Óleos Essenciais | Benefícios e Dicas de Como Usar

Óleos Essenciais | Benefícios e Dicas de Como Usar
oleo-essencial

Muito mais do que um cheirinho gostoso, os óleos essenciais são uma das formas mais antigas de medicina e de cosmética da humanidade. Hoje, suas propriedades aromaterapêuticas e medicinais fazem parte dos cosméticos naturais e rotinas de autocuidado. Você encontra os óleos em seu extrato puro, em aromatizadores, na composição de cosméticos e velas aromatizadas. Que tal conhecer sobre as propriedades dos óleos mais buscados e aprender sobre seus benefícios para a sua beleza e saúde? Vem ver:

Óleos Essenciais

oleo-essencial

Os óleos essenciais são extraídos das folhas, sementes, flores e raízes das plantas. Se destacam por seus aromas únicos, mas impressionam por suas propriedades benéficas ao corpo humano. Usados por suas propriedades curativas e aromaterapêuticas, os óleos essenciais surgiram nas civilizações antigas da China e Egito. Ao longo dos séculos, o estudo e uso de óleos essenciais se aprofundou e cada vez mais descobrimos novas funções para eles.

QUAIS SÃO OS Benefícios DOS ÓLEOS ESSENCIAIS?

Cada óleo essencial tem seus benefícios próprios, derivados do componente vegetal do qual são extraídos. Podem ajudar no tratamento de ansiedade e insônia, aliviar alergias na pele e revitalizar os tecidos, rejuvenescer o rosto, tratar ânsias e sintomas da ressaca, etc. Cada óleo é diferente do outro. Por exemplo, o óleo essencial de rosa mosqueta traz os benefícios do fruto da rosa mosqueta, como cicatrização e tratamento de queimaduras. Já o óleo de alfazema, aumenta a qualidade do sono.

Propriedades DOS ÓLEOS ESSENCIAIS

As propriedades dos óleos essenciais atuam em diversas áreas da nossa saúde e mudam de acordo com o uso. Existem óleos indicados para serem utilizados em difusores de aromas e outros que podem ser aplicados diretamente na pele. Podem ter propriedades emocionais, como calmantes, revigorantes ou até mesmo afrodisíacas. Outra atuação deles é na saúde da pele e nas rotinas de skincare. Existem óleos com efeitos rejuvenescedores e antioxidantes, e até os que aceleram o processo de cicatrização e melhoram inflamações.

Aromaterapia e Óleos Essenciais

oleo-essencial

A aromaterapia é uma forma de medicina complementar que explora as propriedades dos óleos essenciais a fim de prevenir doenças, aliviar sintomas e realizar tratamentos emocionais nos pacientes. Os óleos essenciais, por meio da inalação ou absorção pela pele, age como um tratamento natural físico e psicológico. A aromaterapia é cada vez mais difundida como uma prática de autocuidado e busca por um equilíbrio natural na beleza e na saúde.

Cuidados necessários

Os óleos essenciais têm efeitos e recomendações próprias - por isso, é sempre preciso consultar as indicações de cada aroma. Alguns óleos, como os de boldo, artemísia e absinto, por exemplo, não devem ser usados durante a gravidez, uma vez que provocam a contração do útero. Outros, como óleos de limão e laranja, não devem ser expostos ao sol quando em contato com a pele, já que podem causar manchas. É sempre necessário se atentar à possíveis alergias que você possa ter a um aroma específico também. Porém, quando utilizado de maneira correta de acordo com a instruções, os óleos essenciais não apresentam riscos para a saúde.

Melhores Óleos Essenciais

Óleo Essencial De Lavanda

Além do aroma agradável e muito conhecido, a lavanda tem propriedades antibacterianas, tonificantes e de limpeza para a pele, agindo como anti-inflamatório em peles irritadas. Nos cabelos, a lavanda ajuda na saúde dos fios e pode estimular o crescimento capilar. Seu aroma é um dos mais buscados em aromatizadores e velas decorativas por trazer calma ao ambiente e deixá-lo com cheirinho de lar.

Óleo Essencial De Alecrim

O óleo essencial de alecrim é usado em cosméticos naturais por seu efeito revigorante na pele, proporcionando um efeito de hidratação e combatendo os efeitos de flacidez, rugas e manchas. Além disso, ajuda a reduzir efeitos de envelhecimento causados pelo estresse e o cansaço. Ao estimular a circulação sanguínea, ele também é um forte aliado para minimizar as marcas de estrias e celulites e até mesmo a diminuir dores musculares. Os efeitos também são positivos para o cuidado com os cabelos, agindo como um poderoso ativo anticaspa.

Óleo Essencial De Melaleuca

A melaleuca é uma árvore que tem suas folhas utilizadas na produção de óleo de melaleuca nos cosméticos naturais. Tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, podendo auxiliar no tratamento de acne e na cicatrização das marcas. Nos cabelos, a melaleuca é eficaz no tratamento de caspa, coceira do couro cabeludo e auxilia no combate a piolhos.

Óleo Essencial De Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto é conhecido por tratar o congestionamento nasal, reduzindo o muco e fazendo com que o nariz pare de escorrer. Em algumas pessoas, ele também apresenta efeitos de redução de dor de cabeça.

Óleo Essencial De Gerânio

O óleo de gerânio é produzido a partir das folhas de gerânio, planta nativa da África do Sul. Em cosméticos, tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda no combate de alergias, irritações e acne. Além disso, seu aroma estimula a produção de estrogênio no corpo feminino, podendo aliviar os sintomas da TPM e da menopausa.

Óleo Essencial De Laranja Doce

O óleo essencial de laranja é usado na aromaterapia por seus efeitos emocionais, sendo ideal para diminuir a ansiedade. Quando aplicado no ambiente, ele tem efeito relaxante e promove sensação de alegria e bem-estar.

ÓLEO ESSENCIAL PALMAROSA

A palmarosa é um capim originário da Índia composto por geraniol, que ajuda no tratamento de manchas na pele. Além disso, o óleo promove a renovação das células auxiliando no tratamento de flacidez, rugas e sinais de estresse. Também atua na sensibilidade emocional, aliviando o estresse e a insegurança.

ÓLEO ESSENCIAL FUNCHO

O óleo de funcho é um regulador de hormônios femininos e auxilia no alívio de cólicas menstruais e na produção de leite materno. Na pele, o funcho é um antioxidante, cicatrizante e anti-inflamatório natural que promove o tratamento de marcas de acne, estrias, sinais de idade e estresse e cicatrizes.

óleo Essencial De Hortelã Pimenta

O óleo essencial de hortelã pimenta tem efeito revigorante e energético. Quando usado em difusores de ar, por exemplo, a hortelã pimenta pode te oferecer mais disposição para o dia a dia, evitando a fadiga e até mesmo melhorando a memória.

óleo Essencial Ylang Ylang

O óleo de ylang ylang é originário de uma planta asiática reconhecida por ter um aroma agradável - seu nome significa flor das flores em filipino. O óleo é usado em perfumes e cosméticos naturais - tem ação antisséptica e regeneradora, e pode ser usado para revitalização e hidratação da pele e dos cabelos.

VOCÊ TAMBÉM VAI AMAR: