12 Tipos de Manga de Blusa | Dicas e Inspirações

12 Tipos de Manga de Blusa | Dicas e Inspirações

Lembra daquela foto dos anos 80 do vestido de noiva com mangas bufantes da sua mãe? É impossível negar o quão memorável essas mangas foram e o impacto que geraram.

Seja a sua preferida a bufante, de sino, ¾, balão ou com babado, a manga é uma das primeiras coisas a serem notadas no look. Por fazerem parte da peça de cima e estarem na altura dos nossos olhos, elas ganham grande destaque no visual. Agora, com as vídeochamadas de home office, mais ainda.

Princesa Diana e mangas bufantes

Algumas tendências vão e vêm, mas uma coisa é certa: mangas precisam ser confortáveis e te dar liberdade de movimento. Para você descobrir qual o tipo que mais combina com você e pode te deixar estilosa nos calls, dá uma olhada no que separamos:

Você Merece Mimos na Black Friday

Novembro chegou e isso quer dizer que é tempo de Black Friday! Garanta mimos de moda, beleza e casa com os descontos e Black Friday da AMARO!

Quais são os tipos de manga de roupa?

As mangas de uma peça têm a função de serem funcionais e ao mesmo tempo estilosas. Capazes de influenciarem um look inteirinho, podem ser justas ou soltas e são encontradas em diversos tecidos e comprimentos - longo, médio e curto.

Apesar de existir muita variedade, todas recebem uma característica em comum: a costura começando nos ombros e uma abertura na extremidade para passar as mãos e os braços. Se uma peça termina antes do ombro, ela é considerada sem manga.

Dá uma olhada nos tipos de manga de blusa que separamos pra você:

infográfico tipos de manga de blusa

Manga longa

A nossa preferida para os looks de outono e inverno, pode ser usada tanto como primeira peça, quanto terceira. Encontrada em diversos tecidos e em vários tipos de manga, ficam perfeitas com uma blusa segunda pele, debaixo de um casaco bem quentinho ou um com um blazer fashionista.

Olha essa inspiração de camisa manga longa:

Primeira modelo vestindo blusa manga longa estonada e segunda modelo vestindo camisa de crepe com corte tradicional
BLUSA MANGA LONGA ESTONADA e CAMISA DE CREPE COM CORTE TRADICIONAL

Manga curta

A manga curta é indispensável no armário. Pode ser usada em todo o tipo de clima - no verão, com camisetas e em tecidos leves, ou no inverno, acompanhada de casacos e jaquetas.

Presente em bodys e nas clássicas t-shirts, faz parte daquele look básico que combina com tudo. Se você quer uma peça que vai bem com tudo, invista em uma t-shirt de manga curta branca. Ela pode fazer parte de um look casual com uma simples calça jeans ou ser o plano de fundo para uma terceira peça elegante.

Primeira modelo vestindo t-shirt básica estonada e segunda modelo vestindo body manga curta malha canelada com botões
T-SHIRT BÁSICA ESTONADA e BODY MANGA CURTA MALHA CANELADA COM BOTÕES

Manga sino

Justa nos ombros e larga nos pulsos, a manga é chamada assim por se parecer com o formato de um sino. Esse estilo um pouco mais largo traz movimento e alonga os braços, ao mesmo tempo que tem um aspecto de fluidez. É a combinação perfeita de conforto e elegância! Se você quer ter uma peça statement e simples, a blusa boca de sino é sua aposta.

Primeira modelo vestindo framed body recortes malibu preto e segunda modelo vestindo framed body recortes malibu azul
FRAMED BODY RECORTES MALIBU

Manga 3/4

É a manga perfeita para a meia estação. Indo até um pouco depois dos cotovelos, é encontrada em vários tecidos, franzida, com elásticos embutidos na extremidade e outros detalhes. A manga ¾ faz parte dos looks mais formais até os mais casuais, olha essa inspiração:

Primeira modelo vestindo blusa manga média branca e segunda modelo vestindo blusa manga média laranja
BLUSA MANGA MÉDIA RECORTES

Manga flutuante

A manga flutuante geralmente é encontrada em comprimento curto, é larga e cai livremente sobre o ombro e braço. Por ter esse aspecto de leveza, ela marca presença em peças de verão.

Dica: se você gosta de deixar as axilas mais livres no calor, essa é a manga perfeita para você.

