Maquiagem Natural: 8 Truques para o Dia a Dia

Maquiagem Natural: 8 Truques para o Dia a Dia

A maquiagem natural para o dia a dia está em alta, especialmente nas estações mais quentes. O estilo consiste em uma maquiagem levinha, que prepara a pele e cria uma aparência saudável, mas sem exageros, criando a ilusão de que você nem está maquiada. Ela é ideal para qualquer ocasião que você queira estar bem arrumada, mas sem carregar muito no look.

Além de ser ótimo não sentir a pele pesada com o excesso de produtos, especialmente no calor que a gente sabe que vem aí, as makes que realçam a beleza natural da mulher estão sendo mais valorizadas. Uma prova disso é a popularização da clean girl aesthetic (ou, estética da garota limpa), que visa criar um look natural e sem esforços, mas com uma pegada mais chique e caprichada.

Quando falamos de maquiagem natural, não é apenas sobre o visual final na pele, mas também da proposta clean beauty, que promove uma ideia mais sustentável de beleza, com cosméticos naturais, orgânicos e sem substâncias que agridam a pele ou o meio ambiente.

Baims Pincel Luxus Vegan

Para que você também possa adotar essa estética, vamos te ensinar a identificar um produto clean beauty e 8 truques essenciais para encantar todos por aí, deixando que as pessoas acreditem que você simplesmente acordou assim. Ficou curiosa? Então confira!

Como identificar um produto "clean beauty"?

Pode acreditar, as marcas que adotam a proposta dos cosméticos sustentáveis tem muito orgulho disso (e com razão!), por isso elas sempre indicam em suas embalagens e descrições quando o produto segue essas diretrizes.

A frase "cruelty free", acompanhada do desenho de um coelhinho e um coração, indica que não foram feitos testes em animais, outros selos que mostram que a marca adota políticas de sustentabilidade e se preocupa com o meio ambiente são o "Certified Vegan" para produtos 100% veganos, o "eu reciclo", em embalagens recicláveis, e outros.

Em entrevista para a AMARO, a Biossance, marca pioneira da clean beauty no Brasil, compartilha todos os esforços da marca em contribuir com o cuidado com o planeta e reforça a importância de outras marcas adotarem o movimento.

Quais os truques para fazer uma maquiagem natural?

Agora que você já sabe o que é clean beauty, confira 8 truques que servem como um passo a passo para fazer sua maquiagem natural e arrase em qualquer ocasião, seja no dia a dia de trabalho ou uma saída mais casual com suas amigas.

1. Faça a limpeza e hidratação da pele

O primeiro passo para uma boa maquiagem sempre será o skincare, independentemente se estamos falando de uma maquiagem natural ou de uma super make artística cheia de cores e etapas.

Uma pele limpinha e saudável ajuda a poupar seus esforços, por isso, invista em bons produtos de limpeza e hidratação da pele para que a sua maquiagem natural fique ainda mais bonita. O protetor solar também é indispensável e deve ser aplicado nessa etapa — ele protege sua pele e ajuda a evitar o envelhecimento precoce.

Nunca se esqueça de retirar a maquiagem antes de dormir, não importa se seus produtos são feitos com ingredientes naturais. Isso garante que sua pele fique mais saudável e naturalmente bonita.

2. Aplique o primer

O primer é um produto que pode ajudar a preparar sua pele, sem efeitos muito visíveis na make. Escolha o ideal para você de acordo com seus objetivos. Eles podem ser ótimos para ajudar a fixar os outros produtos na pele, evitando que eles derretam (especialmente no verão), controlar a oleosidade e reduzir a aparência dos poros.

Para criar uma aparência bem saudável na pele, aposte nos primers com acabamento iluminado ou efeito glow, que ficam ótimos em makes que dispensam o uso da base.

3. Não pese na base ou corretivo

Se você quer uma maquiagem bem natural, o preparo da pele deve ser feito com muito cuidado. Ao optar por usar corretivo, escolha um que ofereça cobertura de leve a média, e aplique apenas nas áreas necessárias, com bastante delicadeza, espalhando bem para uniformizar a pele sem que fique muito aparente na make.

Se você gosta de usar base em todas as makes, escolha uma com cobertura de leve a média e aplique o produto em toda a pele com movimentos suaves. Para criar o efeito "acordei assim", prefira bases em pó com textura cremosa, pois eles são mais fáceis de espalhar.

Uma boa opção para substituir esses produtos em uma maquiagem natural é usando um BB Cream. Além da sua cobertura ser mais suave, proporcionando um efeito mais natural, ele apresenta outras funções que tratam a pele ao mesmo tempo que a valorizam, incluindo hidratação, proteção solar e a uniformização dos tons da pele do rosto.

