Cetim: Tudo que Você Quer Saber | Glossário Fashion

o que é cetim e suas origens

20013932_011_main_1.jpg

Cetimé um tecido brilhante de textura suave, a princípio feito de seda, originado na China.O termo cetim originou-se na Idade Média, e foi usado pela primeira vez para descrever um tipo de seda luxuosa e pesada, também conhecida como samito. A palavra cetim vem do nome de uma cidade portuária chinesa: Zaitun, agora conhecida como Quanzhou.

No século XX, o raiom, o poliéster e outras fibras sintéticas tomaram o lugar do fio de seda, o que tornou o cetim um tecido muito mais acessível e usado no dia a dia. O nome também é usando para indicar o ligamento de tecidos com brilho,que pela distribuição de seus pontos tomados o torna brilhante de um lado e o avesso opaco.Apesar de suas versões sintéticas, o cetim é um tecido de luxo valorizado há séculos. Ao longo dos anos, ele foi usado para a confecção de roupas, roupas de cama, vestidos de noiva, sapatos de balé e lingeries.

O cetim foi um dos muitos itens negociados entre a China, o mundo árabe e a Europa Ocidental durante a Idade Média, aumentando do fluxo de comércio e de informações entre esses territórios. Começou a ser disponibilizado na Itália, durante o século XII e por volta do século XIV,o tecido foi amplamente comercializado em toda a Europa, mas era mais utilizado pela nobreza por seu alto custo.

Atualmente, o cetim é usado em loungewear (pijamas, camisolas e lingeries), estofados, roupas de cama, vestuários formais e forros de jaquetas. Dentre os tipos disponíveis, é possível encontrar o cetim crepe, que é mais leve e fino,um tipo de cetim mais resistente utilizado para calçados e, por fim, o cetim duchesse, que é mais grosso e estruturado, geralmente utilizado em vestidos de noiva e outras roupas formais.

looks com cetim

Hoje, o tecido ultrapassou as barreiras do formal e está presente em peças casuais do dia a dia, dando um toque de brilho especial aos looks. As regatas de cetim, os slip dresses e até as jaquetas bomber feitas no material são itens desejo e acompanham as principais tendências da atualidade. Vale combinar nas produções casuais, pensar em composições mais elegantes e produzidas e até investir em um visual super fashionista!


referências:

Ehow