7 Dicas para Escolher Roupas de Inverno Infantis

Menina com capuz com orelhas de ursinho

A estação mais fria do ano está chegando e, com ela, os lookinhos de inverno. Se você anda procurando renovar o guarda-roupa do seu pequeno e quer saber como escolher roupas de inverno infantis, está no lugar certo.

Separamos as melhores dicas e inspirações de looks para as crianças ficarem quentinhas e estilosas nesse inverno. Vem ver:

7 dicas para escolher roupas de inverno infantis

1. Camadas são o segredo

Para vestir as crianças durante o frio, a regra é uma só: sempre coloque uma camada de roupa no pequeno a mais do que um adulto usaria no mesmo clima. Por isso, ao montar o guarda-roupa de inverno para os pequenos, invista em terceiras peças e roupas que possam ser usadas com sobreposições, como suéteres e blusas de manga comprida.

Outra dica é apostar em peças que tenham certa elasticidade e sejam fáceis de vestir, com zíperes e fechos práticos. Assim, você deixa a criança livre para retirar ou colocar uma peça de roupa caso ela esteja com calor ou frio.

Para nunca errar, anote todas as camadas que você precisa para deixar seu pequeno bem quentinho nesse inverno:

  • Camada base: é aquela que está diretamente em contato com a pele e, por isso, deve ser uma das mais confortáveis. Aqui, aposte nas roupas de lã, algodão ou poliéster.
  • Camada do meio: é ela que deve fazer o isolamento térmico e por isso deve ficar bem juntinha do corpo para manter o calor - mas lembre-se, não escolha nada que impeça as crianças de se movimentarem, ok? Para essa camada, dê preferência para as peças de lã.
  • Camada externa: a última camada deve proteger o corpo da chuva, vento e, dependendo de onde você estiver, até mesmo da neve. Por isso, escolha aquelas peças que sejam à prova d’água e possuem tecido corta-vento. Aqui, a camada externa perfeita é aquela que deixa espaço para camadas inferiores e permite que as crianças fiquem livres para se movimentarem.

2. Não se esqueça da diversão

As roupas de inverno, além de quentinhas, devem deixar os pequenos confortáveis e livres para brincarem, correrem e serem eles mesmos. Por isso, evite peças que apertem ou limitem a mobilidade na hora de escolher o look infantil de inverno.

3. Evite peças de algodão

Apesar de amarmos o algodão por ser super confortável, é importante lembrar que as roupas feitas com esse material absorvem a umidade facilmente - e, no inverno, isso não é bom sinal. Afinal, o combo algodão molhado e clima frio é a receita perfeita para resfriados. Por isso, evite as peças de algodão em climas úmidos e chuvosos, a não ser que sejam usadas como camadas base.

4. Proteja os dedinhos, rosto e orelhas

É só chegar o inverno que a ponta do nariz fica vermelha, a orelha gelada e os dedos cada vez mais difíceis de esquentar. Apesar disso acontecer com a maioria de nós, é com as crianças que o cuidado com as extremidades deve ser redobrado. Isso porque a pele dos pequenos é mais sensível às temperaturas do que a dos adultos, podendo sofrer até mesmo com dormência. Para manter as crianças bem quentinhas, aposte em gorros, luvas, meias, protetores de ouvido e até mesmo máscaras.

5. Sempre ande com peças de roupas extras

Apesar de não ser uma regra exclusiva do inverno, é sempre bom lembrar de andarmos com peças de roupas extras quando saímos com as crianças, seja pela possibilidade do pequeno se sujar, molhar ou ficar com frio.

6. Confira se tudo está servindo antes de precisar usar

Sabemos que os casacos de frio infantis são difíceis de serem usados o ano inteiro, por isso, de um inverno para o outro e com as crianças crescendo em um piscar de olhos, é possível que nem todas as peças de frio estejam servindo. Por isso, antes de chegar nos dias de frio, confira se todas as roupas estão confortáveis no corpo das crianças.

7. Compre um tamanho maior

Como já falamos por aqui, por estarem em fase de crescimento, as crianças podem perder peças de roupas em questão de meses. Para aproveitar as peças de frio o máximo de tempo possível, compre sempre um tamanho maior.

6 roupas de inverno infantis femininas

Assim como em outros looks de inverno infantis, o segredo está no uso das sobreposições. Para escolher as roupas de inverno infantis femininas, aposte em fazer composições com suéteres, combinar casacos com vestidos de manga longa e usar conjuntos de inverno de saias e blusas.

6 roupas de inverno infantis masculinas

Para essa estação, a dica é apostar no xadrez. Em camisas e bodys, a estampa aparece trazendo muita personalidade nas roupas de inverno infantis masculinas. Combine as peças com jardineiras ou calças em sarja e finalize com um casaco.

Dá uma olhada nesses looks infantis:

7 roupas de inverno infantis neutras

Livres de gênero, essas são peças perfeitas para serem usadas entre irmãos ou primos e permanecerem durante muito tempo na família. Vem ver essas opções de roupas de inverno infantil neutras:

Curtiu? Comente o que achou aqui embaixo e não deixe de conferir nossas novidades de inverno para crianças e bebês!