Acessórios para Chá: Como Preparar e Servir Chá

Acessórios para Chá: Como Preparar e Servir Chá

Chá combina com todos os momentos, ainda mais nesse friozinho. Uma xícara de chá vai bem ao acordar e antes de dormir, na hora do lanche ou para maratonar uma série. Ele aquece o coração e ainda faz bem para o seu organismo. Para preparar aquela xícara especial, os acessórios de chá são indispensáveis. Vem ver:

Acessórios para chá

Para muitos, tomar chá é um ritual. Desde o momento de preparo até o momento de servir, existe um passo a passo feito com cuidado. Saber preparar um chá com os acessórios certos faz muita diferença no resultado final da bebida. Além disso, é um momento de descontração, em que você pode tirar a mente de outras preocupações e estar totalmente presente no ritual de preparar seu chá.

ONDE PREPARAR O CHÁ?

Para preparar seu chá você vai precisar de uma chaleira ou jarra de vidro, esmalte ou barro. Evite usar leiteiras ou panelas de metal ou alumínio. Esses materiais podem afetar o gosto do seu chá.

QUAL O MELHOR RECIPIENTE PARA FAZER CHÁ?

O melhor recipiente para fazer chá é uma chaleira ou jarra de vidro. Isso porque o vidro não altera as propriedades das ervas escolhidas.

COMO FAZER CHÁ?

Existem três formas de fazer chá: por infusão, decocção ou por maceração. O tempo de preparo varia muito de acordo com cada maneira de fazer chá. A maceração pode durar até 24 horas, por exemplo. Veja só como cada passo a passo funciona:

DECOCÇÃO:

É o processo mais conhecido, provavelmente. Na decocção você coloca as ervas na água ainda fria e leve ao fogo. Depois, deixe ferver por alguns minutos. Se o seu chá é feito com flores, folhas ou brotos, 10 minutos na fervura será o suficiente. Mas, se for fazer o chá com raízes, cascas ou talos, é melhor deixar ferver por uns 20 minutinhos para garantir que todo o gosto seja extraído.

MACERAÇÃO:

Fazer o chá por maceração é uma das formas mais demoradas, mas sua vantagem é que ela mantém as propriedades das ervas inalteradas. Nesse método, você não precisa ferver nada. Basta colocar as ervas de molho na água fria em uma garrafa de vidro ou na chaleira por 10 a 24 horas. Assim como a decocção, na maceração o tempo também depende de quais partes da planta você vai usar no seu chá. Flores, folhas e brotos levam cerca de 12 horas. Já as cascas, raízes e talos podem demorar até 24 horas para ficarem no ponto ideal.

INFUSÃO:

A infusão é um dos jeitos de preparar chá preferidos por muitos. Para fazer a infusão, você pode usar uma chaleira e coador ou um infusor próprio. Mas o mais importante é deixar que as ervas fiquem em infusão.

O QUE É DEIXAR O CHÁ EM INFUSÃO?

Deixar o chá em infusão é deixar as folhas ou outras partes da planta em repouso na água quente por alguns minutos. Coloque as ervas na chaleira com água fervente de 10 a 20 minutos. Depois coe o chá e sirva na sua xícara favorita.

O QUE É INFUSOR DE CHÁ?

O infusor é um recipiente feito para você colocar as ervas e adicionar na água quente. Assim você não precisa coar antes de apreciar seu chá por infusão

COMO PREPARAR O CHÁ VERDE EM PÓ?

Para preparar o chá verde em pó, você pode ferver a água e colocar em uma xícara. Adicione o chá verde em pó e misture até que ele se dissolva completamente.

COMO SERVIR CHÁ

A hora do chá é especial e se for colocada em uma mesa posta fica mais incrível ainda. Nada como um conjunto de xícaras diferentes ou um bule estiloso, né? Separe umas bolachinhas, decore a mesa com um vaso de flores e desfrute do seu chá da tarde.

COMO SERVIR CHÁ DE SAQUINHO?

Para servir o chá feito de saquinho, lembre-se de retirar os sachês da xícara. Deixar esses saquinhos na água além do tempo recomendado afeta o chá, deixando com um gosto mais amargo.