Rotina da manhã: 6 hábitos saudáveis e rituais matinais para você adotar

ritual-matinal

Você sabia que as primeiras horas do dia são as mais importantes? Um ritual matinal saudável pode fazer toda a diferença, te deixar mais acordade, de bom humor e disposte. Pode parecer uma tarefa tortuosa criar hábitos saudáveis quando o simples fato de se arrastar para fora da cama já demanda tanta energia, mas a verdade é que a sua rotina da manhã pode ficar muito mais simples e prazerosa com bons hábitos para a saúde.

HÁBITOS MATINAIS

rituais-1.gif

Os hábitos saudáveis têm tudo a ver com qualidade de vida. Quando nosso corpo e mente estão bem, os problemas da rotina ficam mais fáceis de lidar. Nos sentimos menos vulneráveis diante das incertezas e temos a autoestima elevada. Todos têm o direito de se sentir bem e ter um ritual matinal incrível. Por isso, criamos uma lista de hábitos saudáveis para você adotar já. Olha só:

O QUE É ROTINA MATINAL?

ritual-matinal

A rotina matinal é composta pelos seus principais hábitos quando acorda. Qual a sequência de eventos que você repete todos os dias ao levantar? Arruma a cama ou apenas ajeita o cobertor? Toma banho ou apenas lava o rosto? Café completo ou uma xícara pra viagem? Esses hábitos matinais podem parecer simples, mas quando somados têm um grande impacto no dia a dia.

COMO DEVE SER A ROTINA DA MANHÃ?

rituais-3.gif

O primeiro passo para pensar em uma rotina matinal mais saudável é preparar o dia anterior. Não adianta programar mil coisas para fazer quando seu sono está desregulado, assim a probabilidade de você manter os hábitos é bem pequena.

Então, antes de dormir, procure se desconectar um pouco. Passamos o dia todo olhando para telas, deixar seu cérebro “esfriar” um pouco antes de dormir por completo faz toda a diferença. Pelo menos 30 minutos antes de deitar, evite mexer no celular, ligar a TV ou ficar no computador. Aproveite esse tempo para fazer rituais pra relaxar e programe no mínimo 7h de sono.

Ao acordar, experimente realizar no mínimo três tarefas simples: arrumar a cama, cuidar de si e se alimentar bem. Essas serão as bases do seu ritual matinal. Vem ver:

MEDITAÇÃO MATINAL

icon-meditacao

Tem gente que só de ouvir a palavra “meditação” já se arrepia toda pensando que vai ter que ficar 30 minutos na mesma posição se forçando a “não pensar em nada”. Pois bem, não precisa ser assim. Meditação não é sobre fazer a impossível tarefa de excluir todos os pensamentos. Significa estar no presente, apreciar o seu arredor, centrar em si e perceber que você não é o equivalente ao que pensa - porque pensamento vai e vem.

Isso quer dizer que sua meditação matinal pode ter vários formatos. Arrumar a cama com intenção, estando presente. Fazer um exercício de respiração no seu cantinho de yoga durante 10 minutos ou preparar seu planejamento do dia com calma podem ser pequenas formas de meditar de maneira ativa. Existem também diversos aplicativos guia para realizar meditações exclusivas para o período da manhã.

AROMATERAPIA

icon-aromaterapia

A aromaterapia usa óleos e fragrâncias naturais para estimular diferentes partes do cérebro com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, cuidar de sintomas emocionais e até mesmo físicos. Afinal, quem pode negar um ambiente cheiroso? Para a sua rotina matinal, busque home sprays, velas aromatizadas ou inaladores que tenham ingredientes revigorantes que promovam uma sensação de saúde, equilíbrio e boas energias para começar o dia.

AROMATERAPIA E ÓLEOS ESSENCIAIS

icon-oleos

Uma área muito importante da aromaterapia é a utilização de óleos essenciais. São extratos naturais de plantas ou flores que trazem propriedades multiuso. Podem ser usados em difusores de madeira para proporcionar um aroma agradável, misturado com cosméticos ou até mesmo aplicar por cima da pele.

ALIMENTAÇÃO, CHÁS E CAFÉS

icon-alimentacao.png

Todos sabem muito bem da importância do café da manhã. Uma boa primeira refeição é essencial para um hábito saudável matinal. Um café especial - com ou sem leite - junto com um pão, omelete ou fruta. Chás também podem substituir o café por terem um pouco menos de cafeína e não serem ácidos. No entanto, para quem quer aquele toque extra ou quem simplesmente não consegue comer pela manhã, existem alguns suplementos que podem dar um up e garantir que você consuma algumas vitaminas necessárias pro dia a dia. Os “shots’ matinais são solúveis em água e extremamente ricos em ingredientes saudáveis, além de serem bem gostosinhos.

SAÚDE BUCAL

icon-bucal.png

Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar que a saúde bucal é essencial - principalmente para começar o dia com o pé direito. É um hábito saudável que pode ir além da simples escovação pós-café. Procure higienizar a boca por completo, com raspador de língua e até mesmo fio-dental. Assim você tem um hálito fresco e uma sensação de disposição até a próxima refeição.

SKINCARE E RITUAIS DE BELEZA

icon-beleza.png

Por fim, mas nem por isso menos importante, está a nossa queridinha rotina de skincare. Nada como finalizar seu ritual matinal com cuidados com a pele. Assim, você fica pronte para encarar o dia. Lembre-se dos passos essenciais: limpeza e hidratação. Escolha produtos de beleza compatíveis com o dia. Para um efeito ainda melhor, existem máscaras inteligentes como a da Foreo que funcionam em menos de 1 minuto e podem ser usadas toda manhã. Aí é só passar o protetor solar e curtir o dia.