4. Aposte na iluminação

Muitas vezes, para fazer uma maquiagem natural, é melhor iluminar e destacar os nossos pontos fortes do que tentar disfarçar as imperfeições.

Existe uma técnica inovadora de aplicação do iluminador que se chama strobing. Nela, a ideia é diluir seu iluminador preferido em um pouco de hidratante e espalhar pelo rosto com um pincel adequado e a mão bem leve. Aplique nas áreas que você costuma iluminar, como têmporas, nariz, queixo, maçãs do rosto e abaixo das sobrancelhas.

5. Deixe os cílios e sobrancelhas bem leves

Mesmo em uma maquiagem natural, os cílios e as sobrancelhas ainda podem ser destacados para realçar seu olhar. Prefira as máscaras de cílios que dão volume e curvas aos seus cílios, fugindo do excesso e do efeito boneca. O uso de cílios postiços também retiram a naturalidade do look, por isso também é bom evitar.

As sobrancelhas podem ser penteadas para cima para cobrir as falhas e destacar seu formato natural. Se preferir, use lápis ou sombras neutras para uniformizar ou modificar o formato sem carregar.

6. Cuidado com o blush

Em uma pele natural, o blush não deve ser tão marcante ou avermelhado. Aplique-o suavemente nas maçãs do rosto e na ponta do nariz para criar um efeito saudável, mas tenha bastante cuidado para não exagerar e acabar com a pegada mais natural da make.

Uma opção bem recomendada é substituir o seu blush por um bronzer, criando um efeito dourado natural, com uma aparência bem saudável. Também é possível adotar esse conceito e fazer um rosto todo bronzeado — mas seja cautelosa para não parecer que você só errou ao comprar seu pó.

Ele funciona assim: escolha um pó facial que seja 2 ou 3 tons mais escuros do que sua pele e, com um pincel, aplique suavemente nas bordas e laterais do rosto, até se aproximar da zona T (queixo, nariz e testa), que deve ser esfumada com mais delicadeza para não ficar muito marcado.

7. Aplique sombras em cores neutras

Você não precisa abandonar completamente as sombras para fazer uma maquiagem natural, só precisa escolher bem os tons usados. Você já pensou em usar um blush ou bronzer nas pálpebras, para criar um efeito bem clean na pele? Ou, você também pode apostar em sombras com tons de marrons, salmão, bronze ou cobre. Caso queira dar um pouco mais de glamour à make, sinta-se livre para usar brilhos e tons dourados.

Use lápis e delineador para realçar ainda mais o olhar. Para manter-se discreta, faça uma linha bem rente com um lápis marrom na linha d'água dos olhos ou um delineado preto bem fininho rente aos cílios, que pode ser valorizado com uma leve puxadinha para fazer um delineado gatinho, mas sem tanto drama.

8. Hidrate seus lábios e aplique o batom

Assim como a hidratação da pele garante que a maquiagem fique bonita sem tantos esforços, lábios hidratados também ajudam o batom a ficar mais bonito e com uma aparência bem natural. Por isso, hidrate seus lábios todos os dias, e esfolie sempre que notar que ele está descamando, isso ajuda a criar uma beleza bem natural e saudável para sua boca.

Em sua maquiagem natural, você pode aplicar um batom mais escuro se quiser, dando destaque à boca. Caso queira seguir na estética totalmente clean, aposte em tons neutros. O gloss labial brilhante está em alta e faz muito sucesso na clean girl aesthetic que mencionamos antes, por isso também podem ser uma ótima opção.

Lembre-se de que, se você é uma pessoa que prefere usar uma maquiagem mais leve e natural, ela pode se adequar a qualquer tipo de evento, desde que você capriche no visual para criar uma vibe clean, que pode ser usada desde jantares sociais ou de trabalho, até a um casamento.

Kit básico para uma make natural

Agora, vamos fazer um resumo da necessaire ideal para fazer uma maquiagem natural bem bonita? Além do seu kit de skincare, que obrigatoriamente deve ter pelo menos um produto de limpeza, um de hidratação e um protetor solar, você também pode fazer makes lindas e naturais com um primer, uma base ou um corretivo de cobertura média ou leve, um iluminador, uma máscara de cílios discreta, um blush ou bronzer e sombras e batons em tons neutros.

E, claro, não vamos esquecer que, para realmente promovermos essa vibe natural, também é muito importante buscar opções sustentáveis e que não agridam a natureza. Por isso, pesquise sobre a sua marca favorita e descubra como ela promove sustentabilidade, inclusão e boas práticas no mercado.

Se você tem uma amiga que também curte a maquiagem natural e está sempre buscando uma forma de ficar mais bonita com essa vibe "acordei assim", compartilhe este post com ela e veja se vocês conseguem criar juntas mais truques e técnicas para deixar o look natural ainda mais bonito.