Primeira modelo vestindo blusa manga curta decote franzido preta e segunda modelo vestindo blusa manga curta decote franzido laranja
BLUSA MANGA CURTA DECOTE FRANZIDO

Manga bufante

A manga bufante tem muita história pra contar. Surgiu lá na Era Renascentista, virou tendência nos anos 80, foi usada no vestido de noiva da Lady Di e depois de sumir durante um breve período, voltou a bombar atualmente. Hoje é encontrada em mangas de vestido, camisas, camisetas, moletons e muitas outras peças.

A blusa com manga bufante é marcada por se alargar a partir do ombro e ter volume até o fim da sua extensão, onde o tecido é firmemente franzido.

Em conjunto com um tecido florido ou estampado, a manga se torna característica da estética cottagecore. Se você tem um estilo clássico e romântico, essa manga com certeza é a sua cara. Olha esses looks com blusa manga bufante:

Primeira modelo vestindo blusa tricot manga curta bufante, segunda modelo vestindo camisa manga longa bufante e terceira modelo vestindo blusa cropped manga longa bufante
BLUSA TRICOT MANGA CURTA BUFANTE, CAMISA MANGA LONGA BUFANTE e BLUSA CROPPED MANGA LONGA BUFANTE

Manga puff

A manga puff é conhecida por ser a manga princesa. Bem franzida no ombro, traz bastante volume e tem aparência de puff como resultado das suas dobras. Ela lembra bastante a manga bufante, mas a nossa dica para diferenciar as duas é lembrar do vestido da Branca de Neve, que tem suas mangas mais “cheinhas”, sabe?.

Como é uma peça statement e chama a atenção para os ombros, para combinar a blusa manga princesa de maneira rápida e fácil, nossa aposta é usar com uma parte de baixo mais básica e neutra.

A gente ama essa inspiração:

Primeira modelo vestindo blusa manga longa tipo puff preta e segunda modelo vestindo blusa manga longa tipo puff bege
BLUSA MANGA LONGA TIPO PUFF

Manga balão

Parecida com o formato de um balão, essa manga costuma ser longa, justa no ombro, com volume no comprimento do braço e depois justa novamente nos pulsos, fazendo os braços parecerem “cheios”. Hoje é comum vermos esse tipo de manga em cardigans e outros tipos de terceira peça. Olha como a manga balão faz a diferença nesse look:

Primeira modelo vestindo cardigan de manga balão cereja e segunda modelo vestindo cardigan de manga balão preta
CARDIGAN DE MANGA BALÃO

Manga com babado

Os babados aos poucos voltam a marcar presença nos lookinhos por aí. Nas mangas, são um clássico. Caracterizados pela sobreposição dos recidos, essa manga pode ter vários comprimentos e geralmente são encontrados em tecidos leves, como o chiffon.

A blusa com babados traz um ar dramático, volumoso e podem fazer parte de um look para o trabalho ou um almoço com as amigas (vacinades).

Primeira modelo vestindo camisa manga curta babados azul e segunda modelo vestindo camisa manga curta babados branca
CAMISA MANGA CURTA BABADOS

Manga muscle tee

Queridinha da vez, a muscle tee é um clássico que ganhou o coração de quem ama um básico diferenciado. Sua manga, acompanhada de ombreiras ou enchimento interno, não ultrapassa muito o ombro e pode dar aquele up que você estava procurando ao se vestir. Sem dúvida, faz a diferença em qualquer look casual.

Primeira modelo vestindo regata verde muscle tee com botões e segunda modelo vestindo  regata preta muscle tee com botões
REGATA MUSCLE TEE COM BOTÕES

Manga vazada

A blusa manga vazada ou manga com fenda é aquela que possui detalhes em recortes em seu comprimento, expondo uma parte do braço. Essa é uma boa opção para looks casuais no verão e meia estação, olha essa inspiração:

Primeira modelo vestindo blusa manga vazada com babado rosa e segunda modelo vestindo blusa manga vazada com babado vermelho
BLUSA MANGA VAZADA COM BABADO

Manga raglan

A manga raglan se estende da gola da blusa, diferente de outros tipos de manga que iniciam sua costura nos ombros. Por conta disso ela é extremamente confortável e é encontrada em modelos de moletom e blusas ¾. Se você procura conforto em um look casual, ela é pra você:

Modelo vestindo moletom texturizado raglan
MOLETOM TEXTURIZADO RAGLAN
12 Tipos de Manga de Blusa | Dicas e Inspirações