Tipos de Chá e Seus Benefícios, Acessórios e Rituais

Tipos de Chá e Seus Benefícios, Acessórios e Rituais

Pode colocar a água para ferver porque hoje vamos falar sobre chás. Se você ainda não adicionou esse pequeno hábito à sua rotina, talvez essa seja a hora de experimentar. Tomar chá traz diversos benefícios para a mente e para a saúde, além de ser delicioso. Cada tipo de chá agrada um tipo de paladar e tem efeitos próprios. Que tal conhecer um pouco sobre esse universo incrível com a gente? Olha só:

Hora do Chá

O chá é uma das iguarias e artes mais antigas, originada na China. Uma lenda chinesa conta que em 2737 a.C. o imperador Shen Nung estava esperando que seus criados fervessem água para beber e algumas folhas de um arbusto acabaram caindo dentro, transformando a bebida em um chá. O imperador experimentou a infusão e aprovou o resultado.

Apesar da lenda, pesquisas apontam que foi na dinastia Tang, em 618-906 d.C., que o chá se tornou popular para fins medicinais e como a bebida oficial da China. Foi em 1606 que a Companhia Holandesa das Índias Orientais levou os primeiros carregamentos de chá para a Europa, que logo virou tendência e um artigo de luxo.

Entre os rituais de chá mais conhecidos hoje está o “chá das cinco”, invenção atribuída à Duquesa Ana de Bedford. Mas na tradição inglesa existiam rituais para tomar chá em quase todas as horas do dia: de manhã, à tarde e antes de dormir. Afinal, sempre é hora do chá. Hoje os rituais para tomar chá costumam estar relacionados a momentos de relaxamento e autocuidado - perfeito para aquele spa em casa.

Principais benefícios do chá

  1. Ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse: o dia a dia pode acabar com o humor de qualquer um. O estresse diário provoca a produção de cortisol, um hormônio que quando é produzido excessivamente contribui para a perda de massa magra, aumento de peso, menstruação irregular e até mesmo lapsos de memória. Alguns estudos já comprovaram que o chá preto pode ajudar a reduzir o cortisol no sangue, mesmo nos dias mais estressantes. Assim, mesmo que a rotina seja pesada, algumas xícaras de chá podem, de fato, fazer você se sentir melhor.
  2. Melhora o sono: a rotina também pode prejudicar nosso sono. Quando estiver virando de um lado pro outro na cama, experimente fazer um chá calmante quentinho, como de maracujá ou camomila. Essa é uma ótima dica de como dormir melhor.
  3. É um ótimo detox: Sabemos que os radicais livres contribuem com o nosso envelhecimento e a deterioração dos tecidos. É muito importante ingerir alimentos ricos em antioxidantes para desacelerar esse processo e ter um organismo mais saudável. Aí que entra o super poder dos chás detox, como o chá de hibisco, limão e gengibre.

Quais os melhores tipos de chá?

Mais do que uma bebida deliciosa, os blends de chá têm diversos benefícios para a saúde. Isso porque as infusões permitem que as propriedades das folhas e flores utilizadas liberem antioxidantes e outros componentes que fazem toda a diferença no nosso organismo. Os diversos tipos de ervas para chá tem suas indicações e suas melhores recomendações, ou seja, existe um chá para todos os momentos.

Chá para aliviar a cólica

Em tempos de cólica, um chá pode ser um verdadeiro abraço em forma de bebida. Plantas com propriedades de regulação hormonal são altamente recomendadas para aliviar as dores e amenizar os efeitos da TPM - como a erva-doce, camomila e rooibos.

Chás de gengibre, orégano e calêndula também ajudam a reduzir as dores e contam com ações anti-inflamatórias. Então, quando começar a chegar a dorzinha, já coloca a água pra ferver e faça seu chá para cólica.

Melhor chá para gripe

Os melhores chás para a gripe são aqueles que melhoram a imunidade, que são ricos em vitamina C e que favorecem a sudorese - para combater febres. Para isso, os chás de equinácea, gengibre, limão, própolis são verdadeiros remédios caseiros para alívio de sintomas.

Chá calmante para dormir

Imagina você: look de pijama super confortável e uma xícara de chá quentinha para dormir. Os chás calmantes são ideais para combater a insônia, o estresse e diminuir dores de cabeça. Os queridinhos são os chás de camomila, erva-doce, maracujá e erva-cidreira. Conhecidas como plantas terapêuticas, esses blends ajudam também para amenizar a ansiedade e garantir uma boa noite de sono.

