Cosméticos Naturais | Beleza Natural e Eco Cosméticos

Cosméticos Naturais | Beleza Natural e Eco Cosméticos

Cuidar de nós é um ato de carinho em busca de ressaltar nossa beleza natural, mas cuidar do planeta também é parte fundamental nesse processo. Que tal deixar seu momento de beleza mais sustentável através de cosméticos naturais e/ou veganos? Não sabe como? Aqui vai um pequeno guia sobre os cosméticos naturais e como eles podem ser muito melhores para você e para o planeta. No final, compartilhamos também uma lista das nossas marcas de beleza natural e eco cosméticos favoritas. Olha só:

BELEZA NATURAL

Cada vez mais estamos contestando os padrões inalcançáveis de beleza que nos foram impostos. Nesse processo, o reconhecimento de que todos temos nossa própria beleza natural é essencial na busca por representatividade nas marcas e no desenvolvimento do amor-próprio. Os produtos de beleza natural são desenvolvidos para revitalizar a saúde da pele e do cabelo com o objetivo de realçar a beleza em seu aspecto mais saudável.

O QUE É BELEZA NATURAL

Beleza natural não é um padrão. A beleza natural é a apresentação dos seus traços e características pessoais em seu modo mais saudável, ou seja, está diretamente ligada à saúde. O cabelo bonito não é aquele que corresponde a um padrão de forma, mas sim aquele que tem os fios capilares fortes e hidratados - sejam eles lisos, crespos ou encaracolados. Cada pessoa tem sua própria beleza natural e os cosméticos naturais servem para manter seu corpo saudável e, portanto, belo.

ECO COSMÉTICOS

Os eco cosméticos partem da mesma lógica da moda sustentável: para cuidar de nós precisamos também cuidar do planeta. A indústria de beleza pode gerar um grande impacto ambiental, principalmente no seu processo de produção e extração de ingredientes. Por isso, os cosméticos sustentáveis são considerados ecológicos por serem produzidos de forma responsável. Com ingredientes que são frutos de matérias-primas rastreáveis e de cultivo orgânico e sem adição de agrotóxicos. O resultado? Impacto muito menor na natureza e uma composição menos abrasiva para o seu corpo.

COSMÉTICOS ORG NICOS

Os cosméticos orgânicos são os produtos que não têm matérias-primas transgênicas em sua produção. Seus ingredientes naturais - sem matérias-primas sintéticas - são cultivados em um processo orgânico sem pesticidas, agrotóxicos e sem modificações genéticas, diminuindo assim os riscos de alergias e irritações na pele e couro cabeludo.

PRODUTOS NATURAIS VEGANOS

O teste em animais é sem dúvida um dos maiores problemas encontrados na indústria de beleza. Os cosméticos naturais e ecológicos são parte dos movimentos de marcas contra esse processo. No entanto, isso é diferente de um produto natural vegano. Os cosméticos veganos, além de não serem testados em animais, não têm nenhum ingrediente de origem animal em sua composição. Isso serve para insumos naturais como: leite, colágeno natural, mel e cera de abelha.

SLOW BEAUTY

O movimento slow beauty é justamente o que resume todas essas iniciativas de eco cosméticos e a valorização da beleza natural. Ele defende que não precisamos de um arsenal de produtos comprados sem saber a origem e os processos de produção. O ideal é escolher aqueles cosméticos que fazem sentido para as suas necessidades e que atestem sua composição natural, orgânica e - de preferência - vegana. Ao adotar o slow beauty, sua rotina de auto-cuidado no fim do dia fica muito mais simples e saudável, para você e para o planeta.

SEGURANÇA E COSMÉTICOS NATURAIS

O cuidado com os componentes em cosméticos naturais permite que x consumidxr possa escolher com mais segurança o produto que estará utilizando no dia a dia. É preciso verificar os componentes de cada produto para fazer uma escolha responsável e segura, assim como preferir marcas que tenham certificados de comprovação de sua produção orgânica e/ou vegana.

MARCAS DE PRODUTOS NATURAIS

Confira a seguir os cosméticos naturais fazem parte do AMARO Collective, uma rede de parcerias com marcas que amamos e que têm tudo a ver com a gente. Os valores dessas marcas fazem parte da proposta de slow beauty e eco cosméticos e celebram a sua beleza natural.

ALMANATI

A Almanati é fruto da caminhada de Zezé Ferri Viesei. Após trabalhar durante anos em uma empresa de produtos médico-hospitalares, iniciou uma jornada de busca por formas de criar cosméticos naturais e orgânicos que fossem mais saudáveis para as pessoas e o planeta. Depois de cinco anos de pesquisa no Brasil e na Alemanha, nasceu a Almanati em 2016. Hoje, seus eco cosméticos incluem uma variedade de produtos 100% naturais, como skincare, corpo&banho e maquiagem.

