Roupas de Crochê: Como Usar Essa Tendência No Dia a Dia

Roupas de Crochê: Como Usar Essa Tendência No Dia a Dia

O crochê ganhou o coração das fashionistas, das marcas de luxo e até mesmo do Harry Styles. Mas, se assim como a gente você ainda tem se perguntado o porquê de de repente as roupas de crochê terem dominado o seu feed e as passarelas por aí, a gente te explica.

Harry Styles e cardigan de crochê colorido
Harry Styles e cardigan de crochê

O que começou como um passatempo para as vovós brasileiras (profissionais em fazerem capas para galão de água e botijão de gás), se tornou um hobby para a geração Z. Como uma maneira de encontrar um escapismo em meio à pandemia, jovens do mundo inteiro passaram a adotar e compartilhar nas redes sociais técnicas de DIY - o famoso “Faça Você Mesmo” -, e começaram a adotar o crochê como maneira de aliviar a ansiedade e expressarem de forma colorida o seu estilo.

Lembra do Tom Daley nos Jogos Olímpicos? O atleta que passava os intervalos das competições tricotando é exemplo da tendência e já possui milhões de seguidores no Instagram que acompanham seu trabalho de tricô e crochê.

Tom Daley tricotando

Já falamos por aqui o quanto o momento de isolamento social nos últimos anos refletiu na moda. A volta das roupas de crochê para o centro da atenção nada mais é do que um reflexo da busca por uma moda mais confortável, artesanal, criativa e que resgata o fashionismo dos anos 70 - momento do boom do crochê.

O que vai, volta. E isso nunca foi tão verdade no mundo da moda. Se você quer ficar por dentro da tendência que está aparecendo em tops, vestidos, calças e peças de moda praia, vem ver o que separamos para você:

Por que ter roupas de crochê?

Se você é do tipo de pessoa que sempre gosta de estar por dentro das tendências, as roupas de crochê são para você. Além de serem a cara da primavera e verão, fazem parte de uma proposta diferenciada para o seu guarda-roupa. Com diferentes tipos de texturas, fios, pontos e cores, o crochê pode dar aquele estilo boho e toque handcraft para o seu look.

Além disso, as roupas de crochê são super confortáveis, macias e podem ser usadas durante o ano todo, dando muita versatilidade para o seu armário.

Como combinar roupa de crochê?

Apesar de todos os prós de se ter uma roupa de crochê no armário, ainda assim, pode não parecer tão fácil combinar a peça com outros elementos. Mas fique tranquila, aqui vão algumas dicas para você arrasar na tendência.

1. Considere o clima

Primeiro, comece pensando no clima. Se você está pensando em comprar uma roupa de crochê no verão, opte pelas peças com fios não tão pesados ou aquelas que têm certo tipo de transparência - elas vão te deixar fresquinhas e confortáveis no calor. Aqui, você pode até mesmo usar e abusar da tendência de biquínis de crochê. Mas caso você esteja no inverno, nossa dica é investir em uma terceira peça de crochê que irá se tornar o destaque do look, como casacos e cardigans.

2. Combine com o seu estilo

Outra dica é pensar no mood do visual que você está procurando. Se você curte o estilo minimalista e básico, procure usar roupas de crochê com tons neutros, como o bege, cinza, branco ou preto - eles são perfeitos para serem usados com peças de alfaiataria e jeans. Mas se você prefere um estilo mais colorido e tem apostado na tendência Kidcore, a nossa dica é se jogar nas cores e procurar brincar com estampas e padronagens.

Vem dar uma olhada nessas outras dicas e inspirações de como usar roupas de crochê:

Como usar cropped de crochê

Uma ótima maneira de começar na tendência é usando croppeds, tops e blusas de crochê. Isso porque podem se tornar peças básicas e essenciais para o seu verão. Os tops mais justos podem ser combinados com partes de baixo com fluidez e com aspecto mais larguinhos, como saias, calças wide ou pantalonas, te garantindo um look moderno e dando destaque para sua silhueta. Olha só essas opções:

Como usar vestido de crochê

O vestido de crochê é a peça perfeita para o verão. Se estiver na praia ou quiser apostar em um look sensual, os vestidos que possuem um pouco de transparência podem ser usados por cima de biquínis e maiôs. Outra opção, para padronagens maiores, é usá-los como peça única em conjunto com sandálias e rasteirinhas.

Aqui, não se intimide! Aposte nas cores e arrase nas tardes de verão.

Como usar saia de crochê

Apesar de não serem tão comuns, as saias de crochê, assim como os vestidos, são peças incríveis para serem usadas nas estações mais quentes. Para montar um look moderno, use com partes de cima justas ao corpo, como os bodys, croppeds e tops - isso vai garantir que você defina a sua silhueta.

Como usar conjunto de crochê

Se você ama um look referência do Pinterest, o conjunto de crochê é para você. Com um toque boho, esse visual carrega um estilo romântico, descontraído e divertido.

Para quem procura um ar despojado, o conjunto ideal para você é aquele que brinca com cores, listras e texturas. Mas se você quer fazer parte da tendência e prefere looks mais sóbrios, a dica é investir em conjuntos de crochê monocromáticos. Nas duas opções, use com sandálias de salto, rasteirinhas ou sliders e arrase.

Como usar biquíni de crochê

É sexy, ousado e a cara do verão. O biquíni de crochê vem se tornando parte dos looks de praia das it-girls e chamando a nossa atenção. Pode parecer estranha a ideia de vestir crochê no mar e nas piscinas, mas podemos te garantir que com o biquíni certo, você consegue nadar, se divertir e ficar estilosa sem preocupação.

Para usar o biquíni de crochê, o segredo é verificar se a peça possui algum tipo de forro e ficar de olho na etiqueta para ver se ela é feita de material sintético - eles costumam ter maior resistência à temperaturas e à água.

Se quiser dar um up no look, você ainda pode acrescentar uma saída de banho ou kimono para complementar o visual e arrasar na estética chic.

Como cuidar das suas roupas de crochê

Por serem delicadas e muitas vezes feitas à mão, você deve se atentar aos cuidados das suas roupas de crochê. Dá uma olhada nesses truques que farão suas peças durarem uma vida inteira:

  • Cuidado ao usar acessórios com suas roupas de crochê. Brincos, colares, pulseiras e anéis podem acabar puxando os fios e estragando sua peça.
  • Roupas com zíper e botões pedem um cuidado extra. Assim como os acessórios, aviamentos de outras peças podem acabar desfiando suas roupas de crochê.
  • Retire manchas com pano úmido. Evite lavar o crochê por completo sempre que se deparar com uma mancha. Para pequenas sujeiras, use um pano úmido e limpe-o pacientemente.
  • Lave suas peças à mão. A maioria das peças de crochê requerem um cuidado especial, por isso, leia as instruções das etiquetas e evite máquinas de lavar e secadoras.
  • Ao enxaguar a peça, não torça ou estique. Uma vez que você terminou de lavar sua roupa, evite torcer os fios. Para retirar o excesso de água, aperte a peça gentilmente ou use uma toalha para te auxiliar no processo.
  • Evite pendurar no varal. Prendedores podem fazer com que sua peça estique e deforme. Para secar, prefira apoiar a roupa em superfícies.
  • Guarde suas peças em lugares secos, ventilados e longe da umidade. Se estiver naquela época do ano em que suas roupas estão há muito tempo sem serem usadas, retire-as do guarda-roupa para que possam respirar.

Gostou dessas dicas? Conta pra gente sua roupa de crochê preferida e não deixe de conferir mais tendências do verão no site da AMARO!