Chá para respirar melhor

Os chás podem auxiliar a aliviar alguns sintomas de congestionamento nasal e auxiliar a aliviar alguns sintomas decorrentes da asma, sinusite e outras doenças que afetam a respiração. Lembre-se que chá não é remédio, mas pode oferecer um alívio. Chás de gengibre, menta, hortelã, limão e eucalipto são os mais recomendados para esses momentos.

Chás cicatrizantes e anti-inflamatórios

O chá anti-inflamatório e cicatrizante é aquele que tem ingredientes ricos em antioxidantes que ajudam no processo inflamatório do organismo e na recuperação dos tecidos. Os mais indicados são os chás de cravo, capim-limão, chá preto e chá verde.

Chás para intestino preso

Nada pior do que ficar com o metabolismo desregulado e o intestino preso. Antes de recorrer a algum remédio, existem diversas opções de chás naturais que ajudam a ir ao banheiro e soltar o intestino. Esses chás laxantes são ricos em fibras e devem ser tomados depois de três dias sem fazer cocô e não devem ser tomados por mais de 2 semanas. Os principais chás naturais para intestino preso são o chá de ruibarbo, chá de psyllium e chá de sene.

Chás diuréticos

Sabe aquela sensação de inchaço da TPM quando seu corpo fica retendo muito líquido? Pois é, um chá também pode melhorar - e muito - isso. Na realidade, qualquer chá já contibui para desinchar, no entanto, existem alguns ingredientes especiais que dão uma ajudinha extra. Além disso, os chás diuréticos são essenciais no tratamento e prevenção de infecção urinária. Os principais chás são: o chá de hibisco, chá de dente de leão, chá de cavalinha e o chá de funcho.

Ah! Natu Chá 30g - Cavalinha

Pode misturar vários tipos de chás?

Pode, porém recomenda-se não misturar mais de três tipos de chá, uma vez que isso pode diminuir os efeitos dos ingredientes. A mistura de chá, quando bem feita, pode agregar no sabor e nos benefícios. Veja 5 misturas para você testar:

  1. Dente-de-leão + chá verde + hibisco: melhora o metabolismo
  2. Erva Mate + Chá Preto + Guaraná + Fáfia: aumenta o foco
  3. Camomila + Jasmim + Melissa + Lípia: calmante e indução de sono
  4. Gengibre + Canela + Cravo: antinflamatório
  5. Chá branco + hibisco + carqueja: detox

Quais são os chás mais saborosos?

Existem chás para todos os tipos de paladar. Chás energéticos e calmantes. Chás com gosto mais amargo e outros mais doces. Além disso, não há um único jeito de experimentar os blends. Você pode tomar do jeito clássico - quente com sachês ou infusores. Ou deixar na geladeira e beber um chá refrescante, perfeito para o verão.

Melhores Chás do Mundo

Os melhores chás do mundo - ou os mais conhecidos - são o chá verde, chá preto e chá branco.

Chá verde: é um dos chás mais saudáveis do mundo, uma vez que as folhas da planta Camellia Sinensis são secadas imediatamente após serem colhidas para que seus nutrientes sejam preservados. É rico em antioxidantes que ajudam na prevenção do câncer e em outras substâncias que aumentam a energia e concentração.

Chá preto: vem da mesma planta que o chá verde, porém seu processo é diferenciado. As folhas são quebradas e enroladas, secas e por fim, oxidadas. O chá preto pode prevenir doenças neurológicas e a regular o colesterol.

Chá branco: também derivado da planta Camellia Sinensis, o chá branco é feito com folhas jovens e brotos. Seu sabor é mais doce e sutil.

Acessórios para chá

O sabor importa muito, mas os acessórios para chá também dão um toque especial. Canecas com infusores, bules de vidro e garrafas térmicas podem deixar seu momento do chá ainda mais único. Olha só:

Infusores

Os chás de sachê são muito conhecidos e práticos. No entanto, os chás preparados com infusores podem dar um sabor mais natural à bebida - além de ser mais ecológico. Coloque o blend dentro do infusor - de uma a três colheres de chá. Coloque o infusor na caneca e depois adicione a água fervente e deixe agir por cerca de 3 minutos. Você pode encontrar infusores acoplados em copos e bules ou infusores individuais - com formatos diferentes para deixar mais divertido.

Copos e Canecas

Lógico que as canecas não podiam ficar de fora para completar o momento do chá por aqui. Canecas térmicas são ótimas para manter sua bebida na temperatura ideal. Além disso, os modelos com tampa são práticos e seguros para levar seu chá para todos os lugares.