BAIMS

A BAIMS é especializada em produtos de maquiagem veganos. Com sedes no Brasil e na Alemanha, seus princípios incluem a consciência ecológica e o uso de matérias-primas naturais ou orgânicas, além de não realizar testes em animais e utilizar ingredientes tóxicos. A BAIMS procura inspirar mais do que a beleza superficial, seu objetivo é promover o autocuidado e o cuidado com o planeta.

BERGAMIA

A marca Bergamia foi fundada em 2018 com o propósito de mudar a rotina de autocuidado com produtos naturais, veganos e orgânicos. Produzidos com consciência, os eco cosméticos são fabricados levando a natureza e as comunidades em primeiro lugar. Com um catálogo diverso e focado na beleza natural dx consumidxr, a Bergamia também oferece embalagens de material reciclado e se responsabiliza pela logística reversa das embalagens pós-consumo.

BIOSSANCE

A primeira marca Clean Beauty do Brasil não poderia ficar de fora dessa lista mara. A Biossance é pioneira quando o assunto é cosméticos naturais - seus produtos são desenvolvidos com biotecnologia e tem como base o esqualano 100% vegetal. Uma verdadeira referência de cosméticos naturais e beleza limpa, a Biossance contou sua história em uma entrevista para a AMARO com dicas de skincare e reflexões sobre cosméticos sustentáveis.

B.O.B

A B.O.B Bars é uma marca especializada em produtos para o cabelo sem uso de plástico. Os shampoos e condicionadores são sólidos e permitem que suas embalagens sejam zero plástico. Os eco cosméticos em barra economizam o uso de água, duram mais, são colocados em embalagens biodegradáveis e não são compostos por conservantes ou agentes nocivos.

FEITO BRASIL

A Feito Brasil foi criada pela Lena Peron e fundada em 2004. Hoje seu catálogo de eco cosméticos inclui desde sais de banho e sabonetes até hidratantes corporais - todos certificados com ingredientes sustentáveis naturais e com selos veganos. Além disso, todos os cosméticos da marca são criados e produzidos no Brasil, a partir de valorização do trabalho artesanal.

QUINTAL

Seguindo os passos da mãe Lena Peron, Giulio Peron criou sua própria marca de dermocosméticos sustentáveis: a Quintal. Criada em 2016, a marca procura unir os produtos naturais à tecnologia para garantir uma pele mais saudável por meio dos kits de tratamento dermo testados, por exemplo.

SANTAPELE

A Santapele é uma marca vegana de produtos de beleza, perfumaria e higiene pessoal inspirados na natureza única da Mata Atlântica e suas propriedades terapêuticas. Criada em 2008 pelo fundador dos Hóteis Emiliano, Carlos Alberto Filgueiras, os produtos da marca eram feitos exclusivamente para os hóspedes dos hotéis da rede. De tanto os clientes pedirem para levar os produtos para casa, a Santapele resolveu ganhar o mercado com seus produtos veganos feitos com ingredientes naturais e orgânicos.

SIMPLE ORGANIC

A Simple Organic nasceu com o propósito de celebrar a beleza natural através de produtos orgânicos. Os eco cosméticos tem linha 100% vegana e suas embalagens primárias são saquinhos de tecido recicláveis. A Simple Organic acredita que o bem-estar é ferramenta para a autoestima e que a ética no consumo é fundamental para um mundo melhor.

SOUVIE

Cosméticos naturais para todos os momentos da sua vida. A Souvie é uma marca de cosméticos orgânicos com produtos para todas idades. A necessidade de cosméticos seguros fez surgir também linhas específicas com produtos para gestantes e recém-nascidos, lactantes, bebês, crianças, jovens, adultos e peles maduras.

TERRAL

Fundada em 2016, a Terral nasceu da necessidade de criar produtos naturais que não fossem abrasivos à pele, com uma experiência sensorial voltada ao bem-estar. Seus cosméticos naturais incluem óleos essenciais multiuso, sabonetes, desodorantes, cremes faciais e corporais.

UP2YOU

A partir da história inspiradora da sócia fundadora, Adriana Godinho, a UP2YOU surgiu para combinar saúde e beleza através de cosméticos de alta performance. Com ativos provenientes da natureza e livres de componentes prejudiciais a saúde, a UP2YOU traz produtos eficientes para um hair care completo para cabelos mais saudáveis.