Perguntas Sobre Cabelo e Hair Care? A MARA Responde

Perguntas Sobre Cabelo e Hair Care? A MARA Responde

Será que devo lavar o cabelo todos os dias ou de forma intercalada? 3000 opções de produtos para cabelo, qual devo escolher? Temos mil e uma perguntas sobre cuidados com o cabelo que - se bem respondidas - podem deixar nosso hair care mais eficiente e prático e as madeixas tipo comercial de shampoo. Por isso, juntamos algumas perguntas mais recorrentes sobre cuidados com o cabelo e trouxemos novamente a nossa personagem virtual, Mara, para responder tudinho. Vem ver:

CUIDADOS COM O CABELO

COM QUE FREQUÊNCIA LAVAR O CABELO?

“A frequência perfeita para lavar o seu cabelo depende muito do tipo de fio. Por exemplo, meu cabelo às vezes fica mais oleoso na raíz, então lavo a cada 2 dias no inverno e dia sim/dia não no calor. Agora, se o seu cabelo é mais ressecado, a frequência deve ser menor, alguns dermatologistas recomendam uma média de a cada 2-3 dias.”

— MARA

LAVAR O CABELO TODOS OS DIAS FAZ MAL?

“Mal não faz, mas pode ter efeitos ruins. Eu acho que, às vezes, aqui no verão brasileiro lavar o cabelo é uma benção. Mas, lavar o cabelo todos os dias pode ressecar o couro cabeludo e dar efeito rebote, ou seja, seu cabelo vai produzir ainda mais oleosidade para compensar. Lógico que existem casos bem específicos que para um couro cabeludo saudável é necessário higienizar todos os dias, mas quem vai te dizer qual é o seu caso será um dermatologista.”

— MARA

QUAL A ORDEM CERTA DOS PRODUTOS?

“Bom, vamos lá. A primeira dica é não usar água muito quente para não estragar o fio. Sigo a seguinte ordem: shampoo, condicionador, máscara (uma vez na semana) e, por fim, um leave-in. Uso o shampoo apenas no couro cabeludo, se preciso de uma limpeza mais profunda repito o processo. Depois, desligo a água e passo condicionador no comprimento do cabelo (nem chego perto da raíz). Faço o processo desembaraçando o cabelo com os dedos e depois enxáguo. Uma vez por semana, ao invês do condicionador, eu uso uma máscara capilar e deixo fazer efeito por 20 minutinhos antes de lavar. Ao sair do banho, penteio o cabelo e finalizo com um leave-in.”

— MARA

USAR SECADOR TODOS OS DIAS, ESTRAGA O CABELO?

“Calor extremo pode danificar os fios. Além do secador e da chapinha, sol e água muito quentes também podem prejudicar as madeixas. Por isso, não é ideal usar secador todos os dias e, quando usar, é recomendado aplicar um protetor térmico e deixar o secador a pelo menos 15 cm de distância do cabelo. Chapinha só se você quiser muito, pois seus fios não gostam nem um pouco.”

— MARA

PRECISA USAR PROTETOR TÉRMICO DE CABELO?

“Sim! Temperaturas muito altas danificam os fios. Os produtos termoativados ajudam a proteger seu cabelo desses danos. Além do calor, os raios UV também queimam o couro cabeludo e ressecam as madeixas, então não deixe de usar um protetor solar para cabelos. ”

— MARA

COMO CONTROLAR O FRIZZ DOS CABELOS?

“Existem dois aliados anti-frizz: produto desfrizante e cuidado para pentear - eles andam juntos. Um spray anti-frizz costuma resolver a situação, (use após secar o cabelo pra deixar tudo no lugar), mas não faz milagre. Se você desembaraça seu cabelo na força do ódio, ele vai quebrar, ficar armado e com frizz.”

— MARA

QUAIS INGREDIENTES DEIXAM O CABELO MAIS HIDRATADO?

“Manteigas naturais, como a manteiga de karité são ótimas para hidratação profunda. óleos também são ótimos, como o óleo de argan, de ylang ylang ou, o meu queridinho, o óleo de coco. A dica é ter um guia de ingredientes na hora de escolher o produto perfeito. No final, vou passar qual eu uso :) ”

— MARA

DICA QUE APRENDEU COM ALGUM CABELEIREIRO

“Não há um “bad hair day” que não possa virar um penteado fabuloso. Não tenha medo de criar e ousar. Ah! E a regra de ouro: cabelo sempre cresce.”

— MARA

COM QUAL PRODUTO DE CABELO NÃO VIVE SEM?

“Estou obssecada com os shampoos e condicionadores em barra. Me divirto lavando o cabelo com eles, além de ser incrível para o planeta.”

— MARA

PRODUTO: B.O.B KIT SHAMPOO EM BARRA DETOX & CONDICIONADOR EM BARRA HIDRATAÇÃO SUAVE

“Também estou amando usar proteína capilar pré-banho. Passo no cabelo e deixo ela agindo por 20 minutos. Nesse tempo vou organizando minhas coisas, separando meu look do dia, e já entro no banho com as madeixas hidratadas.”

— MARA

ALGUMA LOUCURA QUE FEZ COM O CABELO

“A maior loucura que já fiz com meu cabelo foi deixar de cortar do jeito que eu queria por insegurança. Se você tem vontade de mudar o visual, não se limite por medo. Pra mim, essa é a maior loucura que alguém pode fazer.”

— MARA

DICA DE HAIR CARE PARA NUNCA ESQUECER

“Não sou especialista em autocuidado, mas adoro ler conteúdos sobre. É assim que acabo criando uma rotina de cuidados com o cabelo e um passo a passo de skincare que simplesmente funciona pra mim. Ler sobre beleza e saúde é essencial para entender como nosso corpo funciona e quais cosméticos fazem bem para ele - e para o planeta! O guia de ingredientes naturais que eu uso está nessa página que tem tudo sobre autocuidado. Vai conferir :)”

— MARA