Double cleansing: O Que É e Como Incluir na Rotina de Skincare

Double cleansing: O Que É e Como Incluir na Rotina de Skincare

Você já ouviu falar em double cleansing? Como a rotina de skincare já é um ritual sagrado no nosso dia a dia, há sempre novos produtos e possibilidades de cuidar da pele, como essa nova técnica coreana.

A expressão significa "limpeza dupla" e, na prática, funciona exatamente assim: higienizar o rosto duas vezes para ter certeza de que as impurezas e quaisquer resíduos de maquiagem e/ou outros produtos foram removidos. Quer ficar por dentro dos benefícios do double cleansing e como colocá-lo em prática na sua rotina? A gente te conta!

Como o double cleansing funciona e para que serve?

Uma tendência "importada" diretamente da Coreia, o double cleansing tem o principal objetivo de evitar possíveis problemas relacionados a alergias, à obstrução dos poros e a danos que sejam provocados por partículas de poluição. Além disso, como um "plus", essa forma incrível de higienização do rosto prepara a nossa pele para absorver melhor o que será aplicado depois, como séruns de tratamento, máscaras etc.

Basicamente, a técnica consiste em um processo de limpeza em duas etapas. Nesse caso, o ideal é combinar o uso de um produto à base de óleo e outro à base de água. Ou seja, no primeiro passo, geralmente é utilizado um cleansing oil — um demaquilante à base de óleo —, que, ao entrar em contato com a água, emulsiona e remove resíduos de filtro solar e de maquiagem e outras impurezas. O indicado é fazer a aplicação sobre a pele levemente umedecida ou seca e, em seguida, retirá-lo com a ajuda de uma toalha úmida.

Bee Basics Perfect Cleansing Oil

Já para o segundo passo, vale a pena investir em um sabonete — facial, ok? — que seja à base de água, dando preferência a opções em mousse, espuma ou gel. Nessa etapa, a gente dá "adeus" a tudo o que não foi completamente removido na higienização com o cleansing oil e, como dito, ainda facilita a penetração dos produtos que virão a seguir. É o match perfeito!

Ah! Ainda sobre a segunda parte da limpeza dupla, vale destacar um ponto superimportante: no momento de escolher os itens que farão parte do seu ritual de skincare, opte por alternativas que não contenham agentes detergentes adicionais em sua fórmula (ou, pelo menos, que contenham poucos).

O mais recomendado, na verdade, é se certificar de que o produto é constituído de componentes de higienização mais suaves — inclusive, uma excelente pedida é observar se o sabonete recebe a classificação "syndet", indicando que ele é formulado por detergentes sintéticos com uma ação delicada. Esse é um ponto de atenção porque cosméticos com uma composição mais agressiva podem ressecar a pele, viu?

O double cleansing funciona para todo tipo de pele?

A gente já sabe que o double cleansing é um método de limpeza amado pelas coreanas, mas será que é indicado para a pele das brasileiras? Como fica o time da pele oleosa? Quais são os efeitos colaterais?

Bem, a gente precisa ir por partes! A resposta para a primeira pergunta é "depende". Sim, é verdade que a pele das brasileiras têm tendência a ser mais — bem mais! — oleosa do que a das coreanas por conta do clima do nosso país. Então, é possível que esse tipo de limpeza mais reforçada produza o temido "efeito rebote", estimulando a produção de mais óleo para a compensação daquele que foi retirado excessivamente. Mas, no fim das contas, tudo depende do seu tipo de pele.

O mais recomendável, em caso de dúvidas e até para se sentir mais bem orientada em relação aos produtos ideais para você, é procurar um dermatologista. Afinal, cada pele tem necessidades específicas e, hoje em dia, há uma enorme variedade de opções no mercado para atender a cada uma delas.

Leaders Cleanser para Limpeza Facial - 150ml

Agora, falando dos possíveis efeitos colaterais, é preciso destacar que eles podem — ou não — aparecer. Tudo depende do modo como você opta por aderir ao double cleansing. Por exemplo: por fazer uma limpeza mais profunda, não é necessário inserir a técnica no seu ritual da manhã. O melhor é utilizá-la no fim do dia, quando, em regra, realmente é necessário remover os resíduos de poluição e maquiagem.

Então, nada de insistir em produtos higienizadores que estejam gerando ressecamento e de pecar pelo exagero, por exemplo, apostando na dupla limpeza mais de uma vez por dia, ok? Além disso, embora o método gere muitos benefícios — já já a gente fala mais sobre eles —, em alguns casos, quando a pele é mais sensível, tem tendência a alergias e/ou apresenta algumas patologias, como a psoríase, é preciso ter mais cautela.

Quais são as principais vantagens de adotar o double cleansing?

De forma geral, o double cleansing é uma tendência "do bem", principalmente porque, hoje em dia, a gente vem mesmo precisando de uma higienização mais caprichada. Se fizermos, por exemplo, uma comparação com alguns anos atrás, vamos perceber que temos usado mais maquiagemcom as milhares de técnicas que surgem a todo momento, cada vez mais a gente insere novos passos na produção, né? — do que antes.

É claro que é inegável que esses produtos dão um up no visual, mas, ainda que sejam excelentes (em termos de qualidade), é fundamental removê-los bem para que a boa saúde da nossa pele não seja afetada. Aí nem sempre uma limpeza simples consegue dar conta do recado!

Purito Removedor de Maquiagem em Óleo From Green Cleansing Oil

Outro problema que também temos enfrentado com uma frequência maior é a poluição, que pede esse cuidado a mais com a higiene. Pensa com a gente: existem milhares de micropartículas "voando" por aí e que têm um potencial enorme de causar danos à nossa pele. Os efeitos disso? Uma pele mais vulnerável ao envelhecimento precoce, mais sensibilizada e bem mais opaca — sem mencionar a propensão à acne, viu?!

Então, nesses casos (especialmente para quem mora em grandes centros urbanos), a dupla limpeza é extremamente útil. Afinal, a técnica não só previne esses problemas, mas acaba dando uma mãozinha na regulação da oleosidade, na renovação celular e na hidratação.

Como manter uma rotina de skincare que inclua o método de limpeza dupla?

Agora que você já está por dentro dos benefícios do double cleansing, vamos ao mais importante: como inseri-lo no seu ritual de skincarelembrando, é claro, que vale a pena fazer adaptações que melhor atenderão às necessidades da sua pele.


Passo 1: comece com um produto à base de óleo

Na primeira fase, como a gente reforçou, o ideal é optar por um produto à base de óleo, já que essa opção é ideal para remover as impurezas que outros produtos convencionais não conseguiriam. O objetivo é retirar resíduos de poluição, maquiagem, filtro solar, dermocosméticos e outras sujeiras que ficam acumuladas na pele.

Passo 2: finalize a limpeza com um higienizador facial

Agora é hora de fazer uma higienização mais profunda para retirar todos os resíduos que podem não ter sido removidos na etapa anterior. Geralmente, nessa etapa, as coreanas — a técnica é inspirada no ritual que elas adotam, lembra?! — apostam em dermocosméticos que tenham uma textura mais aquosa para que os ativos penetrem na pele com mais facilidade, mas, se você achar melhor, também é válido usar um sabonete facial de limpeza profunda, como dissemos.

Fuja de opções que tenham alta concentração de ácidos, ação esfoliante ou que contenham enxofre, por exemplo. Aí é só aplicar o produto e fazer uma massagem suave na pele, sem friccioná-la já que isso pode agredi-la. Em seguida, remova o produto aplicado novamente com uma toalha de rosto úmida.

Lembrete: não se esqueça de hidratar a sua pele

É superimportante destacar que a limpeza é essencial, mas tão fundamental quanto é hidratar a sua pele. Então nada de se esquecer de inserir, pelo menos, esse passo ao final, ok? Tenha em mente que manter o seu rosto bem limpo e livre de quaisquer impurezas é ótimo — e saudável —, mas tratá-lo depois disso é indispensável.

Nesse caso, você pode tanto optar por uma alternativa mais levinha, com textura em gel, por exemplo, ou apostar em opções desenvolvidas para peles mais secas e até apostar em tratamentos complementares, com ativos antirrugas e mais ricos em emolientes. O essencial é não deixar os cuidados de lado e manter a consistência, já que a regularidade é o que faz a diferença.

E aí? Agora que você já está por dentro da técnica double cleansing e sabe todos os benefícios que essa limpeza dupla pode proporcionar, já pode inserir esse passo em sua rotina de skincare e ter a certeza de fazer uma higiene completa e adequada. Só não deixe de checar com o seu dermatologista quais são os produtos em que vale a pena apostar para o seu tipo de pele e para as suas necessidades específicas, tá!

Quer continuar conferindo as nossas publicações sem perder nenhuma novidade do blog? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as postagens pelo feed!