóis, sobretudos e arrasar nas sobreposições.

Se você quer ter aquela peça essencial no seu armário que irá fazer to-da a diferença no look, invista nos trench coats - além de serem super estilosos, te protegem do frio, chuva e vento.

4 looks de trabalho para o verão

Já no verão, vá de materiais naturais! Peças feitas de linho e algodão são as suas melhores amigas nos dias de calor. Por serem leves e transpiráveis, essas roupas irão garantir aquele conforto extra no verão. Para completar o look, acessórios em palha e mules nos pés – você não vai querer usar outra coisa.

Dá uma olhada nessas inspirações de roupas para trabalhar no verão que separamos para você:

Quer mais ideias de looks de verão que são incríveis para trabalhar? Aperte o play e confira as dicas da Bia!

Diferentes looks para trabalhar e se inspirar

Ainda em busca de mais inspiração? Confira mais essas ideias de looks para trabalhar:

Look executiva

É poder que você quer, @? Terninho + scarpin nunca tem erro!

Look trabalho casual

T-shirt e tênis é o combo perfeito para um look de trabalho informal e cheio de estilo.

Look para trabalho formal

Para nunca errar, combine uma calça de alfaiataria com uma blusa de cetim e finalize o look com um salto alto. Para aquele toque extra de estilo, use e abuse das cores escolhendo uma sandália ou acessório colorido.

Look com calça jeans para trabalhar

A calça jeans que não pode faltar no seu look escritório? Cintura alta + lavagem escura. Complete com blazer, camisa e bota cano curto.

Adapte as tendências de 2023 aos looks de trabalho

Já conferiu quais são as tendências para apostar esse ano? Anote as principais cores, tecidos e modelagens e monte looks de trabalho perfeitos para qualquer ocasião. Se inspire nessas ideias:

Athleisure

Referências esportivas nos looks de trabalho? Sim! As produções sporty chic – que misturam moletons, joggings e tênis com peças mais chiques – estão com tudo. Afinal, depois de muitas reuniões online nos vestindo com moletons, fica difícil abrir mão do conforto, né?

Para acrescentar a tendência athleisure no look, use o casaco moletom com blazer de alfaiataria e uma saia mídi. Outra dica é usar sua calça de moletom com um blazer oversized.

Xadrez

O xadrez nunca sai de moda, mas com o retorno do estilo preppy (baseado em roupas universitárias) se torna uma das principais apostas quando o assunto é look para trabalho. Seja no tecido de um blazer, calça ou saia, o xadrez tem o poder de te deixar mais elegante e pode ser usado para brincar com estampas e texturas diferentes.

Animal Print

Seja no look total, em uma peça principal, sapato ou no detalhe de um acessório, acrescentar uma estampa animal print no office look do dia é sucesso garantido.

Neon

Sim, ele está de volta. Seja em blazers ou sandálias na cor pink, verde e amarelo vibrante, os looks neon estão aos poucos ganhando as ruas por aí.

Linho

O tecido do ano, o linho promete estar presente no verão e no inverno. Seja em calças, alfaiatarias ou camisas, esse é o material que promete te deixar confortável e o seu look elegante.

Alfaiataria colorida

Seja em um look monocromático ou color block, a alfaiataria colorida anda chamando a nossa atenção. Aparece principalmente nas cores, rosa, azul, vermelho e verde, e é a tendência das it girls. Para aquelas que procuram um visual moderno, os modelos oversized com tênis podem ser o que você procura.

Brilho

Quem disse que no trabalho não pode ter brilho? Seja em um blazer de paetê ou em um brinco de strass, o seu look de trabalho pode ficar super poderoso e moderno com um toque de brilho. O truque é equilibrar o elemento brilhante com tons neutros, como o branco, preto e cinza.

Curtiu? Não deixe de contar pra gente nos comentários qual é o look para trabalhar que você quer usar nessa volta para os escritórios!