Como Fazer Tie Dye Com Água Sanitária em Casa

Como Fazer Tie Dye Com Água Sanitária em Casa

Uma das nossas características favoritas em relação à moda é que ela é cíclica. Apesar de novos modelos, estilos e tendências estarem surgindo o tempo todo, existe sempre uma releitura ou renovação de tendências que fizeram sucesso no passado. Exemplo clássico disso é o tie dye, que teve seu auge com os hippies nos anos 1960, voltou em algum momento dos anos 1990 e agora faz nova aparição como super tendência da vez.

Além de super estilosas, as roupas tie dye dão um ar descolado e deixam qualquer look mais interessante. Experimente, por exemplo, inovar no seu look com camiseta, e trocar a branca basiquinha por uma camiseta tie dye - você vai amar. Viciadas na estampa feita de “manchas” e cheias de tempo livre em casa que estamos, resolvemos testar uma técnica pra lá de simples de fazer nossas próprias blusas tie dye. Confira o passo a passo que a Victoria Taba, nossa estagiária de design gráfico preparou:

O Que É Tie Dye?

Ao contrário do que se pensa, a técnica de tingimento que utiliza corantes para criar estampas únicas, não foi criada pelo movimento hippie. O tie dye vem sendo utilizado há séculos pelos asiáticos, africanos e americanos, apesar de ter alcançado a fama e um lugar no mundo da moda através do estilo hippie. Já o nome, se traduz literalmente do inglês como: “amarrar” (tie) e “tingir” (dye). Portanto, como o próprio nome já diz, para fazer uma estampa tie dye é preciso amarrar e tingir o tecido. Vem ver como fazer a técnica em casa, e o melhor: sem precisar comprar tintas de tecido.

passo a passo de como fazer tie dye em casa

Você vai precisar de:

- Roupa de algodão preta ou colorida

- Água sanitária diluída em água

- Elásticos ou barbantes para amarrar

Camisetas básicas perfeitas para fazer tie dye com água sanitária:

Materiais em mãos? veja como criar sua própria camiseta tie dye:

1. lave bem as peças

Antes de começar a sua estampa tie dye, confira se as peças de roupa estão bem limpas e sem nenhuma sujeira - assim você evita efeitos indesejados na estampa.

2. molhe com água limpa

Molhe completamente as peças que deseja tingir e torça bem.

3. amarrações

Depois que as roupas estiverem bem úmidas, é hora de fazer a amarração para dar o efeito tie dye que você deseja. É só dobrar (ou amassar) a peça da forma que você deseja e prender com os elásticos ou barbante. Você pode usar a sua criatividade ou fazer um desses tipos de amarrações de tie dye:

Tie dye espiral: essa é a amarração de tie dye mais conhecida, cria aquele efeito de espiral super tradicional das estampas tie dye. É só esticar a sua camiseta em uma superfície, segurar o tecido pelo centro e ir torcendo até a peça ficar toda redonda - depois é só prender com os elásticos em formato de X, dividindo a peça em quatro partes.

Tie dye listrado: para conseguir um efeito de listras, faça dobras sanfonadas e amarre os elásticos com o espaçamento que deseja as listras. Use sua criatividade e faça as dobras na horizontal, na vertical e até na diagonal, para criar uma estampa nada óbvia.

Tie dye bolinhas: que tal tentar uma estampa de poá um tanto diferente? Para conseguir esse efeito, pince pequenos pedaços de tecido com os dedos e passe o elástico em volta para formar “bolinhas”.

Tie dye abstrato: para um efeito surpresa e mais despojado, amasse a camiseta da forma que quiser e prenda com elásticos, como a Vic fez com a camiseta amarela. O legal dessa amarração é o efeito surpresa, sem contar o fator exclusividade.

4. molhe com a água sanitária diluída em água

Depois de escolhida a amarração, é hora de criar a estampa. Pegue a água sanitária diluída em água, borrife nas partes da camiseta que deseja ter as manchas e deixe agir até achar que atingiu a cor que você quer.

5. Lave e deixe secar

Depois é só lavar e deixar secar a sua camiseta tie dye personalizada. Olha só o resultado das que a Vic criou:

Recapitulando o passo a passo para fazer tie dye em casa:

  1. Confira se as peças estão bem limpas
  2. Molhe bem com água limpa e torça o excesso
  3. Escolha a amarração que deseja fazer
  4. Use os elásticos para prender
  5. Borrife a água sanitária diluída nas partes que deseja a estampa
  6. Lave normalmente e deixe secar.

looks tie dye para usar em qualquer ocasião

Agora é só usar a criatividade e criar looks casuais cheios de estilo com sua camiseta nova, vale até investir no visual boho, que é super tendência. E, se a preguiça de criar sua própria estampa bater, vale garantir seu look tie dye já pronto:

Como usar look tie dye

No dia a dia, o tie dye fica incrível em looks streetwear. Aposte em um vestido t-shirt com tênis ou na camiseta tie dye com jeans para garantir um visual confortável e bem estiloso. Para o look de trabalho, o tie dye pode acrescentar mais cor e alegria em uma camisa estampada. Já para um evento, o tie dye também faz presença seja em um vestido longo com um toque elegante ou em um macaquinho bem verão.

ROUPA FITNESS TIE DYE

O estilo marca presença também na academia. As estampas tie dye dão uma cara mais fashion para as leggings e tops fitness e são perfeitas para suar com estilo. E, para levar o look fitness para outras ocasiões também, vale criar produções no estilo athleisure e arrasar no dia a dia.