Glossário de Skincare: 10 Ingredientes dos Cosméticos Naturais

Glossário de Skincare: 10 Ingredientes dos Cosméticos Naturais

Já se sentiu perdida na hora de escolher um cosmético para acrescentar na sua rotina de autocuidado? Afinal, como saber qual creme hidratante usar para pele oleosa ou se aquele gel de limpeza pode ajudar a amenizar cicatrizes e manchas do rosto? A resposta para essas questões está nos ingredientes.

Os cosméticos naturais se beneficiam das propriedades de plantas e sementes - cada uma com uma vantagem específica. Pensando nisso, preparamos um guia super completo dos ingredientes naturais e suas propriedades - no final desse post te contamos como garantir o seu sem nenhum custo. E, para dar um gostinho, separamos aqui alguns dos ingredientes mais encontrados nos produtos de skincare e quais os benefícios para a sua pele. Vem ver:

INGREDIENTES DOS COSMÉTICOS

Os ingredientes dos cosméticos são parte essencial e devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor produto para a sua rotina de skincare. Afinal, nossa pele é um órgão vivo e o que passamos nela pode influenciar diretamente nossa saúde. Muito além de estética, a motivação aqui é a saúde e o autocuidado - beleza natural. Conhecer e escolher os ingredientes dos cosméticos evita possíveis alergias, ajuda no tratamento de doenças cutâneas e deixa a pele protegida contra a poluição, raios UV, entre outros agentes nocivos à saúde.

COSMÉTICOS NATURAIS

É aí que entram os nossos queridinhos: os cosméticos naturais. Eles recebem esse nome porque utilizam em sua composição ingredientes - adivinha - naturais. Isso é resultado do entendimento que as fórmulas muito artificiais podem conter toxinas para a nossa pele e sua produção ser prejudicial para o planeta. Dentro da categoria de cosméticos naturais, encontramos aqueles mais incríveis ainda, os cosméticos veganos e/ou orgânicos. Toda essa linha de produtos se preocupa - e muito - com os ingredientes e, por isso, a importância de conhecer mais sobre eles. Então dá só uma olhada em alguns exemplos:

ÁCIDO HIALURÔNICO

Hidratante natural que está presente na pele humana. O problema é que, com o tempo, sua produção vai diminuindo e deixando a pele com aspecto ressecado e com rugas mais evidentes. Em cosméticos naturais, é utilizado o ácido hialurônico vegano, produzido a partir de substratos vegetais. Ele é responsável por deixar a pele lisa, firme e elástica, repondo parte do ácido hialurônico que é perdido com a idade. Sendo assim um ingrediente incrível para hidratantes. É indicado para todos os tipos de pele, principalmente as maduras.

ARGAN

O argão é um fruto proveniente do Marrocos - o óleo de argan é extraído a partir do seu caroço. O argan ficou famoso por suas propriedades antioxidantes e hidratantes para o cabelo - dá brilho, maciez, regenera fios quebradiços e combate o frizz. Já para a pele, a vitamina E presente no argan combate os radicais livres e o esqualeno auxilia na hidratação e cicatrização. Por isso, é um ótimo ingrediente de produtos para as peles ressecadas e/ou maduras, prevenindo o envelhecimento e auxiliando na hidratação.

CARVÃO ATIVADO

O carvão ativado é conhecido por ser um poderoso clareador dentário e está presente em pastas de dente naturais (quem nunca viu aquela pasta de dente preta?). Quando utilizado no rosto, o carvão mineral limpa profundamente, combatendo espinhas e deixando a pele mais iluminada e macia. Por isso, se você tem pele oleosa, um cosmético natural com carvão ativado é uma ótima aposta. Além disso, ele é adstringente e antisséptico.

CHÁ VERDE

O chá verde é utilizado em cosméticos naturais por suas propriedades antioxidantes que atuam no combate dos radicais livres que geram o envelhecimento precoce da pele. Funciona como anti-inflamatório e sua composição de vitamina B auxilia na defesa da pele contra os raios UV, além de reduzir manchas. Então, se você está com inflamações no rosto ou quer cuidar das linhas de stress e envelhecimento, os cosméticos com chá verde são uma ótima pedida.

COCO

Esse aqui já é conhecido até mesmo para receitas caseiras de autocuidado. Amplamente usado como cosmético natural, o coco é um poderoso hidratante com alto teor emoliente, retendo a umidade da pele e mantendo a elasticidade. Previne descamação da pele e pode ser usado como hidratante para os lábios - perfeito para cuidar de peles ressecadas.

KARITÉ

A manteiga de karité é uma das mais valiosas e hidratantes dentro de sua categoria. Age como um regenerador nutritivo para a pele que hidrata sem deixar um aspecto oleoso. Ajuda na proteção dos raios UV e tem vitaminas A e E, que agem como anti-inflamatórias e suavizadoras de estrias, cicatrizes e manchas de acne. Ou seja, queridinha de todo tipo de pele e com certeza deve fazer parte da sua rotina de skincare.

MANTEIGA DE CACAU

Provavelmente um dos cosméticos naturais mais conhecidos no Brasil, a manteiga de cacau é um poderoso emoliente que garante a hidratação dos tecidos. Auxilia também na cicatrização de feridas causadas por ressecamentos e danos por radicais livres. Mesmo que seja uma salvação para peles ressecadas, a manteiga de cacau é ótima para todos os tipos de pele - item obrigatório da bolsa do dia a dia.

MAY CHANG

Esse aqui já é um pouco menos conhecido, mas muito maravilhoso. A may chang é uma planta de origem asiática que tem seu óleo usado na cosmética natural por ter benefícios cicatrizantes – ideal para o tratamento de marcas de acne e dermatites. Além disso, diminui a oleosidade da pele e atua como antisséptico. Peles oleosas são ótimas candidatas a usar esse ingrediente.

ÓLEO DE SEMENTE DE UVA

O óleo de semente de uva é rico em vitamina E e tem propriedades antioxidantes com ação regeneradora da pele. É composto por ômega 6, que age como anti-inflamatório e cicatrizante, permitindo seu uso para o tratamento de rugas e estrias. Sua característica emoliente permite que o óleo de semente de uva seja um ótimo hidratante para a pele, agradando todos os tipos, da ressecada até a oleosa.

REVIEW DE COSMÉTICOS NATURAIS POR VITÓRIA PORTES

Depois de conhecer o top 10 ingredientes naturais, que tal conhecer alguns cosméticos naturais que a gente ama? A maravilhosa Vitória Portes testou os produtos do AMARO Collective e contou o que achou nesse vídeo aqui: